3DMark
Índice:
Uma das coisas que preocupam a maioria dos geekmaníacos é o poder de processamento de nossos dispositivos em comparação com outros. O poder medir a fluência dos gráficos 3D em diferentes configurações de hardware e software e verificar o quão perto ou longe estamos de nossos “rivais”.
Para isso hoje, no aplicativo da semana, trago uma pequena ferramenta que é perfeita para fazer aquelas comparações de poder gráfico e processo na nossa máquina: 3DMark .
Testes sintéticos multidispositivo
A primeira coisa que me chamou a atenção sobre a ferramenta é que ela realmente é multidispositivo Não funciona apenas no Windows 8 e 8.1 RT, mas também funciona em tablets Android, telefones Android e dispositivos iOS. Ou seja, tudo que não usa Intel ou AMD como coração do cálculo.
Foi assim que consegui realizar os testes e avaliar a capacidade de cálculo gráfico em um Surface RT, e um notebook desktop (nesse os valores são tão altos, que não mede eles). É uma pena que ele não tenha conseguido iniciá-lo no Lumia 920, pois ele não suporta Windows Phone (ainda).
São três testes, e são bem parecidos (eu diria que é o mesmo), onde primeiro vamos em uma nave espacial evitando uma frota de enormes cruzadores e caças; em seguida, vemos uma versão de atmosfera zero de caminhantes, seguida por um passeio ultrarrápido por um desfiladeiro; para terminar vendo grandes bolhas pulando em baixa gravidade.
Concluída a bateria de testes, os resultados são exibidos, e podemos compará-los com os resultados obtidos por outros dispositivos.
Resultados e comparações
A primeira informação a que tenho acesso são as características do meu equipamento. A quantidade de memória ram, o sistema operacional, o tamanho da tela, o processador ou a resolução da câmera, entre outros dados.
Nas telas de resultados, uma para cada um dos três testes – Tempestade de Gelo, Extrema e Ilimitada – obtemos as diferentes avaliações que obteve nosso dispositivo e, para mim, o mais curioso, os dispositivos mais próximos acima e abaixo do meu.
Então, no Surface RT, estou surpreso que existem alguns telefones celulares com maior capacidade de mover gráficos 3D , e, portanto, para jogar.Demonstrando de forma palpável o poder cada vez maior que os smartphones modernos possuem (e o motivo da curta duração das baterias).
Na verdade, o dispositivo com a classificação mais alta na tabela de pontuações Extreme é um Samsung Galaxy Note III. Cujo arquivo completo posso acessar na lista global de partituras.
E lamento que a fabricante tenha abandonado os tablets RT, junto com a Asus, já que os Android que ambos tem no mercado só tem uma resposta pequena no Amazon Kindle Fire HDX7.
Por fim, destaque o s alto que o Surface 2 deu em relação ao Surface RT nos resultados, à frente de todos os seus concorrentes (claro, não sobrou ninguém além da Nokia e ainda não saiu); e ficando logo atrás de sua referência: o iPad Air.
Em resumo, um aplicativo interessante para os mais fãs de tecnologia e comparações.
Mais informações | 3DMark na Windows Store em XatakaWindows | Os resultados de uma política de vendas desastrosa: a Asus não produzirá mais dispositivos Windows 8 RT