Mantenha seu PC seguro com o Windows Defender para Windows 8
Índice:
O Windows 8 vem instalado de série com a ferramenta Windows Defender, cuja principal missão é ajudar o usuário a manter o computador protegido contra spywares , vírus e outros malwares. Hoje, o malware pode bater na porta de um computador de inúmeras maneiras, por isso nunca é demais contar com a ajuda de um software dedicado a combatê-lo em tempo real.
No post de hoje, veremos a funcionalidade que o Windows Defender oferece aos usuários para combater malware e as etapas necessárias para ativar o aplicativo em seu sistema Windows 8.
Antes de mais nada, ative o Windows Defender
"A primeira coisa a fazer para que o sistema e os dados fiquem a salvo das (más) consequências que os vírus, spyware e outros malwares podem trazer, é ativar o Windows DefenderPara fazer isso, mova o dedo ou o mouse para o canto superior direito da tela até que a barra de ferramentas do lado direito seja aberta. Nele, na caixa de pesquisa, digite Windows Defender e clique no resultado da pesquisa do Windows Defender para abrir o aplicativo."
Ao abrir o aplicativo, você pode ver as 4 abas nas quais sua funcionalidade foi dividida:Iniciar: mostra o resumo da proteção do sistema e o nível de atualização das definições de vírus e spyware, a data e hora da última verificação do sistema realizada e permite iniciar uma nova, escolhendo o modo Rápido, Completo ou Personalizado. Update: Exibe detalhadamente o nível de atualização das definições de vírus, spyware e outros malwares, indicando a data e a hora em que foram atualizados pela última vez e, através do botão Atualizar, ele permite que você obtenha a versão mais recente publicada pela Microsoft.Histórico: permite que você veja os itens que o Windows Defender detectou como potencialmente nocivos e as ações executadas sobre eles, filtrando por Itens em Quarentena (aqueles que estão sob observação para decidir se são malware ou não), Itens permitidos (itens que o Windows Defender detectou como possível malware, mas foram autorizados pelo usuário) e Todos os itens detectados.Configurações: Nesta seção, você pode configurar vários recursos do Windows Defender, como ativar a proteção em tempo real, excluir determinados locais e arquivos de verificações, definir processos de exclusão (.exe, .scr, .com), junte-se ao MAPS (Microsoft Active Protection Service) e defina parâmetros de configuração avançada."
Uma vez ativado, é importante atualizar as definições de vírus, spyware e outros malwares que o Windows Defender usa para identificar software malicioso no equipamento. O próprio Windows Defender é automaticamente responsável por esta atualização, embora você possa solicitar a atualização manualmente acessando o Windows Defender, na guia Atualizar e pressionando o botão Atualizar. Esta atualização manual é útil quando há uma grande ameaça em roaming na rede ou quando você deseja fazer uma verificação completa para garantir que todos os padrões de malware sejam considerados na verificação."
A melhor prevenção é o usuário
Aproveitando que o tema deste verbete é a segurança informática, cabe lembrar que a melhor medida preventiva é sempre o próprio usuárioAs ferramentas de proteção, como o Windows Defender, ajudam muito a proteger o computador, mas infelizmente nem sempre são 100% eficazes.Apesar de a Microsoft e outras empresas do mundo investirem uma quantidade enorme de recursos para combater o malware, ele está em constante evolução e sempre há uma pequena chance de ser infectado, mesmo que você tenha a versão mais moderna de qualquer sistema de proteção. .
É por isso que é muito útil ter o Windows Defender ativado em seu computador, mas lembre-se também que a tarefa de prevenção de malware começa consigo mesmo, sendo fundamental evitar práticas potencialmente perigosas. Abrindo e-mails de fontes desconhecidas, baixando softwares de sites de má reputação, clicando em links que você não sabe bem a que página eles levam, são exemplos de práticas que devem ser evitadas para que haja problemas.
In Bem-vindo ao Windows 8 | Saiba como os espaços de armazenamento podem manter todos os seus arquivos seguros