Janelas acessíveis a todos: este é o centro de acessibilidade
Índice:
Infelizmente, nem todas as pessoas têm a mesma capacidade de usar um computador: devido à idade, deficiência, f alta de conhecimento do sistema … mas felizmente, com sistemas como o Windows, isso não será um problema.
O Windows incorpora, há muitos anos, uma série de ferramentas que tornarão os sistemas de computador acessíveis a todos os usuários sem nenhum obstáculo além do desejo de desfrutar de seus equipamentos. Vamos conhecer a Central de Facilidade de Acesso do Windows.
Variedade de recursos
O Centro de Acessibilidade do Windows coloca à nossa disposição vários tipos de ferramentas pensadas para atender às mais variadas necessidades pessoais, algumas delas são as mais comuns: como é o caso do Lupa, o Narrador, o Teclado na tela e o uso de Alto Contraste
Graças à Lupa do Windows poderemos ampliar tudo o que vemos na tela para poder ler os textos e ver os gráficos ou imagens em um tamanho maior do que o habitualPodemos modificar o tamanho ou indicar a forma como queremos vê-lo (uma caixa, flutuante, etc).
O Narrador nos ajudará de maneira auditiva a saber quais são todos os menus e janelas abertas no Windows, se percorrermos todos os opções com a ajuda de nosso teclado ou mouse e pressione espaço para acessá-los.A voz narrará em nosso idioma predefinido cada uma das seções em que nos encontramos e sua função.
O Teclado Virtual, bastante conhecido pelos usuários de tablets Windows, permite digitar qualquer palavra ou número graças ao uso de um teclado virtualque aparecerá na tela do Windows, também é muito útil se nosso teclado principal sofrer uma pane e nos encontrarmos em uma emergência.
Alto Contraste permite que usuários com deficiência visual ativem um tema de cores contrastantes nos menus e janelas do Windows para que possam identificar melhor cada item .
Configurações altamente personalizáveis
Temos muitos tipos de configuração possíveis de personalizar na Central de Facilidade de Acesso, podemos usar nosso computador Windows sem tela ativando o Narrador e a descrição de áudio em vídeos, se possível, também podemos limitar animações irritantes ou desativar aplicativos que interferem no uso dessas ferramentas.
Também podemos facilitar o uso do equipamento otimizando sua apresentação visual, além do contraste, do narrador e do áudio descrição, podemos ativar a Lupa, aumentar a espessura do retângulo de foco ao digitar e modificar a aparência e os efeitos sonoros. Se estivermos sem mouse ou teclado, podemos usar o mencionado teclado na tela ou o reconhecimento de voz graças a um microfone. Também podemos alterar os efeitos do próprio ponteiro e ainda a opção de mover o cursor do mouse com as setas do teclado.
Podemos configurar combinações de teclado e seus métodos abreviados para acessar funções avançadas, como o comando “Ctrl+Alt+Del ” sem ter que pressionar essas três teclas. Também podemos adicionar um teclado com layout Dvorak (outro sistema diferente do QWERTY usual) e configurá-lo.
Se não tivermos a possibilidade de usar alto-falantes ou se tivermos deficiências ou dificuldades auditivas, podemos ativar notificações sonoras visuais: barras de título piscando, janelas piscando ou área de trabalho piscando. Podemos também adicionar legendas aos textos ouvidos, se possível.
Por fim, se tivermos um tablet com Windows, podemos indicar combinações de teclas para lançar algumas ferramentas de acessibilidade: Narrador, a lupa , etc Também podemos otimizar o uso do toque na tela sensível ao toque e no quadro branco.