A história do Windows XP (II): 45 milhões de linhas de código pronto para o mercado
Índice:
- Um novo estilo: 'Moon'
- Beta 2 e o combate aos atrasos
- Preparando o primeiro Release Candidate
- RC1, RC2 e o verão antes da partida
- Windows XP estava pronto
A Microsoft iniciou o ano de 2001 anunciando em fevereiro o nome de seu novo sistema operacional: Windows XP À frente estavam mais de sete meses de desenvolvimento no qual os de Redmond teriam que trabalhar contra o relógio para terminar uma nova versão de seu produto mais conhecido. Uma versão que também estava destinada a revolucionar o sistema operacional mais usado no mundo.
Nova base, nova interface e nova experiência; os três elementos se juntaram nas 45 milhões de linhas de código do Windows XPDurante seu desenvolvimento, o sistema teve que passar pelo escrutínio de testadores e consumidores antes de chegar ao mercado. A Microsoft não teve vida fácil e foi forçada a enfrentar atrasos e várias armadilhas antes de finalmente concluir o trabalho e dar à luz o sistema operacional destinado a reinar nos próximos anos.
Um novo estilo: 'Moon'
Depois de anunciar o nome do Windows XP, a Microsoft continuou trabalhando em sucessivos betas e compilações de seu próximo sistema operacional. O primeiro com o novo nome seria Beta 2 e significaria a mudança definitiva no Windows e sua interface de usuárioOs primeiros a vê-lo foram vinte jornalistas convidados pela Microsoft para um evento de dois dias em sua sede em Redmond sob um estrito acordo de confidencialidade.
Esses vinte escolhidos se tornaram as primeiras pessoas de fora da empresa a ver a nova interface de usuário do Windows XP, que substituiria o clássico cinza e sóbrio Windows 9x.Ainda assim, o resto do mundo não teria que esperar muito. Em 13 de fevereiro de 2001, no evento Experience Music Project (EMP), Microsoft revelou 'Luna' para o mundo, o novo estilo visual para Windows XP.
'Luna' teve um novo design e cores que mudaram a aparência do sistema respeitando os elementos tradicionais do Windows. Mesmo assim, foi uma mudança radical para um sistema operacional destinado ao mesmo tempo para casa e empresas, e seu surgimento não foi isento de críticas. Em sucessivas compilações, a Microsoft corrigia defeitos iniciais, como o tamanho desproporcional dos widgets ou da barra de tarefas e seus ícones, e adicionava opções de personalização, incluindo um tema clássico que devolvia o Windows XP à aparência do Windows 9x.
&39;Luna&39; era a face visível de outras mudanças muito mais profundas que modificaram o funcionamento do Windows e melhoraram a experiência do usuário ao focar as diferentes ações do sistema em suas tarefas diárias.Este novo eXPerience>foi muito mais do que uma mudança estética e representou uma evolução do Windows que não poderia ser revertida."
Beta 2 e o combate aos atrasos
Beta 2 foi o próximo marco no desenvolvimento do Windows XP. Seria a primeira versão de teste com o novo nome e deve ficar pronta até o final de fevereiro. Builds anteriores, como o 2428, estavam integrando a nova interface e os testadores puderam ver em primeira mão, mas o Beta 2 demoraria mais do que o esperado, complicando o cronograma de desenvolvimento inicialmente planejado pela administração.
Atrasos em certas fases de desenvolvimento pressionam o cronograma da Microsoft para o lançamento do Windows XP no mercado em 25 de outubro de 2001
A Microsoft foi forçada a adiar o Windows XP Beta 2 do final de fevereiro para meados de março em um movimento arriscado, mas necessário.Um e-mail interno revelou que Redmond não estava atingindo suas metas para aquele patch e o atraso de duas semanas deve servir para aumentar a intensidade. A administração estava preocupada com o fato de que, se não conseguissem concluir o trabalho do Beta 2 no prazo, não conseguiriam cumprir o cronograma planejado e o sistema acabaria atrasando. No final, e apesar de mais atrasos, este não foi o caso e a Microsoft conseguiu manter o Windows XP dentro do cronograma.
Bill Gates anunciou em 26 de março de 2001 a chegada do Windows XP Beta 2. O sistema continuou seu desenvolvimento e as palavras de Gates durante o anúncio descreveram perfeitamente a conquista que o Windows XP significou para a empresa:
Beta 2 foi distribuído por vários canais, incluindo o próprio Programa Beta, Microsoft Developer Network (MSDN) e TechNet. A intenção de um programa de testes tão extenso era garantir o perfeito funcionamento do Windows XP, para o qual precisavam de funcionários, desenvolvedores, parceiros e consumidores.A partir desse momento, o teste do Windows não seria mais uma tarefa puramente interna.
Preparando o primeiro Release Candidate
Após o Beta 2, os meses que antecederam o verão foram preenchidos com versões prévias e grandes anúncios. Um importante ocorreu em 11 de abril. Nesse dia a Microsoft anunciou o Windows XP Embedded, a versão do sistema projetada para funcionar embarcada em equipamentos para ambientes específicos como caixas eletrônicos ou pontos de venda. A versão tem sido fundamental para a Microsoft e ainda hoje permanece em uma porcentagem muito alta dessas máquinas, representando um dos maiores desafios que a indústria precisa superar para suportar o Windows XP.
Abril também marcou a chegada da marca Windows XP à tela de boas-vindas do sistema operacional e ao papel de parede mais famoso da história. Na compilação 2465 em 26 de abril, a Microsoft substituiu o papel de parede Desert Moon por Bliss, tornando-o o papel de parede padrão do Windows XP.La fotografía, que mostraba las verdes colinas del Valle de Napa en California coronadas por un tranquilo cielo azul, había sido adquirida por Microsoft en el año 2000 y se convertiría en una de las más vistas de la historia gracias a su presencia en millones de ordenadores de todo o mundo.
