Use o CheckDisk e seus novos recursos no Windows 8 para reparar seus discos rígidos
Índice:
- Detecção de erros e correção automática dos mesmos
- Detecção de erro e reparo manual usando Check Disk
- Novas opções de verificação de disco no Windows 8
Embora no Windows 8 muitos dos erros que os discos rígidos podem sofrer sejam detectados e corrigidos automaticamente, existe uma ferramenta chamada CheckDiskapenas como nas versões anteriores do Windows. Ele é usado para exibir o status e a integridade dos arquivos em discos rígidos, memórias, cartões e outras mídias de armazenamento. Ele pode verificar, revisar e reparar problemas físicos na superfície de discos rígidos, como setores defeituosos, e recuperar dados, se possível.
Com a chegada do Windows 8, o CheckDisk volta a aparecer, mas desta vez temos novidades como melhorias e novas opçõespara verificação de unidade, bem como novos modificadores.Neste artigo faremos uma breve revisão para saber o que mudou e como você pode aproveitar essas funções.
Detecção de erros e correção automática dos mesmos
No Windows 8, já existe uma tarefa de manutenção programada para ser executada diariamente nos momentos de inatividade do sistema, que em caso de detecção de qualquer erros de leitura ou escrita nas unidades de armazenamento que contém o sistema operacional, ele inicia um processo chamado verificação Spot.
Este processo verifica se existem erros nos discos e, em caso afirmativo, esta informação é armazenada em um arquivo com extensão de log para que possa ser reparado posteriormente. Além disso, se os arquivos que precisam ser modificados estiverem em uso, um reparo é agendado após a reinicialização do computador.
Detecção de erro e reparo manual usando Check Disk
Mesmo levando em conta os comentários acima, todos os usuários ainda podem verificar e reparar unidades de armazenamento manualmente. Para fazer isso, você deve usar os modificadores já conhecidos, ou os novos que discutiremos a seguir.
"Por exemplo, se queremos verificar o estado da unidade C e repará-la em caso de erros, podemos usar a janela de comando. Para fazer isso, no Windows 8, basta pressionar a tecla Windows + R e, na janela de execução, digitar cmd sem as aspas."
Quando estiver na janela de comando (Ms-Dos), digite o seguinte:
CHKDSK C: /SPOTFIX
Se nenhuma anomalia for detectada, a seguinte mensagem será retornada:
Se quisermos fazer um exame ainda mais exaustivo e completo, podemos usar:
CHKDSK D: /SCAN
E se preferirmos durante a inicialização do sistema, usaremos:
CHKDSK D: /SCAN /FORCEOFFLINEFIX
Novas opções de verificação de disco no Windows 8
As opções a seguir foram adicionadas para serem usadas no Check Disk em máquinas com Windows 8:
/SPOTFIX
Discutido acima, é semelhante à função da chave /F com a diferença de que é capaz de reparar erros em questão de segundos. Isso é possível porque, ao contrário de /F, /SPOTFIX depende de um registro salvo anteriormente, em vez de exigir uma verificação de todos os arquivos.
/SCAN Executa uma verificação da unidade ou volume selecionado.
/FORCEOFFLINEFIX É usado com a opção /SCAN discutida anteriormente para executar o reparo durante a inicialização.
Isso executa uma verificação da unidade selecionada, ignorando os reparos, que serão executados após a reinicialização do computador, antes do carregamento do sistema operacional.
/OFFLINESCANANDFIX Executa um patch da unidade ou volume selecionado e repara quaisquer erros, após reiniciar o computador, antes de carregar o Windows. A diferença com o comando anterior é que neste caso a busca também é realizada durante a reinicialização.
/PERF Modificador adicional ao usar a opção: /SCAN, permite realizar uma varredura o mais rápido possível, embora para isso usa mais recursos do sistema.
"/SDCLEANUP Recupera os dados do descritor de segurança. É necessário usar com /F"
In Bem-vindo ao Windows 8 | Pacotes Office para Windows 8, existe uma alternativa ao Office?