Pacotes Office para Windows 8
Índice:
- Microsoft Office, o padrão
- Libre Office e Open Office, a alternativa gratuita
- Kingsoft Office e Calligra, para passear pela casa
Se existe um grupo de programas por excelência para computadores, são os office suites. É essencial ter programas como Word, Excel ou Power Point para poder trabalhar com arquivos de texto, planilhas ou apresentações. Não importa se somos estudantes, trabalhadores ou usamos o Windows 8 como usuários ocasionais, quem nunca precisou realizar nenhuma dessas tarefas?
E claro, existem várias opções para fazer isso. Embora o Office seja extremamente popular e tenha eclipsado outras alternativas, temos uma variedade para escolher. Office, Libre Office, Open Office, Kingsoft Office ou IBM Lotus Symphony… Qual é para você?
Microsoft Office, o padrão
Ele é o melhor, sem dúvida. Está conosco há tantos anos que nem precisa de apresentações. Office 2013 é a versão melhorada do que já conhecemos; adaptado ao design do Windows 8 e com uma interface de fácil compreensão e clara, muito clara. Ganhou fluidez, na forma de fazer transições e dezenas de novidades que estão ilustradas no vídeo acima.
No entanto, o maior diferencial chama-se Office 365, uma forma de ter tudo conectado na nuvem para ser acessado de qualquer dispositivo, compartilhe arquivos e edite-os de forma colaborativa. Além disso, agora pode ser alugado para usar apenas quando necessário em até 5 dispositivos por 10 euros por mês e com alguns extras gratuitos. Você pode conferir outras opções e preços no site oficial. Você também encontrará uma análise aprofundada no Xataka Windows (aqui e aqui).
Libre Office e Open Office, a alternativa gratuita
Embora o Libre Office tenha nascido do Open Office como resultado de alguns problemas internos, pode-se dizer que eles compartilham filosofias: software livre, código aberto e também são freeAlém disso, contam com uma boa série de programas dentro da suíte que seriam equivalentes ao que podemos encontrar no Microsoft Office, embora com um design menos atraente e menos funções (como 365 e sua nuvem, entre outras questões de design e templates, principalmente). Apesar disso, oferecem as funcionalidades mais comuns com ferramentas complexas capazes de competir em alto nível.
Embora em essência sejam muito semelhantes, existem centenas de milhares de linhas de código de diferença entre o Libre Office e o Open Office. Não são grandes mudanças, mas se tivermos que escolher, devido à leveza do sistema e às melhorias de compatibilidade com o Microsoft Office que inclui, eu recomendaria o Libre Office.Não custa nada tentar! Você pode encontrar uma boa comparação no PC atual.
Kingsoft Office e Calligra, para passear pela casa
Estas são as opções menos conhecidas, mas realmente vale a pena mencionar se você estiver procurando por algo um pouco menos impressionante Uma suíte simples para as atividades mais simples. Kingsoft Office é baseado nessa ideia, mas sem perder uma estética que lembra muito o Microsoft Office (até demais) e também possui uma versão móvel bastante bem-sucedida e funcional. Na verdade, depois disso, a atualização de 2013 recebeu uma grande reforma.
Calligra tem suas origens na equipe de desenvolvedores do KDE para distribuições Linux. Apesar de um pouco mais grosseiro, tem algumas opções bem interessantes como Autor, perfeito para quem se dedica a escrever, sem complicações.Em suma, outra alternativa gratuita que vale a pena dar uma olhada se o resto não nos convencer.
In Bem-vindo ao Windows 8 | Volta às aulas com Windows 8 e Windows Phone: os melhores aplicativos