Processadores

Amd poderia corrigir problemas de memória epyc rome com um interposer

Índice:

Anonim

A AMD voltou à competitividade no mercado de data center com seus processadores de negócios EPYC, que são módulos de até quatro matrizes Zeppelin de 8 núcleos. Cada matriz possui sua própria ponte norte integrada, que controla a memória DDR4 de 2 canais e um complexo raiz PCI-Express gen 3.0 de 32 vias. Em aplicativos que exigem uso intenso da largura de banda da memória, essa abordagem de memória não localizada apresenta gargalos de design que seriam abordados na nova Roma.

AMD EPYC Rome teria um design de memória monolítica

A família de processadores Ryzen Threadripper WX acentua muitos desses gargalos. No caso de aplicativos de codificação de vídeo que exigem muita memória, as quedas de desempenho são vistas como matrizes sem largura de acesso de E / S direta. da banda de memória. A solução da AMD para esse problema é projetar as matrizes de CPU com um Northbridge desativado, que pode ser implementada em sua próxima geração de processadores EPYC, com o codinome " Rome ".

Recomendamos a leitura de nosso artigo sobre a revisão da AMD Ryzen Threadripper 2990WX em espanhol

Os MCMs de próxima geração da AMD podem ver um design de controlador de sistema centralizado cercado por matrizes, que podem estar em um interposer de silício, o mesmo tipo encontrado nas GPUs Vega 10 e Fiji. Um interposer é uma matriz de silício que facilita a fiação microscópica de alta densidade entre as matrizes de um MCM. Diferentemente dos processadores EPYC da geração atual, essa interface de memória é verdadeiramente monolítica, bem como a implementação da Intel.

O controlador do sistema também possui uma complexa raiz PCI-Express gen 4.0 x96, que pode lidar com até seis placas gráficas de largura de banda x16 ou até doze no x8. A matriz também integra a ponte sul, conhecida como Server Controller Hub, que implementa interfaces de E / S comuns, como SATA, USB e outras E / S de baixa largura de banda herdada, além de algumas outras linhas PCIe.

Fonte Techpowerup

Processadores

Escolha dos editores

Back to top button