Proteja todos os seus arquivos com o backup automático do Windows 8
Índice:
Uma das vantagens que o Windows 8 nos traz é o Histórico de Arquivos, que nos dá a possibilidade de fazer cópias periódicas de nossos arquivos, como aqueles armazenados nas bibliotecas, área de trabalho, bem como nossos contatos e favoritos. Além de poder especificar o intervalo com o qual a cópia que mantemos em uma determinada unidade será atualizada, também podemos atualizá-la manualmente a qualquer momento que desejarmos.
As opções são diversas, podendo escolher entre salvá-lo em uma unidade removível, um disco que tenhamos em nossa rede ou qualquer disco em nosso próprio PC.Graças a isso, poderemos recuperar nossos arquivos mesmo que o disco onde eles estavam tenha sido danificado, restaurando-os rapidamente com a cópia de segurança.
Configurando o histórico de arquivos pela primeira vez
Se pressionarmos a tecla Windows + W, ou irmos diretamente à busca de opções de configuração, e escrevermos arquivo histórico, acessaremos para o painel de onde podemos configurar este recurso em nosso sistema.
À esquerda, veremos a opção selecionar unidade, de onde podemos escolher em qual unidade a cópia de segurança que estamos indo para armazenar será armazenado espera. Obviamente, o ideal é localizá-lo em uma unidade diferente do sistema operacional e, se quisermos usar alguma mídia removível, é hora de conectá-la. Também podemos escolher um local de rede, usando o botão correspondente que aparecerá no menu que acabamos de inserir.
Uma vez selecionada, podemos não querer copiar certas pastas que estão em nossa área de trabalho ou em bibliotecas. Para isso, temos a opção excluir pastas à esquerda, de onde podemos adicionar quantas precisarmos.
Chegamos à seção Configuração Avançada A partir daqui, como você pode ver na imagem anexa, podemos selecionar quantas vezes queremos nossa cópia, podendo escolher entre minutos, horas ou todos os dias. O tamanho do cache off-line e por quanto tempo manteremos essas cópias são outras opções disponíveis neste menu.
Se tivermos dispositivos conectados em nosso HomeGroup, marcando a caixa Recommend this unitEnviaremos um aviso para informar que existe um local disponível onde você pode salvar periodicamente os arquivos desses equipamentos dentro da unidade que vamos usar.
Depois de tudo configurado, voltamos à capa do Histórico de Arquivos e clicamos no botão ativar. Os arquivos começarão a ser copiados e, a partir deste momento, será indicado o dia e a hora em que foi feita a última cópia. A partir daqui, com a opção execute now, temos a possibilidade de executar a cópia sem esperar pelo horário estabelecido.
E o que você precisa fazer para restaurar os arquivos de backup anteriores? Basta clicar em restaurar arquivos pessoais, de onde podemos consultar todas as versões criadas, mas também navegar entre os arquivos antes mesmo de restaurá-los.