Imagens no Windows 8
Índice:
Desta vez trazemos ao nosso espaço Bem-vindo ao Windows 8 informações sobre as possibilidades que este sistema operacional oferece ao usuário nativamente ao trabalhar com imagens Para isso, contamos com os aplicativos Fotos e Câmera, que permitem visualizar e capturar nossas imagens com muita facilidade.
O fato de falarmos exclusivamente desses dois não significa que sejam os únicos disponíveis. Na Windows 8 Store podemos encontrar uma grande variedade de aplicativos que oferecem funcionalidades semelhantes às apresentadas aqui, permitindo ao usuário escolher entre uma ampla gama de possibilidades.
Câmera, para capturar os melhores momentos
O Windows 8 possui uma conta padrão com o aplicativo Câmera, que nos permite capturar imagens e vídeos de uma câmera embutida em nosso dispositivo , bem como de uma webcam conectada ao nosso PC.
Assim que o aplicativo for aberto, ele nos mostrará o que nossa câmera está capturando. Tirar uma captura de tela ou iniciar uma gravação é tão fácil quanto tocar na tela ou clicar com o botão esquerdo Deslizar o dedo para cima ou para baixo (clique com o botão direito se estiver usando o mouse), as opções disponíveis aparecerão no canto inferior direito.
Em opções da câmera podemos alterar a resolução da foto (ou vídeo se estivermos no modo vídeo), o áudio do dispositivo de captura, imagem estabilizador se disponível, brilho, contraste, exposição, etc.
A opção temporizador ativará uma contagem regressiva de 3 segundos a partir do momento em que acionarmos a captura da câmera, que ficará sempre visível por acima da imagem. Finalmente, modo de vídeo mudará o método de gravação para que possamos começar a capturar vídeos em vez de fotos.
Para ver os arquivos salvos com a câmera, basta deslizar o dedo da esquerda para a direita, ou clicar na data que aparece no lado esquerdo da tela.
Quando estivermos visualizando uma foto ou vídeo salvo, se abrirmos o menu inferior, veremos que agora aparecem as opções de recortar e deletar.
Se o que estamos vendo é uma foto, Crop nos permitirá selecionar uma área da imagem e descartar o resto, para salvar apenas nossa seleção. Se estivermos assistindo a um vídeo, podemos escolher um intervalo de tempo para ele e salvá-lo.
Photos, nossa loja de imagens
Com um aplicativo para tirar fotos e vídeos, não poderíamos perder outro que nos permite gerenciar esses arquivos facilmente, onde quer que estejam. E é que o aplicativo Fotos não apenas nos permite gerenciar aquelas que estão localizadas em nossa pasta Imagens da biblioteca, mas também podemos sincronizar com as salvas no SkyDrive, Facebook, Flickr e qualquer um dos dispositivos que estão em nosso HomeGroup
Também temos a opção de importar imagens de qualquer dispositivo que tenhamos conectado ao nosso PC, e as imagens que selecionarmos serão copiadas para nossa Biblioteca de Imagens. Esta opção está disponível no menu inferior do aplicativo.
Se entrarmos em uma categoria, as pastas que estão nela serão mostradas como retângulos, sejam as que temos em nosso PC ou as criadas em serviços de nuvem como o SkyDrive, junto com uma prévia de uma imagem dentro.
Também podemos clicar no símbolo "-" no canto inferior direito para ver todas as pastas de forma menor, e evitar ter que rolar para a direita naqueles grupos onde temos muitos , e o mesmo enquanto estamos visualizando diretamente as imagens dentro de uma pasta.
As pastas podem ser ordenadas por data, opção disponível no menu inferior, assim como a opção Import que mencionei anteriormente.
Se o que estamos vendo são imagens, as seguintes opções aparecerão no referido menu.
O modo de apresentação nos mostrará todas as imagens da pasta em que estamos automaticamente, com um intervalo de 4 segundos entre cada 1.
A opção selecionar tudo permite, como o próprio nome indica, selecionar todas as imagens que estamos visualizando. Ao selecionar uma ou mais imagens, o menu inferior nos mostrará novas opções à esquerda, que permitem desfazer a seleção de imagens (Excluir seleção) ou excluir todas as selecionadas, bem como informações sobre o número selecionado.
Também podemos selecionar as imagens individualmente clicando com o botão direito do mouse sobre elas ou mantendo o dedo pressionado nas telas sensíveis ao toque nas quais queremos selecionar.
Se clicarmos com o botão direito do mouse em uma delas, ou pressionar e segurar nas telas sensíveis ao toque, iremos para a exibição em tela cheia dessa imagem.A partir daqui podemos nos mover entre as diferentes imagens deslizando o dedo para a esquerda para voltar, ou para a direita para avançar (usando um mouse podemos fazer o mesmo com as setas que aparecem em ambos os lados da tela).
Aqui, o menu inferior nos permite realizar várias ações com a imagem que estamos visualizando, como a opção de apresentação com a mesma funcionar como o comentado anteriormente, ou eliminar o que estamos visualizando.
Além disso, podemos estabelecê-lo como uma imagem para a tela de bloqueio, como um ícone para o aplicativo Fotos ou para o plano de fundo do aplicativo que é exibido ao entrar.
Também existe a opção de rotação, que a cada toque ou clique que dermos sobre ela irá girar a imagem 45 graus para o direita.E, finalmente, a opção de corte, que passará nossa imagem para a visualização de edição, na qual podemos escolher uma proporção para a seleção de corte entre as disponíveis (original, panorâmico, quadrado, 4:3) ou personalizado, que seria de livre escolha.