Bing

Sua placa gráfica sempre pronta: atualize seus drivers para melhorar o desempenho

Índice:

Anonim

Nossos computadores pessoais são alimentados por vários componentes: placas-mãe, portas USB, memórias RAM, discos rígidos, chipsets, processadores, leitores de DVD…

Todos são necessários, mas alguns são tão importantes que determinam a potência que nossos equipamentos podem demonstrar: é o caso da GPU, que pode ser uma placa de vídeo dedicada ou um chip gráfico. Você sabia que manter seus drivers atualizados é vital para o seu sistema Windows?

A “frente” do seu sistema Windows

Sem uma placa gráfica ou chip gráfico (GPU), seu computador Windows seria simplesmente uma máquina de escrever de última geração .que você não poderia dar muito uso a ele, já que não pode emitir nenhuma imagem na tela. É exatamente isso que uma placa de vídeo faz: converter dados da CPU em informações de saída, neste caso visual.

Se sua intenção é desenhar, retocar imagens, editar vídeos, criar 3D ou relaxar e jogar os melhores videogames do mercado, sua principal opção deve ser a compra de uma placa de vídeo na altura se você deseja ter o melhor desempenho nas referidas tarefas.

Nesta imagem podemos ver uma placa de vídeo instalada em uma placa-mãe

Hoje, as placas gráficas são lançadas por duas empresas de design de GPU: Nvidia e AMD (anteriormente conhecida como ATI na época ). campo), que controlam o mercado há praticamente anos.Esses tipos de componentes são vendidos como dispositivos não pertencentes à placa-mãe e geralmente são conectados à placa-mãe por meio de uma porta interna conhecida como PCI Express Possuem dissipadores de calor próprios, com ventiladores, com memória dedicada de alta velocidade, e com vários tipos de conexões para conectar monitores ou TVs: DVI, VGA, HDMI, Display Port, etc.

Por outro lado, e fruto da chegada dos microprocessadores de última geração, é cada vez mais comum ver computadores sem uma placa gráfica dedicada, já que o chip gráfico que vem integrado ao próprio processador tem poderes bastante decentes para a grande maioria dos usuários, auxiliados pela memória RAM instalada no o equipamento. Neste campo, a Intel e a AMD dividem o bolo por serem os dois principais designers de processadores. As portas são as mesmas das placas de vídeo: DVI, VGA, HDMI, Display Port... Só que neste caso elas estarão na própria placa-mãe, próximas às outras portas comuns do seu computador.

Configurações gráficas típicas

Se você ficar um pouco perdido e realmente não sabe se o seu computador tem uma placa gráfica dedicada ou usa o chip gráfico do processador, apenas dê uma olhada atrás da torreno seu computador você poderá reconhecê-lo instantaneamente:

  • Caso 1: Temos uma placa gráfica (e com o cabo do monitor conectado a ele). As placas gráficas geralmente são encontradas longe de todas as outras portas e conectores da placa-mãe, na área inferior das torres.

  • Caso 2: O cabo do monitor é conectado a uma porta de vídeo da placa-mãe, que fica próxima às outras portas comuns do o computador: USB, LAN, energia, som, etc, o que indica que estamos usando um chip integrado no processador

-Observação: Se sua torre possui placa gráfica mas o cabo do monitor está conectado em outra porta que não está localizada nela, então você estará usando o chip gráfico interno e não a placa gráfica (e você estará desperdiçando o poder dessa placa).

Os adesivos que geralmente acompanham um laptop com uma GPU dedicada
  • No caso de laptops, você pode ter uma placa de vídeo dedicada ou não, mas isso sempre será indicado pelo fabricante , indicado com os respectivos adesivos promocionais que geralmente acompanham o laptop. Os modelos de laptop mais caros geralmente incorporam uma placa gráfica dedicada e um chip gráfico interno em seus processadores, e alternará entre um ou outro dependendo das demandas do processo a ser realizado.

Recomendamos que você revise nosso screencast mais recente dedicado à configuração de monitores e alto-falantes em seu computador com Windows, será muito útil.

Depois de localizar a placa gráfica que está usando, é hora de atualizar seus drivers para a versão mais recente.

Atualize seus drivers, você notará a diferença

Atualizar seus drivers gráficos é necessário por um motivo muito significativo: os designers refinam seus controladores para que sejam mais compatíveis com novos jogose novos programas.

Na verdade, se você entrar no site da Nvidia ou da AMD, eles literalmente “bombardeiam” você com os benefícios que seus novos controladores trazem para os jogos mais recentes do mercado Obrigado por suas atualizações, por isso devemos prestar atenção a elas.

Geralmente, se você não conhece o modelo do seu chip gráfico ou placa gráfica, não será difícil encontrá-lo, pois graças aos próprios sites podemos analisar nosso sistemapara detectá-los automaticamente e baixar os drivers.

Se isso falhar, podemos procurar manualmente o dispositivo em nosso sistema. Neste mesmo espaço Bem-vindo ao Windows 8 dedicamos alguns artigos para ajudá-lo : um para instalar os drivers manualmente e outro para detectar dispositivos desconhecidos em nosso sistema.

Por fim, se já conhecemos o modelo, mas não temos os drivers baixados, basta ir ao suporte e baixar drivers seçõesdos sites da Nvidia, AMD ou Intel e baixe a versão correta de acordo com nosso chip gráfico.

Bem-vindo ao Windows 8

Bing

Escolha dos editores

Back to top button