Resultados de pesquisa no Windows 8 adaptados ao que se faz a cada momento
Índice:
Uma das novidades do Windows 8 é a barra lateral que é ativada no lado direito da tela toda vez que o mouse se aproxima do canto superior ou inferior desse mesmo lado. Nesta barra estão as funcionalidades Pesquisar, Compartilhar, Home, Dispositivos e Configurações, por meio das quais o usuário pode interagir e obter informações ou executar outras atividades do sistema.
No post de hoje, vamos focar na funcionalidade de Pesquisar e sua capacidade especial de oferecer resultados com base no que você usuário está fazendo em todos os momentos.No Windows 8 a Pesquisa deixou de ser chata e estática, mas agora o usuário pode pesquisar informações de forma dinâmica e obter resultados adaptados à atividade que está realizando.
O que você pode pesquisar no Windows 8?
Através da opção Pesquisar presente na barra lateral direita do Windows 8, o usuário pode buscar arquivos que estão em seu sistema, informações na configuração do seu computador e aplicativos instalados nele. Observe que é um sistema de busca instantânea, o que significa que os resultados da busca se adaptam ao que o usuário está digitando.
O recurso que mais se destaca na pesquisa de informações no Windows 8 é que o buscador se adapta ao que o usuário está fazendo em todos os momentos. Isso significa que na tela inicial a opção Pesquisar mostrará os resultados de arquivos, configurações e aplicativos, mas na Windows Store os resultados da opção Pesquisar estarão relacionados aos aplicativos hospedados ali.
Desta forma, se você quiser saber se um aplicativo está disponível na Windows Store, basta acessar a loja e acionar a barra lateral direita e digitar o nome do aplicativo no caixa de pesquisa Texto da opção de pesquisa. Se houver aplicativos com esse nome ou relacionados na Loja, eles serão exibidos nos resultados da pesquisa.
Pesquisa para gerenciar o sistema
Outra vantagem da opção Pesquisar no Windows 8 é que ela ajuda o usuário a gerenciar e utilizar o sistema, tudo isso bastante uma forma natural. Por exemplo, um usuário que não seja um especialista e queira configurar uma segunda tela em seu computador, desde o menu inicial pode digitar na caixa de texto da função Pesquisar o seguinte: “segunda tela”.
À medida que você escreve os dois termos de pesquisa anteriores, o sistema oferece resultados cada vez mais refinados que finalmente disponibilizam as informações que você deseja saber, neste caso, na seção Configurações: “Projetar em uma segunda tela” .
Como os resultados da pesquisa são expressos de forma bastante natural, o usuário tem à sua disposição uma forma muito simples de interagir com a configuração do sistema. Dessa forma, ficam para trás os clássicos sistemas de menus das versões anteriores do Windows e de outros sistemas operacionais, mais complexos e que exigiam do usuário certo nível de conhecimento para localizar onde cada opção estava localizada.
In Bem-vindo ao Windows 8 | Internet Explorer 10 - Uma melhor experiência de toque