Hardware

6 razões para experimentar o Linux hoje

Índice:

Anonim

Embora o Windows seja o sistema operacional mais utilizado no mundo, o Linux e seu grande número de distribuições diferentes ainda são uma opção altamente recomendada, talvez hoje mais do que nunca. Aqui estão 6 razões para experimentar o Linux no seu computador.

1 - Windows 10 é muito intrusivo

O Windows 10 marcou uma mudança na maneira como a Microsoft enfrenta sua política de adoção para o novo sistema operacional. De repente, vimos como eles adicionaram pop-ups com publicidade do Windows 10 no Windows 7 e Windows 8 e botões que levavam o usuário a atualizar. Também descobrimos que eles deram apenas 10 para poder testar o Windows 10 antes de eliminar a opção de retornar ao nosso sistema operacional anterior.

Talvez o mais sério, a Microsoft colete muitos dados do usuário e os armazene em seus servidores. Embora essas opções possam ser desativadas na configuração do sistema operacional, a maioria dos usuários nem percebe esse problema, mas o lê em sites especializados.

O Linux está livre de tais práticas.

2 - Linux está mais polido do que nunca

Qualquer uma das distribuições que você encontra hoje mantém a interface clássica que você pode encontrar no Windows XP ou Windows 7, mas aprimorou e aprimorou esse design. Longe dos desastres que o Windows 8 significou a esse respeito.

Além disso, o sistema operacional é cada vez mais amigável com qualquer tipo de hardware; portanto, não é comum encontrar incompatibilidades ou periféricos que não funcionam no Linux.

3 - Software de código aberto

Aplicativos de código aberto completamente gratuitos para o usuário são um denominador comum no Linux. Aplicativos como VLC, GIMP, Libre Office e outros são aplicativos que cobrem todas as necessidades do usuário para qualquer tarefa, além de poder usar os navegadores mais populares, como Firefox ou Google Chrome.

Software não é um problema no Linux.

4 - É grátis

Você não precisa pagar uma licença como o Windows para usá-la, qualquer distribuição que você escolher é gratuita, Ubuntu, Fedora, Debian, etc.

5 - Funciona bem em computadores mais antigos

É uma lei que qualquer distribuição Linux seja mais leve que o Windows 10, mas se você tiver um computador com anos de idade, ainda poderá continuar usando o sistema com distribuições como 'Puppy Linux' ou 'Lubuntu', que são variantes muito leves e funcionam perfeitamente em computadores muito antigos, que certamente são muito bons para navegar ou tocar música.

6 - É fácil de instalar

Este sistema operacional melhorou bastante nesse sentido, as instalações estão se tornando mais fáceis. Atualmente, é possível ter inicialização dupla entre Linux e Windows, desde que estejam em partições diferentes. Também é possível usar uma variante 'ao vivo' para inicializar o sistema Linux diretamente de uma chave USB sem precisar instalar nada no computador; essa seria a maneira mais rápida de testar o Linux. Você pode ver neste artigo especial, onde mostramos as melhores distribuições Linux para experimentar com um 'Live USB'.

Hardware

Escolha dos editores

Back to top button