Análise do ano de 2014 da Microsoft: do começo quase sem CEO ao fim com o Windows 10 no caminho certo (II)
Índice:
2014 não deve ter sido ruim para a Microsoft quando não chega um único artigo para revisar os doze meses que terminaram hoje. Seguindo na esteira da primeira parte, agora é hora de recordar os seis meses restantes de julho a dezembro de 2014
Muito aconteceu na primeira metade do ano, mas muito ainda estava para acontecer antes de seu fim. Não em vão, com o equador de 2014 veio uma mudança completa na estratégia da Microsoft liderada por Satya Nadella determinado a desmantelar muitos mitos sobre sua empresa.Os meses seguintes foram um bom exemplo disso e merecem uma revisão completa antes de receber 2015.
Vem de 'Análise de 2014 da Microsoft: começando com quase nenhum CEO e terminando com o Windows 10 no caminho certo (I)'
Julho
Com o verão veio o calor e os rumores sobre o universo Windows aumentaram ainda mais. Algumas delas eram más notícias, como aquela que começou a falar em downsizing na Microsoft; enquanto outros nos deram longos dentes com possíveis novos hardwares da empresa, insistindo no Surface Mini, no Lumia com 3D Touch ou na possibilidade de um Nokia da marca Microsoft. Eram tantos que era melhor ser mais cauteloso do que nunca.
O que acabou sendo real foram as capturas de tela vazadas do futuro Windows, na época ainda conhecido como Windows 9, que deixou veja o novo Menu Iniciar e aplicativos na área de trabalho; ou o Lumia 530, a atualização mais vendida entre os smartphones Windows Phone, anunciada nessas datas.Os bons números compartilhados em julho pela Microsoft também foram verdadeiros, como o aumento nas vendas do Xbox One graças ao seu pack sem Kinect, e o crescimento sustentado no setor financeiro resultados apresentados.
Ainda assim, a Microsoft precisava de mudanças, e Nadella estava determinado a fazer isso acontecer. Isso foi anunciado em uma mudança de estratégia que afastou Redmond do mantra de uma empresa de dispositivos e serviços imposto por Ballmer alguns anos atrás. De agora em diante, a Microsoft seria a empresa empenhada em nos tornar mais produtivos em um mundo móvel e em nuvem Ao longo do caminho, os piores presságios foram confirmados e a Microsoft começou uma rodada de demissões para ajustar sua força de trabalho após a aquisição da Nokia. Experimentos como o Nokia X com Android também foram abandonados e foi lançada uma lavagem de imagem que até começou a ser vista com um novo estilo de anúncios como os que confrontavam Cortana com Siri em tom humorístico.
No Xataka Windows | Arquivos de julho de 2014
Agosto
Mas a Microsoft precisava de mais do que anúncios inteligentes para alcançá-la em várias frentes, principalmente no Windows Phone. Agosto foi o mês escolhido para agregar uma nova fabricante ao sistema: a HTC. A empresa taiwanesa decidiu voltar ao Windows Phone com o HTC One com Windows, uma proposta que muitos de nós gostaríamos de ver de mais fabricantes: mover seus smartphones com Android diretamente para Windows Phone.
Convencer mais fabricantes parecia uma das missões de Redmond em 2014, e para isso foi bom trazer dados como os 300.000 aplicativos que já povoavam o Windows Phone Store ou como aquela que o Windows Phone conseguiu superar o iOS na Espanha pela primeira vez em vendas trimestrais.O problema é quando surgem conflitos, como aquele entre Microsoft e Samsung por f alta de pagamento das respectivas licenças de patentes. Pelo menos sabemos que sempre haverá Lumias, como os que a Microsoft esperava apresentar no evento para o qual fomos convidados no início de setembro.
Mas antes disso vieram muitas outras novidades que marcaram o mês de agosto. Desde mais vazamentos de Windows Threshold, que apontavam para uma possível versão preview para setembro, até mais especulações sobre as perdas do Surface, passando pela chegada do media player ao Xbox One e a apresentação de um adaptador TDT mais do que necessário para a Europa. Sem contar que agosto foi o mês do Ice Bucket Challenge e o momento escolhido por Steve Ballmer despedir-se da Microsoft abrindo mão de seu cargo no conselho.
No Xataka Windows | Arquivos de agosto de 2014
Setembro
Como anunciado anteriormente, setembro começou com um evento da Microsoft e novos telefones Lumia. Além dos novos laptops, multifuncionais e tablets, as luzes da IFA 2014 serviram para iluminar a renovação da gama média com o Lumia 730/735e o Lumia 830 Ambos faziam isso justamente na época em que o Lumia Cyan mais se espalhava e em Redmond já estavam com o Update 1 do Windows Phone 8.1 em andamento. Não será por f alta de atualizações em 2014.
O fato é que setembro tinha novidades mais importantes na manga e que logo começamos a vislumbrar com o anúncio de um evento no Windows para o final do mês. Mas antes disso muitas outras coisas tiveram que acontecer. Houve a renovação do site do MSN depois de anos estagnado em design e funções, ou o aparecimento definitivo do Windows 8.1 com o Bing e a aterragem dos portáteis e tablets com o sistema abaixo dos 200 euros. Ainda mais surpreendente, compra da Mojang AB, criadores do Minecraft, tornou-se a aquisição do ano pela Microsoft.
