Ensinamos como importar e em geral
Índice:
- Certificado digital no Google Chrome
- Importando o certificado digital no Google Chrome
- Certificado de exportação
Quando hoje chega a hora de fazer negócios pela rede, um dos recursos que oferece maior comodidade é o que se refere ao uso de um certificado digital ou digital assinatura Um mecanismo que o que faz é nos identificar perante empresas e organismos oficiais e que lhes permite comprovar que somos quem dizemos ser
Um processo que consiste em duas partes para uso Um primeiro em que você segue o processo que aparece na página FNMT Devemos prosseguir com o pedido da certidão para mais tarde (depois de se dirigir à repartição competente) para completar o processo, fazer download da mesma para o nosso computador.E depois de baixá-lo, o processo em si é muito simples.
Um processo para o qual podemos usar os diferentes navegadores que o sistema possui (Google Chrome, Firefox, Edge, Internet Explorer , Safari …) mas isso só é realmente útil em três. Chrome, Firefox e Explorer, pois no restante costuma dar problemas de compatibilidade, principalmente com a administração pública.
Por isso e porque Chrome e Firefox são os mais usados, vamos ver como é o processo para trabalhar com o certificado digital em cada um deles.
Certificado digital no Google Chrome
O Google Chrome usa o armazenamento de certificados do Windows, o mesmo usado pelo navegador Internet Explorer. Feita esta ressalva, iniciamos o processo.
"No Google Chrome, devemos ir para as Configurações do Google Chrome, para as quais pressionamos o botão localizado na área superior direita."
Neste momento veremos um novo menu e dentro dele clicamos em “Configurações” para acessar a página de opções do Google Chrome.
"Abre-se uma nova janela na qual devemos procurar a opção chamada Mostrar opções avançadas."
Abre-se uma nova janela e nela devemos localizar a seção HTTPS/SSL na qual devemos pressionar o botão Gerenciar certificados."
Nesta seção podemos trabalhar com nosso certificado. Desde verificar se expirou ou não, importar ou exportar os certificados que instalamos no Chrome.
Importando o certificado digital no Google Chrome
"O primeiro passo é pressionar o botão “Importar” e assim vemos como se abre uma janela para iniciar a importação de certificados. Clique no botão Avançar:"
O sistema nos perguntará onde está o certificado que queremos importar (é interessante que não fique muito escondido). Um arquivo que terá a extensão .p12 ou .pfx.
Escolha o arquivo e o botão Abrir e depois Avançar”."
Se for o que baixamos diretamente, ele irá instalá-lo sem mais delongas, mas se o tivermos exportado antes, o sistema nos pedirá a senha que colocamos no arquivo do certificado ao exportá-lo.
"Teremos a opção de não alterar o armazenamento de certificados, definir como Pessoal e clicar no botão "Avançar", após o qual Vemos uma janela que nos informa que o certificado foi importado corretamente."
Certificado de exportação
"No caso de querer exportar um certificado que já temos em nosso computador, o processo também é muito simples. Devemos utilizar a opção Exportar da tabela anterior."
Abre-se um assistente perguntando se queremos exportar com ou sem senha. Sempre escolha a chave privada e deixe as opções padrão marcadas.
Introduziremos a chave que queremos e o nome do arquivo. Cuidado, a senha deve ser memorável, pois ela nos perguntará quando queremos importá-la.
Concluímos o processo e já temos nosso certificado exportado.
Já temos o certificado importado, exportado e preparado para ser utilizado nos diversos trâmites que realizamos junto à administração ou alguma O negócio. Lembre-se também que é um processo altamente delicado devido ao acesso que dá aos nossos dados, pelo que só é aconselhável instalar o certificado digital no nosso computador pessoal.