Kingston DataTraveler: criptografando dados do seu PC com o seu USB
Índice:
Até que ponto os dados armazenados em seu stick USB são sensíveis para serem lidos ou acessíveis a pessoas fora de você? Blindar o acesso a certas informações pode ser especialmente importante em ambientes profissionais, seja no escritório ou em trânsito.
Eu costumo usar uma unidade flash USB da Kingston, a DataTraveler Locker+ G3, uma unidade reliable, com corpo metálico e embutido LED, que está disponível nas versões de 8, 16, 32 e 64 GB de capacidade total de armazenamento.Não apenas a criptografia de dados é importante, mas também a durabilidade do dispositivo em si.
Criptografe e proteja seus dados
A chave para proteger as informações contidas em uma unidade flash USB é que, quando conectado a um PC, ninguém pode acessá-lo, a menos que tenha a senha chave : Você pode clicar no drive que aparece ao iniciar o explorador de arquivos, mas ao clicar no ícone, o software de segurança será iniciado e a senha de acesso será solicitada.
"Existe um número limitado de tentativas, após as quais a memória será desativada. O que acontece se a senha for esquecida? Este não deve ser o caso, se for usado regularmente, mas ao registrar a chave pela primeira vez, sugere-se indicar alguma referência. De qualquer forma, a qualquer momento, você sempre pode formatar a memória e reutilizá-la com a mesma ou outra senha."
A senha pode e deve ser alfanumérica, e você deve incluir caracteres especiais para torná-la menos previsível. O que acontece quando a chave de acesso é confirmada? O conteúdo da unidade flash USB é exibido e o software de sincronização com contas de armazenamento em nuvem é iniciado.
Existem determinados documentos ou arquivos que não podem ser expostos, pois podem conter informações sigilosas. Por serem produtos pequenos e compactos, eles podem se perder da maneira mais boba possível ou simplesmente esquecidos em algum lugar. A criptografia de dados ajudará a proteger o acesso de usuários inexperientes que, na melhor das hipóteses, serão forçados a formatar a unidade para poder reutilizá-la.
Backup Automático na Nuvem
A unidade flash USB Kingston que uso possui software adicionado para PC, que permitirá sincronizar os dados com uma conta na nuvem e assim ter um backup sempre acessível online. O que aconteceria se o dispositivo fosse perdido? Mesmo que ninguém pudesse acessar os dados, o proprietário dos dados também não teria as informações, que podem ser necessárias para registrar um relatório ou fazer uma apresentação.
Haverá muitas opções de conta na nuvem para escolher, incluindo o OneDrive da Microsoft. O que é necessário para sincronizar? Indique os dados de acesso habituais e confirme as permissões solicitadas. Feito isso, toda vez que um arquivo é copiado para o pen drive, e desde que você tenha acesso à Internet a partir do PC, um backup é executado automaticamente
Posso escolher qual conteúdo devo copiar para a nuvem? Sim, o software permite escolher quais pastas serão lidas e consideradas para esse fim: é possível até interromper o processo de cópia.Os arquivos serão armazenados na pasta USB-to-cloud contida na localização raiz do Apps. Obviamente, o software de desktop permite que você use várias contas na nuvem e altere o idioma da interface."
Costuma-se dizer que informação é poder, e isso nunca deixará de ser verdade se determinados dados caírem nas mãos de quem não pode ou não deve usá-los. Por que não proteger e blindar o acesso a dispositivos de armazenamento físico?
Disponível na Amazon | 35 euros (versão de 32GB)
Kingston DataTraveler 32GB USB Flash Drive, Silver
Hoje na amazon por 51,28€