Processadores

Amd lança oficialmente epyc rome, mais núcleos e frequências mais altas

Índice:

Anonim

A série EPYC Rome da AMD é a sucessora da primeira geração de processadores EPYC Naples, lançados há dois anos. Baseadas na tecnologia de núcleo Zen 2 de 7 nm, que proporcionou um aumento de 15% no IPC em relação ao núcleo Zen original, as CPUs 'Rome' foram projetadas para oferecer maior desempenho e mais núcleos.

AMD lança oficialmente o EPYC Rome, o EPYC 7742 oferece até 64 núcleos e 128 threads

Durante o evento de apresentação, vários clientes muito importantes se juntaram à AMD no palco para discutir e compartilhar anúncios sobre a implementação desses novos processadores.

Empresas como Google, Microsoft, Twitter, HPE, Lenovo, Dell e até VMWare fizeram anúncios sobre a implementação do EPYC Rome em seus servidores. Por exemplo, o Google os usará para o Google Cloud Compute Engine, enquanto a Microsoft os implementará em suas máquinas virtuais do Azure para aplicativos de uso geral. Cray também estava lá, anunciando que a Agência Meteorológica da Força Aérea usará um sistema Cray Shasta com processadores AMD EPYC de segunda geração para fornecer informações abrangentes sobre o clima terrestre e espacial à Força Aérea e ao Exército dos Estados Unidos.

O Zen 2 não apenas oferece desempenho superior, mas devido a um processo de fabricação menor, o tamanho da matriz resultante permitiu à AMD preencher o dobro de núcleos e threads nas CPUs EPYC 7002, mantendo as velocidades de relógio mais alto.

Alguns dos destaques de 7nm EPYC Rome:

  • Construído com tecnologia de processo avançada de 7 nm, a primeira CPU de datacenter de 64 núcleos do mundo. A primeira CPU de datacenter PCIe Gen 4.0 de uso geral do mundo, com uma largura de banda de até 64 GB / s, O dobro do PCIe Gen 3.0. Proteção de segurança integrada para ajudar a defender a CPU, aplicativos e dados.

A AMD fez mudanças significativas em sua arquitetura de CPU que ajudam a fornecer o dobro do desempenho de sua arquitetura Zen de primeira geração. Os principais pontos:

  • Pipelines de desempenho Ponto flutuante duplo aprimorado (256 bits) e Carga / armazenamento (largura de banda dupla) Densidade de núcleo duplicada Meia energia por operação Previsão de ramificação aprimorada Instrução de pré-busca aprimorada Instrução de pré-busca aprimorada Cache de instruções re-otimizado Cache de largura de banda aumentada

A gama de servidores AMD EPYC Rome '7002' consiste em 19 modelos, dos quais o EPYC 7742 é o carro-chefe.

O AMD EPYC 7742 é o chip que define a referência para todos os outros chips. Oferecendo 64 núcleos e 128 threads, 256 MB de cache e um TDP de 225W (até 240W). O processador possui um clock base de 2, 25 GHz e um boost clock de 3, 40 GHz, enquanto possui 128 faixas PCIe Gen 4. O CEO da AMD, Dr. Lisa Su, classificou o carro-chefe como o processador x86 com o melhor desempenho do mundo.

Visite o nosso guia sobre os melhores processadores do mercado

Comparado com o Intel Xeon Platinum 8280L, o AMD EPYC 7742 mostrou-se 97% mais rápido nas cargas de trabalho Inteiros SpecRate 2017, 88% mais rápido nas cargas de trabalho flutuantes SpecRate 2017 para computação de alto desempenho e 84% melhor nas cargas de trabalho do SpecjBB 2015.

O processador custaria US $ 6.950, o que o torna cerca de US $ 3.000 mais baixo que o Xeon Platinum 8180, que oferece apenas 28 núcleos e 56 threads. Dessa forma, a AMD está posicionada em um local privilegiado no mercado de servidores, com produtos mais baratos, mais desempenho, mais núcleos e novas tecnologias implementadas, como o PCIe 4.0

Você pode ver mais informações no site oficial da AMD.

Fonte Wccftech

Processadores

Escolha dos editores

Back to top button