Como encontrar dispositivos desconhecidos no Windows e instalar seus drivers
Índice:
Windows é um sistema operacional que possui um índice de compatibilidade muito alto: dispositivos antigos, modernos, portáteis, fixos... Quase poderíamos garantir que todos os componentes que você conecta ao seu computador funcionará no Windows.
O Windows ainda pode ter problemas para reconhecer um dispositivo. Felizmente, reconhecer e instalar os drivers para este dispositivo problemático é tão fácil como explicaremos abaixo.
Dispositivos difíceis de reconhecer, algo raro
Normalmente, quando compramos um computador novo, um componente interno ou um dispositivo compatível (uma câmera com conexão USB, por exemplo), o fabricante costuma incluir um CD /DVD ou link da web para os drivers para fazê-lo funcionar corretamente no Windows.
Às vezes acontece que, uma vez que a instalação foi realizada da maneira usual, verificamos que o dispositivo não funciona corretamente e também é impossível de reconhecer exatamente qual dispositivo está falhando (de tantos quantos um computador possui).
O Windows nos fornece um método eficaz para descobrir a identidade do dispositivo em questão e até baixar seus drivers rapidamente.
Etapa 1: Acesse o Gerenciador de Dispositivos
Para verificar qual ou quais são os dispositivos conflitantes desconhecidos, teremos que ir ao Gerenciador de Dispositivos do sistema, o qual pode acessar de duas formas diferentes:
- 1. Usando o Painel de Controle:
Para ello tendremos que acceder a Configuración, desde el panel lateral de Windows, y desde ahí a Painel de controle.
Una vez dentro, ya podremos acceder al apartado de Hardware y Sonido, y aquí podremos entrar en Administrador de dispositivos.
- 2. Usando o ícone Este PC:
Se clicarmos no ícone Esta Equipe com o botão direito do mouse, um menu contextual será exibido, devemos clicar no botão última opção, chamada Propriedades Uma vez na nova janela, olhamos para o canto superior esquerdo, lá temos um link direto para Gerenciador de dispositivos
No Gerenciador de Dispositivos teremos acesso à lista de dispositivos desconhecidos, que para este exemplo é um único caso.
Etapa 2: Identifique o dispositivo problemático
Já temos à nossa frente a lista de dispositivos que nos interessam, mas temos que descobrir o código de identificação do hardware, para isso basta clicar nele com o botão clique com o botão direito do mouse, e no novo menu pop-up que aparece, devemos selecionar Propriedades
Na nova janela que aparece, devemos ir para a aba Detalhes. Nela aparece uma grande lista suspensa abaixo da palavra Property, aqui devemos escolher a opção Id. .
Agora nos deparamos com algumas linhas de código que geralmente começam com PCI… ou USB … e semelhantes. Esses códigos especificam, numericamente, o tipo de dispositivo que é, o fabricante e o específico model.
Estaremos interessados em copiar a segunda linha das que aparecem pressionando o botão direito do mouse em cima e pressionando cópia.
Etapa 3: Procure o dispositivo na rede
Agora basta ir ao site DevID.info e procurar o dispositivo desconhecido, para isso teremos que colar a linha completa que acabamos de copiar no buscador integrado no referido site.
Se tudo funcionar corretamente, devemos ver uma lista de drivers compatíveis com o referido dispositivo que finalmente indica o tipo exato de dispositivo, seu modelo e fabricante.
Etapa 4: Baixe e instale os drivers
Este processo é o mais simples, agora que temos a lista de drivers ao nosso alcance, com um simples clique seremos direcionados para o link de download do arquivo instalável que precisamos para configurar os drivers.
Se não conseguirmos encontrar um link direto, simplesmente conhecendo o fabricante e o modelo, podemos ir para sua página da web e baixá-lo manualmente nas seções de suporte ou download de driver de seus sites oficiais.
Em 99% dos casos, teremos arquivos executáveis que instalam os drivers automaticamente, sem ter que configurar nada além de dar o típico botão “Siguiente/Next” várias vezes até que a instalação termine e o computador reinicie.
Se, apesar de todas essas facilidades, você infelizmente é um dos poucos usuários que encontra problemas para que o computador já reconheça o driver baixado por causa de um dispositivo conflitante, não se preocupe: aqui mesmo no Space Bem-vindo ao Windows 8 temos um guia detalhado no qual mostramos a você, passo a passo passo, como instalar manualmente qualquer driver em seu sistema Windows.