Bing

O que são partições de disco e como criá-las no Windows 8?

Índice:

Anonim

O uso de partições pode ser muito útil em várias ocasiões, seja porque queremos instalar dois sistemas operacionais em uma única unidade de armazenamento, ou simplesmente porque queremos que o sistema operacional e todos os arquivos necessários sejam alojados em um para seu funcionamento, e em outro nossos arquivos pessoais. Mas o que é uma partição?

Uma partição é uma divisão lógica de uma unidade de armazenamento de dados, que funcionará como se fosse um dispositivo independente, ou seja, em ou seja, permite dividir uma unidade de armazenamento em diferentes partes.A maneira mais rápida de entender é olhando a imagem que encabeça este artigo.

Neste artigo nós vamos explicar como criar uma nova partição no Windows 8 no nível de usuário básico, no qual você pode instalar um sistema operacional alternativo, use-o simplesmente para armazenamento de dados ou para seu sistema operacional principal. Ao instalar um pela primeira vez em um computador, ele oferece a possibilidade de dividir as unidades de armazenamento em quantas quisermos. E se a intenção for criar uma nova partição a partir de um sistema operacional já instalado?

Assistente de gerenciamento de disco

Para criar novas partições, o Windows disponibiliza o assistente de gerenciamento de disco para os usuários. Para acessá-lo a partir do Windows 8, existem duas opções:

  • Pressione a combinação de teclas Windows + Q para abrir a Pesquisa de aplicativos e digite “executar” sem as aspas. Na nova janela que será criada, digite exatamente diskmgmt.msc e pressione enter.
  • Pressione a combinação de teclas Windows + W para abrir a busca por opções de configuração e digite “partitions” sem as aspas. Selecione a opção Criar e formatar partições do disco rígido.

Ao seguir qualquer uma das opções, o assistente de gerenciamento de disco será aberto em uma nova janela.

Aqui, será mostrada uma lista de todas as partições criadas nas unidades de armazenamento que temos, incluindo aquelas que o sistema operacional instalado criou automaticamente para uso.

Informações semelhantes aparecerão na parte inferior, mas de forma mais gráfica, cada linha representando uma unidade de armazenamento físico diferente. Como podem ver na imagem, são 3 unidades físicas de armazenamento (1 SSD e 2 HDD), estando as duas primeiras divididas em duas partições visto que em ambas existe um sistema operativo instalado, enquanto na terceira existe apenas um uma vez que é uma unidade de armazenamento de arquivos.

Em geral, partições cujo espaço é rotulado como sistema reservado não serão modificados ou visíveis para o usuário da lista de dispositivos de armazenamento O sistema operacional já se encarrega de utilizá-los e gerenciá-los de forma autônoma.

Usando o exemplo da imagem anexada acima, suponha que queremos criar uma nova partição no Disco 1, rotulada pelo usuário como HDD 1. Para isso, teremos que clicar com o botão direito do mouse em o retângulo que NÃO indica um espaço reservado para o sistema e selecione “diminuir volume”. Saberemos qual partição selecionamos porque ela será marcada com linhas cinzas diagonais.

Depois de terminar de consultar a unidade de armazenamento para o espaço disponível, aparecerá uma nova janela na qual podemos modificar apenas um valor, correspondente ao quantidade de espaço que queremos para reduzir da partição selecionada.Em outras palavras, vamos cortar um pedaço livre no disco rígido do tamanho que escolhermos, para usá-lo como uma nova partição.

Neste exemplo vamos reduzir um total de 10GB, e como o valor tem que ser digitado em MB, vamos escrever 10240 (lembre-se que 1 GB=1024 MB). O valor digitado nunca poderá ser maior que o indicado na segunda linha, ou seja, o espaço disponível para redução.

Uma vez feito, os 10GB reduzidos da partição selecionada aparecerão, embora não atribuídos e pretos.

Para alocar este espaço, vamos clicar com o botão direito sobre ele e selecionar a opção novo volume simples. A seguir abrir-se-á um wizard que nos ajudará a criar o novo volume/partição com o espaço que reduzimos anteriormente.

Aqui será solicitado ao usuário o tamanho do volume simples que desejamos criar, em MB. Caso desejemos apenas criar uma partição com todo o espaço reduzido anteriormente, iremos colocar a mesma quantidade que colocamos antes(10240), embora por padrão o o valor inserido aqui será o espaço total reduzido. Se pretendermos criar mais do que uma, teremos de repetir este processo as vezes que quisermos partições, dividindo o espaço total previamente reduzido como quisermos.

No próximo passo teremos que indicar qual letra de drive queremos que esta nova partição tenha, uma das que não estão sendo utilizadas, pois esta será utilizada para fazer referência aos arquivos que estão dentro dela.

Por fim, teremos que formatar nossa partição. A menos que você conheça as diferenças entre os sistemas de arquivos NTFS e FAT32 e precise optar por este último, a configuração para criar uma nova partição será estabelecida conforme indicado na imagem.No rótulo do volume podemos indicar um nome independentemente da letra de atribuição que você escolheu antes, pois graças a esse nome podemos identificar facilmente a partição.

Com isso, a nova partição será criada e ficará visível no Computador.

Como excluo uma partição?

Caso deseje excluir uma partição, você deve acessar novamente o assistente de Gerenciamento de Disco (clique aqui para saber como). Neste exemplo vamos deletar a partição que criamos anteriormente.

Para fazer isso, clique com o botão direito do mouse na partição a ser excluída e selecione a opção delete volume. Isso nos deixará novamente com espaço não alocado igual ao tamanho da partição.

Agora, se quisermos mesclar esse espaço livre e não alocado com outra partição como a principal, clicamos com o botão direito nela e escolhemos a opção aumentar o volume Na nova janela será mostrado à esquerda todo o espaço livre e não alocado que não selecionamos, para poder juntá-lo com a partição escolhida.

Como você pode ver, não há nada à esquerda porque já selecionamos o único espaço não alocado nesta unidade (são os 10240 MB que usamos ao longo do exemplo). Para juntar todo o espaço livre à partição selecionada, clique nela e clique em próximo. Caso quiséssemos distribuir o espaço livre entre várias partições, repetiríamos este processo quantas vezes quiséssemos, especificando em cada ocasião quanto espaço alocar para cada partição existente.

In Bem-vindo ao Windows 8 | Navegue com segurança no Windows 8 Em Bem-vindo ao Windows 8 | Xbox Music, ouvindo música no Windows 8 Em Bem-vindo ao Windows 8 | Conectando uma impressora com Windows 8

Bing

Escolha dos editores

Back to top button