Amd lança oficialmente epyc rome, mais núcleos e frequências mais altas
Índice:
- AMD lança oficialmente o EPYC Rome, o EPYC 7742 oferece até 64 núcleos e 128 threads
- Alguns dos destaques de 7nm EPYC Rome:
A série EPYC Rome da AMD é a sucessora da primeira geração de processadores EPYC Naples, lançados há dois anos. Baseadas na tecnologia de núcleo Zen 2 de 7 nm, que proporcionou um aumento de 15% no IPC em relação ao núcleo Zen original, as CPUs 'Rome' foram projetadas para oferecer maior desempenho e mais núcleos.
AMD lança oficialmente o EPYC Rome, o EPYC 7742 oferece até 64 núcleos e 128 threads
Durante o evento de apresentação, vários clientes muito importantes se juntaram à AMD no palco para discutir e compartilhar anúncios sobre a implementação desses novos processadores.
Empresas como Google, Microsoft, Twitter, HPE, Lenovo, Dell e até VMWare fizeram anúncios sobre a implementação do EPYC Rome em seus servidores. Por exemplo, o Google os usará para o Google Cloud Compute Engine, enquanto a Microsoft os implementará em suas máquinas virtuais do Azure para aplicativos de uso geral. Cray também estava lá, anunciando que a Agência Meteorológica da Força Aérea usará um sistema Cray Shasta com processadores AMD EPYC de segunda geração para fornecer informações abrangentes sobre o clima terrestre e espacial à Força Aérea e ao Exército dos Estados Unidos.
O Zen 2 não apenas oferece desempenho superior, mas devido a um processo de fabricação menor, o tamanho da matriz resultante permitiu à AMD preencher o dobro de núcleos e threads nas CPUs EPYC 7002, mantendo as velocidades de relógio mais alto.
Alguns dos destaques de 7nm EPYC Rome:
- Construído com tecnologia de processo avançada de 7 nm, a primeira CPU de datacenter de 64 núcleos do mundo. A primeira CPU de datacenter PCIe Gen 4.0 de uso geral do mundo, com uma largura de banda de até 64 GB / s, O dobro do PCIe Gen 3.0. Proteção de segurança integrada para ajudar a defender a CPU, aplicativos e dados.
A AMD fez mudanças significativas em sua arquitetura de CPU que ajudam a fornecer o dobro do desempenho de sua arquitetura Zen de primeira geração. Os principais pontos:
- Pipelines de desempenho Ponto flutuante duplo aprimorado (256 bits) e Carga / armazenamento (largura de banda dupla) Densidade de núcleo duplicada Meia energia por operação Previsão de ramificação aprimorada Instrução de pré-busca aprimorada Instrução de pré-busca aprimorada Cache de instruções re-otimizado Cache de largura de banda aumentada
A gama de servidores AMD EPYC Rome '7002' consiste em 19 modelos, dos quais o EPYC 7742 é o carro-chefe.
O AMD EPYC 7742 é o chip que define a referência para todos os outros chips. Oferecendo 64 núcleos e 128 threads, 256 MB de cache e um TDP de 225W (até 240W). O processador possui um clock base de 2, 25 GHz e um boost clock de 3, 40 GHz, enquanto possui 128 faixas PCIe Gen 4. O CEO da AMD, Dr. Lisa Su, classificou o carro-chefe como o processador x86 com o melhor desempenho do mundo.
Visite o nosso guia sobre os melhores processadores do mercado
Comparado com o Intel Xeon Platinum 8280L, o AMD EPYC 7742 mostrou-se 97% mais rápido nas cargas de trabalho Inteiros SpecRate 2017, 88% mais rápido nas cargas de trabalho flutuantes SpecRate 2017 para computação de alto desempenho e 84% melhor nas cargas de trabalho do SpecjBB 2015.
O processador custaria US $ 6.950, o que o torna cerca de US $ 3.000 mais baixo que o Xeon Platinum 8180, que oferece apenas 28 núcleos e 56 threads. Dessa forma, a AMD está posicionada em um local privilegiado no mercado de servidores, com produtos mais baratos, mais desempenho, mais núcleos e novas tecnologias implementadas, como o PCIe 4.0
Você pode ver mais informações no site oficial da AMD.
Fonte WccftechRyzen 3000 viria com melhorias no ipc e frequências mais altas
As frequências e o desempenho IPC dos processadores Zen 2 (Ryzen 3000) serão muito mais altos do que o que estamos vendo atualmente.
Amd epyc 'rome' 64-core tem frequências de 1,4 e 2,2 ghz
O novo processador EPYC 'Rome' de 64 núcleos e 128 threads da AMD apareceu em um banco de dados online, indicando que os primeiros chips
Intel turbo boost ou como obter altas frequências em cpus intel
Se você estiver interessado em aprender sobre as tecnologias por trás dos processadores Intel, aqui falaremos sobre o Intel Turbo Boost e seu pequeno trabalho de overclock.