Bliss, o papel de parede do Windows XP e o mesmo lugar em 2006Em maio e junho várias compilações trouxeram mudanças na configuração de rede e drivers, no sistema plug and play e no gerenciamento de energia; além de melhorias no desempenho, confiabilidade e tempos de carregamento do sistema. Um deles foi o primeiro a incluir o Windows Messenger, que substituiria o MSN Messenger como cliente de mensagens padrão do sistema.
Mudanças e novidades que se somariam a outras até a chegada da build 2475, que liberou a tela inicial com fundo preto e logotipo do Windows XP e que praticamente encerrou o processo de desenvolvimento.A partir daí o sistema teria poucas mudanças visuais e a tarefa passou a ser corrigir erros, finalizar a documentação, traduzir tudo e melhorar o sistema para sua versão final. As compilações continuariam a chegar, sim, mas a compatibilidade de interface e hardware seria encerrada com a compilação 2481 lançada entre 1º e 6 de junho de 2001 .
RC1, RC2 e o verão antes da partida
Em Redmond, eles planejaram publicar o primeiro Release Candidate (RC1) do Windows XP em 25 de junho, depois de adiá-lo uma semana a partir da data originalmente agendada para 18. Naquele dia, porém, a Microsoft anunciou os requisitos mínimos de hardware para o Windows XP: Intel 233 MHz ou processador compatível e 128 MB de RAM Três dias depois em evento realizado em Nova York sob o nome de eXPo, os de Redmond explicaram seus planos para o RC1 e confirmaram a data de 25 de outubro de 2001 como a data de lançamento do Windows XP
Até meio milhão de usuários testaram o Windows XP durante seu desenvolvimento, fornecendo feedback inestimável
Windows XP RC1, build 2505, não chegaria aos testadores até 2 de julho. Esta será a primeira versão acessível a mais de 250.000 pessoas que se inscreveram no Windows XP Preview Program (WPP). Será a primeira vez que todos verão o novo sistema, aumentando ainda mais o número de testadores do Windows XP. Meio milhão de usuários testaram o sistema antes de seu lançamento, fornecendo feedback inestimável sobre seu desenvolvimento.
Menos de uma semana após a chegada do RC1, o mundo pôde ver a caixa que conteria o Windows XP muito antes do esperado. A culpa foi da Amazon, em cuja loja online o arquivo do sistema pôde ser visto em 7 de julho até que a Microsoft solicitou sua retirada. Mas o deslize da Amazon foi o menor dos problemas de Redmond durante os meses de verão.
Caixas Windows XP Home e ProfessionalJulho também trouxe notícias importantes para o futuro da Microsoft e seu sistema operacional relacionadas a medidas antitruste impostas à empresa pelas autoridades americanasPorque deles, a Microsoft mudou a política de licenças para os fabricantes permitindo maior flexibilidade para configurar o sistema. A partir desse momento, o acesso ao Internet Explorer e ao Outlook poderia ser modificado, e a Microsoft os incluiria entre os programas que poderiam ser eliminados, permitindo que os fabricantes mudassem o visual do navegador ou instalassem outro. Os fabricantes também poderiam colocar ícones diretamente na área de trabalho do Windows XP, uma opção que a Microsoft pretendia limitar com base em seus próprios estudos internos de preferências do usuário.
Mudanças foram adicionadas para inclusão no Release Candidate 2 (RC2), última etapa do sistema em desenvolvimento antes do lançamento da versão final.O Windows XP RC2 chegou em 27 de julho de 2001 com a build 2526. Não trazia grandes novidades, mas erros foram corrigidos e o processo foi acelerado para ter uma versão final do sistema pronta o mais rápido possível. A compilação 2545 será a última que os testadores de compilação receberão e a primeira a exigir o uso de novas chaves de produto, sinalizando o fim próximo do processo de desenvolvimento e teste do Windows XP.
Windows XP estava pronto
Iniciado há mais de dois anos com Neptune e Odyssey, a nova versão do Windows estava quase concluída em agosto de 2001 Levou a Microsoft um ano inteiro de desenvolvimento no projeto Whistler e seis meses trabalhando sob o nome Windows XP para completá-lo. Meses de compilações, betas e candidatos a lançamento testados por centenas de milhares de usuários estavam prestes a terminar com o auge do desenvolvimento do Windows XP.
Bill Gates no momento da entrega do Windows XP aos fabricantesEsse momento viria em 24 de agosto de 2001 com a compilação 2600 declarada RTM: Lançamento para fabricação O Windows XP estava pronto e os fabricantes seria o primeiro a recebê-lo. A Microsoft organizou a entrega com um evento em seu campus de Redmond, onde representantes de cinco grandes fabricantes receberam cópias do sistema operacional e decolaram de Redmond em helicópteros decorados com a marca XP. Já podiam pôr mãos à obra para preparar novos equipamentos que colocariam à venda a partir de 24 de setembro.
Mesmo com o Windows XP pronto, os consumidores ainda teriam que esperar até 25 de outubro para poder comprar o novo sistema operacional da Microsoft. Para aquele dia a Microsoft preparou uma apresentação especial em Nova York que marcaria o início da longa vida do Windows XP.
Fontes | Microsoft | Wikipédia | WinSuperSite I, II, III | Técnica Ars | Betanews Imagens | Wikipédia | Guia
No Xataka Windows | A história do Windows XP I