Guia para conectar e iniciar com o Windows To Go
Índice:
- Windows To Go, o que é?
- Onde podemos usar?
- Por que usar o Windows To Go?
- Como faço para criar uma unidade Windows To Go?
- Iniciando o Windows To Go
- operação do modo Windows To Go
Desde a chegada do Windows 8 temos novidades muito interessantes que expandem a experiência do usuário do nosso sistema Windows a limites que não eram até possível antes de termos considerado, com as vantagens que isso acarreta.
OWindows To Go é sem dúvida um dos melhores exemplos que temos: o nosso Windows habitual, mas completamente portátil e adaptado às nossas necessidades de trabalho , pronto para rodar em qualquer computador.
Como funciona? Bem, vamos explicar passo a passo.
Windows To Go, o que é?
Graças à versão enterprise do Windows 8 e Windows 8.1, chamado Windows 8(.1) Enterprise, teremos acesso a a função Windows To Go, uma versão portátil do nosso Windows que podemos instalar em unidades externas certificadas pela Microsoft, sejam Pen Drives USB ou um disco rígido externo USB. É um sistema ideal para os departamentos de TI de uma empresa personalizarem o espaço de trabalho de seus funcionários.
Até agora existem várias unidades certificadas pela Microsoft de marcas tão variadas e conhecidas como Imation, Kingston, SPYRUS, Super Talento e Western Digital. Encontraremos informações mais detalhadas sobre essas unidades no site oficial dedicado ao Windows To Go.
Onde podemos usar?
A clara vantagem de usar o Windows To Go é poder ter uma versão completa e totalmente funcional do Windows 8 sem depender de um montar determinado hardware.
Apesar disso, o Windows To Go não pretende substituir um sistema operacional Windows 8 instalado em hardware convencional, é claramente indicado para uso em ambientes de trabalho corporativoespeciais: trabalho em casa, políticas BYOD corporativas e uso em locais fora do nosso ambiente.
Podemos colocar alguns exemplos:
- Se estivermos em casa, podemos usá-lo em um computador desktop ou laptop de um membro da família.
- Se estamos no trabalho, temos o mesmo ambiente com o simples gesto de conectar o dispositivo USB a qualquer computador do escritório .
- Se estivermos em viagem, encontrando um computador suficientemente potente e adaptado (num cyber-café, por exemplo), já teremos acesso a toda a nossa sessão do Windows 8, pronto para trabalhar nele.
Por que usar o Windows To Go?
O melhor do Windows To Go é que podemos instalar programas em nossa sessão para trabalhar com eles e não encontraremos quaisquer problemas de segurança: podemos criptografar o acesso graças ao BitLocker, para que ninguém de fora possa acessar sem a senha.
Não teremos acesso aos discos rígidos do sistema onde conectamos o dispositivo USB, portanto não há perigo de modificação arquivos no original do sistema (que pode até ser Windows 7).
Todos esses detalhes aumentam a produtividade dos funcionários e permitem que as empresas economizem custos (use vários ambientes Windows To Go no mesmo computador) e mantenha-se produtivo em ocasiões especiais.
Como faço para criar uma unidade Windows To Go?
Para criarmos nós mesmos uma unidade Windows To Go, precisaremos, por um lado, de um dispositivo USB certificado pela Microsoft (de o mencionado acima), e por outro lado, um DVD ou imagem de disco do Windows 8(.1) Enterprise, que será necessário durante a instalação.
Quando temos o dispositivo conectado a uma porta USB do computador onde estamos instalando, é recomendável que tenha uma interface USB 3.0 , procuraremos o aplicativo Windows To Go em nosso sistema Windows.
Para isso basta acessar o motor de busca do aplicativo do sistema (pressione Windows + W) e procure os termos “Windows To Go”.Uma vez executada a aplicação, seremos solicitados a indicar a unidade de armazenamento removível de destino. Se a mídia não for certificada pela Microsoft, a operação mostrará um alerta de erro
A seguir seremos solicitados a inserir o DVD original do Windows ou indicar onde está localizada a imagem do disco virtual correspondente.
A partir daqui começaremos a configurar o próprio sistema Windows To Go: precisaremos definir uma senha para o BitLocker (opcional, mas altamente recomendado), e depois disso, ele iniciará a formatação e instalação do sistema na unidade removível.
Uma vez que o processo de cópia de dados esteja concluído (demorará alguns minutos para ser concluído), seremos perguntados se queremos reinicie e entre no modo Windows To Go ou deixe para outro momento.
Iniciando o Windows To Go
Já temos nosso dispositivo Windows To Go pronto para funcionar em qualquer computador, mas como fazê-lo?
Devemos deixar claro que quase todos os computadores atuais devem rodar o Windows To Go sem problemas, mas isso não significa que não encontramos dificuldades em o processo :
- Devemos ter um computador que atenda aos requisitos mínimos de hardware (compatíveis com Windows 7 ou Windows8, por exemplo): Capacidade de Inicialização USB, processador de 1 GHz ou superior, 2 GB de RAM, dispositivo gráfico compatível com Directx 9, portas USB 2.0 ou superior.
- Devemos configurar o boot para que rode a partir do drive USB: por padrão, os computadores geralmente inicializam a partir do disco rígido ou de um óptico unidade (DVD/CD) em uma ordem predefinida, seria necessário entrar em nossa interface BIOS ou UEFI e definir a sequência de inicialização de acordo.
- Windows To Go não será executado em sistemas Windows RT ou sistemas Mac.
operação do modo Windows To Go
Windows To Go tem uma fluidez notável, nosso trabalho não será afetado pela execução de um sistema em um dispositivo externo graças ao alto velocidade de transferência das novas unidades USB 3.0.
Uma vez dentro do Windows To Go, será solicitada a chave do BitLocker para iniciar o sistema. Uma vez dentro da sessão, verificaremos se não temos acesso à loja de aplicativos, nem poderemos atualizar, recuperar ou restaurar a área de trabalho. Para realizar esses processos seria necessário recriar uma unidade Windows To Go.
Não teremos a função de hibernação habilitada e não teremos acesso aos discos rígidos instalados no computador, conforme mencionamos no início.
Se acidentalmente ejetarmos a unidade onde o Windows To Go está armazenado, o sistema será congelado por 60 segundos Se reinserirmos a unidade , sua execução continuará no mesmo ponto onde parou (se você estiver assistindo a um vídeo o efeito será mais perceptível). Se não reinserirmos a unidade após esse período de 60 segundos, o sistema será desligado automaticamente.