Qual versão do Windows 8 é melhor para mim?
Índice:
Toda vez que uma nova versão do Windows é lançada, muitos usuários se perguntam qual versão atende melhor às suas necessidades. As diferentes edições do sistema operacional são voltadas para diferentes segmentos de mercado e podem ter configurações e requisitos de software muito diferentes, por isso a importância de escolher com cuidado qual instalar.
Com o lançamento do Windows 8, a Microsoft simplificou muito essa decisão, pois existem apenas 4 versões do sistema no mercado. Cada um deles possui características adequadas para diferentes tipos de usuários.Neste post, veremos as versões do Windows 8 disponíveis para compra e para quais usuários elas são adequadas:
Windows 8 vem em 4 edições
Uma das principais inovações ocorridas com o lançamento do Windows 8 é a redução da gama de versões do sistema operacional. Nas edições anteriores, o leque de versões era muito maior, o que tornava a escolha muito mais complicada para os usuários.
Na hora de comprar o Windows 8, o usuário agora tem muito mais facilidade, pois só precisa escolher entre as seguintes opções:
- Windows 8: é uma versão um pouco mais poderosa do que as versões Windows 7 Starter, Home Basic e Home Premium. É a edição mais básica, sem alguns recursos de rede, virtualização e segurança que não são necessários em ambientes domésticos.
- Windows 8 PRO: é uma versão semelhante ao Windows 7 Professional, Enterprise e Ultimate. Possui funcionalidades não presentes na versão anterior (rede, virtualização e segurança), indicadas para os usuários domésticos mais avançados e para o ambiente profissional. Por exemplo, com esta versão você pode iniciar uma conexão VPN e acesso remoto a um segundo computador.
- Windows 8 Enterprise: é a versão do Windows 8 para grandes redes informáticas, com poderosas funcionalidades na área das comunicações, virtualização e segurança do computador. Incorpora novas funcionalidades como Windows To Go, DirectAccess ou AppLocker, entre outras, que abrem novas formas de utilização de computadores com Windows 8 instalado.
- Windows 8 RT: é uma versão totalmente nova do Windows, especialmente desenvolvida para computadores (laptops) e tablets com arquitetura ARM.É uma versão bem “leve”, pensada para fazer a bateria durar o máximo possível. O destaque desta versão é que não há desktop clássico, sendo possível rodar apenas aplicativos baseados em Modern UI.
Qual versão do Windows 8 devo comprar?
Se dividirmos o mercado em grandes empresas, PMEs e freelancers, usuários individuais avançados e usuários que fazem uso básico do computador, cada um deles tem uma versão do Windows 8 perfeitamente adaptada às suas necessidades .
- Grandes empresas: Para grandes empresas, a versão Windows Enterprise é ideal, pois possui os recursos mais avançados para poder configurar uma rede de trabalho ágil e totalmente segura. Esta edição possui os aplicativos completos para poder trabalhar no ambiente de negócios: trabalho colaborativo remoto (tanto por VPC com Direct Access, quanto por desktop remoto); App Locker para definir listas de aplicativos que podem ser executados ou não; Windows To Go para poder inicializar computadores a partir de dispositivos USB portáteis; e também a capacidade de PCs e tablets ingressados no domínio executando o Windows 8 para transferir automaticamente os aplicativos do Windows 8 entre eles.
- PMEs e freelancers: No ambiente de PMEs e freelancers, os requisitos de trabalho costumam ser bem mais simples do que na Grande empresa. Para algumas empresas deste segmento, a versão Enterprise do Windows 8 pode ser necessária, mas para a maioria, a versão do Windows 8 PRO certamente será suficiente. É uma versão menor do sistema em sua edição Enterprise, que não possui aplicativos Windows To Go, Direct Access, BranchCache, AppLocker ou possibilidade de distribuição de aplicativos pelo domínio, mas é suficiente para o dia a dia de um profissional. ambiental em pequenas e médias empresas. Com esta versão é possível estabelecer ligações via VPN e desktop remoto, estão disponíveis sistemas de encriptação EFS e BitLocker, permite à máquina aderir a um domínio, entre outros.
- Usuários domésticos avançados: Para usuários domésticos mais avançados, você pode optar pela versão mais simples do Windows 8, caso não o faça querem complicar muito a vida, embora a versão do Windows 8 PRO com certeza os tente e eles acabem adquirindo.Permite o acesso à mesma funcionalidade descrita na secção anterior em ambiente doméstico, para PME e trabalhadores independentes, o que fará as delícias de quem gosta de ter uma potente rede profissional em casa, com todos os seus dispositivos ligados.
- Usuários domésticos básicos: Para usuários que não fazem uso intensivo do computador e têm pouco conhecimento de informática, a versão do O Windows 8 mais simples é o ideal. Eles não precisam se preocupar com nada além de inicializar o sistema e estarão prontos para usar seus aplicativos favoritos. Claro, deve-se levar em conta que nesta versão você só pode executar aplicativos baixados da Windows Store e não é permitida a instalação dos clássicos Desktop.
- Para quem é o Windows RT? A versão do Windows RT será útil para todos os segmentos descritos, desde que tenham um laptop ou tablet com arquitetura ARM.Isto significa que os tablets e portáteis, equipamentos com funcionalidades mais modestas, passaram a contar com a versão Windows 8 RT, concebida para otimizar o trabalho colaborativo ou tarefas como a leitura de documentos ou a realização de apresentações.
No Xataka Windows | Segurança no Windows 8: aplicativos nativos, recursos…