Gerenciador de Tarefas do Windows: o que é e como funciona
Índice:
Nosso sistema operacional Windows 8 sempre mantém vários programas, processos e serviços em execução. Para ver quais aplicativos estão em execução no momento, precisamos abrir o gerenciador de tarefas. Hoje vamos explicar para você o que é o gerenciador de tarefas do Windows e como ele funciona
Também podemos ver diferentes informações do gerenciador de tarefas sobre o status da rede e se existem vários computadores conectados à unidade , podemos ver quem são e no que estão trabalhando, além de poder enviar mensagens.
O que exatamente é o Gerenciador de Tarefas?
O Gerenciador de Tarefas é um aplicativo integrado aos sistemas operacionais Windows, graças ao qual podemos obter informações sobre os programas e processos executados no computador, além de fornecer os indicadores de desempenho mais usados no computador.
Podemos usá-lo para verificar o desempenho de nossos equipamentos, obtendo informações sobre o status dos programas em execução, além disso para ser capaz de executar ações sobre eles, como forçar sua conclusão, se necessário, a qualquer momento.
Além disso, o gerenciador de tarefas nos oferece gráficos e dados sobre a CPU além do uso de memória Essa porcentagem indicaria o que é a capacidade total do nosso processador e qual porcentagem estamos usando.Quanto maior a porcentagem de utilização, maior o consumo de energia do nosso computador.
Como utilizo o gerenciador de tarefas?
A seguir, contaremos quais ações podemos realizar com o gerenciador de tarefas e quais etapas devemos seguir para controlar 100% dessa grande funcionalidade oferecida pelos sistemas Microsoft Windows.
- Para começar, podemos abrir o gerenciador de tarefas clicando com o botão direito do mouse na barra de tarefas do Windows e clicando com o botão esquerdo em Gerenciador de Tarefas ou pressionando o atalho de teclado Ctrol + Alt + Del
- Podemos ver que o gerenciador de tarefas tem diferentes abas que nos fornecem diferentes informações. O primeiro de todos é ProcessosNele podemos observar diferentes dados dos aplicativos ou programas que estão rodando, como seu nome, status, porcentagem de utilização da CPU, porcentagem de uso da memória, porcentagem de uso do disco e porcentagem de uso da rede .
- Se clicarmos com o botão direito do mouse em qualquer um dos processos, podemos realizar seis ações diferentes: expandir, que permite nos permitirá ver todos os processos envolvidos no referido aplicativo (um aplicativo pode gerenciar mais de um processo), end task, através do qual fecharemos o aplicativo selecionado, valores do recurso, através do qual podemos selecionar em qual formato queremos ver os diferentes valores de uso do referido aplicativo,go to detail, nos levaria diretamente aos detalhes do referido aplicativo no gerenciador de tarefas, abrir localização do arquivo , abrirá um explorer nos colocando no diretório onde está rodando o referido arquivo, search online, que buscará o referido processo na Internet e finalmente properties , que nos permitirá ver as diferentes propriedades do referido arquivo.
- Na guia Desempenho podemos observar diferentes dados interessantes sobre o estado do nosso computador, como uso de CPU, Memória, Discos, Bluetooth e Rede, além de poder ver a velocidade de funcionamento do nosso processador, o número total de processos e outras informações importantes.
- Na terceira aba, Histórico de aplicativos, podemos ver as informações sobre nossos aplicativos do Windows 8 na interface Metro.
- A quarta guia, Inicialização, nos fornece informações sobre os processos ou aplicativos executados quando iniciamos nosso sistema automaticamente Podendo ver se eles estão habilitados, desabilitados e qual o impacto que eles têm no desempenho de nossos equipamentos.Também podemos modificar sua configuração usando o botão direito do mouse.
- Na guia Usuários,se estivermos conectados ao nosso computador com diferentes sessões de usuário, podemos ver os aplicativos executados por cada um deles eles.
- A penúltima guia, Detail, nos dá mais informações sobre os diferentes processos que temos em execução, como o nome do usuário que os executa, ou o número do processo PID de cada um deles.
- Por fim, a aba Serviços mostra o status dos diferentes serviços que instalamos em nosso computador, bem como se estão em execução ou parados, podendo alterar seu estado clicando com o botão direito do mouse.
- Para finalizar, na zona superior temos um menu com três opções: Arquivo, Opções e Exibir. A partir do arquivo podemos executar uma nova tarefa ou sair do gerenciador de tarefas
- No menu Opções, podemos fazer com que a janela do gerenciador de tarefas esteja sempre na frente ou visible, e mesmo que tenhamos mais aplicativos abertos, sempre teremos o gerenciador de tarefas à frente. Também podemos configurá-lo para que, ao abrir o referido gerenciador, seja automaticamente minimizado e até oculto e o vejamos na barra de tarefas apenas na área do relógio.
- Por fim, no menu Visualizar podemos atualizar manualmente as informações fornecidas pelo referido administrador, além de indicar a velocidade que queremos essas informações sejam atualizadas.
Como você pode ver, a funcionalidade e as diferentes opções e informações fornecidas pelo gerenciador de tarefas do Windows, é uma grande vantagem e é muito útil para que possamos estar a par de tudo relacionado com o desempenho da nossa equipa. Não espere mais para experimentar esta fantástica ferramenta.