Mas se setembro de 2014 vai ser memorável para alguma coisa, é porque no dia 30 desse mês Microsoft tornou público o desenvolvimento do Windows 10Nem a Threshold, nem a 9, em Redmond cortaram suas perdas e pularam a numeração para anunciar uma versão futura de seu sistema operacional que começou a inovar desde o próprio processo de desenvolvimento. Em coletiva de imprensa em Nova York, Terry Myerson e Joe Belfiore deram ao mundo uma prévia do que estavam preparando e deram o pontapé inicial no programa de teste Windows Insider e Technical Preview do Windows 10que em breve poderemos testar por nós mesmos.
No Xataka Windows | Arquivos de setembro de 2014
Outubro
O lançamento do programa Windows Insider nos surpreendeu na virada do mês. Já seria em outubro quando poderíamos obter nosso primeiro gostinho do Windows 10 Technical Preview e começar a ver o que o pessoal de Redmond está fazendo. Novo Menu Iniciar, aplicativos de desktop e novos recursos para aumentar a produtividade. Tudo isso em um núcleo mais polido que permitirá unificar o sistema em um único Windows, sem tags de telefone ou similares. Definido para abandonar nomes Microsoft teve que deixar para trás a marca Nokia precisamente naquele mês.
O que aconteceu em outubro foram mais atualizações, com o anúncio do Lumia Denim e, principalmente, muitos novos aplicativos e serviços. Neste mês, a Microsoft apresentou ao mundo o Office Sway, uma nova ferramenta online para sua suíte de escritório; O Skype lançou o Qik, porque sempre haverá algo para experimentar no mundo das mensagens; e a Microsoft Research decidiu tornar o Xim público, com o qual dão outra reviravolta ao compartilhamento de fotos de smartphones.
Mas nem só o software teve seus momentos de glória. O hardware também foi protagonista em outubro. Xbox One estava estreando na China, um marco e tanto em um país que por mais de uma década permaneceu hermético para quase todos os consoles de videogame. Eles devem ter ficado tão felizes em Redmond que decidiram que seria uma boa ideia reduzir o preço do Xbox One em $ 50, mas apenas temporariamente e geograficamente limitado. E não será por nossa f alta de insistência. Esta insistência repetiu-se também com o regresso dos rumores sobre o Surface Mini ou novos Surfaces, aos quais a Microsoft respondeu com a apresentação e venda da sua pulseira inteligente Microsoft Band
No Xataka Windows | Arquivos de outubro de 2014
Novembro
Sem comer nem beber, já estávamos em novembro, e quando pedíamos algo antes do final do ano, tudo bem começar a desconfiar que seria muito em breve ver a Cortana falando em espanhol.Não seria uma má maneira de estrear o Lumia 535 que a Microsoft lançou naquele mesmo mês, ou para comemorar a notícia de que todo Windows Phone 8 poderia ser atualizado para Windows 10 O sistema ainda estava em desenvolvimento e foi então que descobrimos que seu kernel não seria mais 6.x, mas sim 10.0, que representa o maior s alto em sua numeração das últimas décadas.
Mas novembro reservou nossa atenção para toda uma série de notícias que falavam claramente do novo rumo que haviam tomado em Redmond. A começar pelo estabelecimento de novas alianças, como a que já une Microsoft e Dropbox, que permite maior integração entre o Office e o serviço de storage. Dado que o Dropbox compete diretamente com o OneDrive, tal movimento parecia impensável apenas alguns meses atrás, mas não mais.
Assim como não é impensável ver os produtos e serviços da Microsoft chegarem aos sistemas concorrentes antes dos seus.É o caso do Office táctil, que, depois de ter sido apresentado para iPad em maio, foi agora alargado a todo o iOS e chegou a um novo sistema diferente do Windows: Android . Se houve um mês em que ficou claro o quão sério Nadella está com sua estratégia multiplataforma, foi novembro de 2014. Claro que Ballmer também fez sua parte, já que estava sob seu comando quando foi anunciado.a liberação do .NET que terminou neste mês constituindo um marco histórico perfeito para enfrentar os últimos trinta dias do ano.
No Xataka Windows | Arquivos de novembro de 2014
Dezembro
Se nos tivessem perguntado logo no início do ano, era difícil prever tudo o que 2014 iria dar de si. Talvez tivéssemos tido mais sorte se tivéssemos o potencial preditivo deBing, que continuou a jogar charadas e já no início do mês deixou-nos ver os mais procurados do ano.Na lista não encontraremos mais o mítico Office Clip Arts, ao qual a Microsoft decidiu acabar definitivamente após anos perpetrando ataques contra o design de todo tipo de pôsteres e documentos.
Não é a toa que acabou com a chegada de dezembro. Neste mês, por exemplo, terminou também o período de punição imposta à Microsoft pela União Européia, que a obrigou a exibir o feliz Browser Ballot. E talvez também tenha chegado a hora de acabar, pelo menos temporariamente, com os rumores sobre um Lumia topo de linha, pelo qual talvez tenhamos que esperar um pouco mais. O que não teremos que esperar é ter Cortana na Espanha Tão simples quanto instalar o Preview para Desenvolvedores do Windows Phone e agora você pode ter seu próprio assistente falando na língua de Cervantes.
Falando em idiomas, o avanço tecnológico do mês foi justamente sobre isso. Em meados de dezembro, Skype Translator lançou sua versão de teste, provando a alguns sortudos que o futuro pode estar mais próximo do que pensamos.E espero que sim, porque a julgar pelos últimos vazamentos Windows 10 promete muitas coisas interessantes. 21 de janeiro será o dia em que poderemos saber mais sobre as novidades que a Microsoft está preparando para seu sistema operacional. Nossa intenção é estar aí e acompanhá-lo por mais um ano acompanhando o universo Windows. Porque podemos estar fechando 2014, mas 2015 está começando muito bem.
No Xataka Windows | Arquivos de dezembro de 2014