Microsoft e o mundo da tecnologia lamentam: falecimento de Paul Allen
Numa manhã de outono, o mundo da tecnologia está de luto e a Microsoft poderia hastear uma bandeira a meio mastro em sua sede. Paul Allen, aquele que foi o fundador junto com Bill Gates da empresa com sede em Redmond, morreu aos 65 anos, vítima dessa maldição moderna que atinge muitas pessoas, o câncer.
A doença maldita, aquela que tirou Steve Jobs de nós no dia 6 de outubro e que todos sofremos de forma mais ou menos direta, levou Allen, história de technology desde que fundou uma empresa com Gates há 43 anos, isso significaria uma revolução completa no mundo do software e computadores pessoais.
Paul Allen faleceu na tarde desta segunda-feira em Seattle, cercado por sua família, vítima de linfoma não-Hodgkin, câncer nos linfócitos do sangue . E embora fosse verdade que foi Bill Gates quem monopolizou todo o destaque, a influência de Paul Allen foi notável nos primórdios da Microsoft. A empresa não seria a mesma sem Allen, figura chave na criação da Microsoft em 1975. Sua família tornou a notícia pública em comunicado por meio de sua irmã Jody Allen:
Allen deixou de lado a empresa que havia fundado em 1983, quando foi diagnosticado pela primeira vez com sua doença. Período em que diversificou suas ocupações. Assim, passou a fazer parte da história do Portland Trail Blazers na NBA e do Seattle Seahawks na NFL. E de facto, não tardaram a chegar condolências de todas as áreas em que fez parte e do mundo tecnológico em geral.
Personalidades como Tim Cook, CEO da Apple, grande rival histórica da Microsoft, Satya Nadella, atual CEO da Microsoft, ou Jeff Bezos, da Amazon, expressaram pesar nas redes sociais em que expressaram seu apoio à família e à Microsoft pela perda
Allen, além de sua liderança na Microsoft, também fez parte da história ao fundar outras empresas de maior ou menor sucesso, mas todas na área tecnológica. É o caso da Stratolaunch Systems, fundada em 2011, empresa dedicada à aeronáutica. Além disso, junto com sua irmã Joey, ele criou a Vulcan Inc, uma entidade com sede em Seattle voltada para o gerenciamento de tarefas filantrópicas. Ele também criou outras entidades, como o Allen Institute for Brain Science, o Institute for Artificial Intelligence e o Institute of Cellular Science
Paul Allen também foi uma das pessoas mais ricas do mundo com uma fortuna estimada, segundo a Forbes, de US$ 21,7 bilhões. Isso o colocou na 40ª posição entre as fortunas mais importantes do planeta.
Descanse em paz.
Fonte | CNBC