Bing

Modo de segurança

Índice:

Anonim

Uma grande questão hoje em dia é: Quanta liberdade você está disposto a abrir mão por mais segurança? - e vice-versa. Um bom exemplo aplicável é o Windows XP, que possivelmente se tornou um dos sistemas operacionais mais explorados.

Com o Windows 8, a Microsoft fez todos os esforços para evitar que isso aconteça novamente, adotando totalmente uma arquitetura de segurança na qual vinha trabalhando há muito tempo: a Unified Extensible Firmware Interface (UEFI). Em essência, o UEFI faz tudo o que o BIOS fazia, mas também funciona como uma espécie de sistema operacional autônomo, tornando seu sistema operacional acessível, intacto e legítimo antes de inicializá-lo

Como exatamente isso funciona?

A função do Secure Boot é impedir a execução de qualquer software que não seja assinado e certificado pelo fabricante, portanto, qualquer ameaça que a tentativa de ataque durante a inicialização seria frustrada, pois o sistema pararia de inicializar. Claro, isso, por exemplo, deixa de lado a possibilidade de instalar distribuições Linux.

E é aqui que nos perguntamos a pergunta que eu estava fazendo no começo. A função do Secure Boot é ser totalmente restritiva com qualquer software não certificado, pois caso contrário não seria um bom sistema de segurança. Nenhuma distinção de qualquer tipo é feita; se não for certificado não roda. Você está disposto a abrir mão da capacidade de instalar software não assinado para aumentar a segurança?

No entanto, o usuário sempre pode optar por desativá-lo no painel de controle (consulte o manual da placa-mãe para saber como).

Como faço para ativar?

Para saber se o UEFI está sendo usado você terá que acessar o BIOS/UEFI BIOS da sua placa-mãe e consultá-lo. Por exemplo, na imagem anexa você pode ver uma faixa azul em um dos ícones de um disco rígido onde o UEFI pode ser lido. Isso obviamente indica que o UEFI está sendo usado nessa unidade.

Neste mesmo BIOS você pode ativar e desativar o uso de UEFI, dependendo se você considera necessário ter a possibilidade de instalar software não assinado ou não. É uma decisão que o usuário deve tomar, pois em nenhum momento ele é obrigado a permanecer de uma forma ou de outra.

BEM-VINDO AO WINDOWS 8:

- Mantenha seu PC seguro com o Windows Defender para Windows 8 - Interaja com gráficos de desempenho e confiabilidade em tempo real no Windows 8

Bing

Escolha dos editores

Back to top button