É assim que você pode melhorar a segurança da sua rede Wi-Fi e dos seus dispositivos ativando a filtragem MAC do seu roteador
Índice:
A segurança dos nossos computadores não se baseia apenas na utilização de um bom sistema antivírus ou antimalware. Muitas vezes podemos dar o primeiro passo melhorando a segurança da rede Wi-Fi em casa e para isso o roteador que temos nos oferece um mundo de possibilidades .
Como regra geral, não importa se é o roteador da operadora ou aquele que compramos para gerenciar a rede Wi-Fi em casa. Em todos os modelos podemos aceder a uma função que permite limitar o acesso à nossa redeTrata-se da filtragem MAC e vamos explicar em que consiste e como utilizá-la.
O que é filtragem MAC
Certamente em algum momento nós descobrimos que algum equipamento indesejado e desconhecido foi conectado à nossa rede Wi-Fi. Não é comum e não é fácil, mas está longe de ser impossível e não é tão difícil quanto pensamos.
"Pode ser simplesmente com a intenção de fofocar e acessar a Internet de graça ou o que é mais ardiloso, para fins mais perigosos. E uma defesa que nosso roteador oferece como porta de entrada para a rede de equipamentos que temos em casa e, portanto, para os dados que eles manipulam, é a opção de filtragem MAC. "
A palavra MAC é a sigla para Media Access Control e serve para identificar os dispositivos que se conectam ao nosso roteador e é que cada um tem uma espécie de matrícula baseada nas placas de rede que integram.
Seja um _smartphone_, um tablet, um console de jogos, uma _Smart TV_… todos eles têm seu próprio endereço MAC, por isso é importante conhecê-lo para evitar acessos indesejados. Isso normalmente é estabelecido nas configurações de rede de cada dispositivo e constitui uma espécie de DNI. É único e irrepetível
O processo que vamos realizar pretende permitir que nosso roteador limite o acesso à rede apenas aos dispositivos que autorizar .
Configuração de endereços MAC
Para isso, a primeira coisa a fazer é acessar o site de administração do roteador digitando o endereço IP do roteador em nosso navegador Normalmente é 192.168 .1.1 e pressionando Enter nos identificaremos para acessar com nosso nome de usuário e senha.Normalmente eles são admin como nome de usuário e senha, embora esses parâmetros devam ser alterados assim que você comprar o roteador."
O processo pode variar de formas dependendo do roteador utilizado (marca, operadora...), mas basicamente a base é o mesmo e é baseado no acesso ao menu de configuração Wi-Fi ou ao menu de segurança de cada modelo. Neste caso, fizemos isso com um roteador Jazztel Livebox.
Nesta ocasião utilizamos uma lista branca com a qual permitimos a conexão dos dispositivos adicionados à referida lista de endereços MAC e aqueles que não são bloqueados se tentarem se conectar à rede.
A única desvantagem é que se um visitante chegar vai ser um saco ter que adicionar o MAC do seu computador se você quiser para conectar, por favor. O mais interessante será habilitar a rede Wi-Fi para convidados, que pode ter validade limitada.
Para agilizar o processo, que costuma ser mais chato dependendo se temos que adicionar mais ou menos dispositivos, será interessante anotar previamente em um documento de texto todos os endereços MAC para depois adicioná-los todos mais facilmente com copiar e colar.
Devemos ir para a seção de filtragem MAC do nosso roteador, um menu que pode variar de localização dependendo da marca do roteador que vamos usar. Nesse caso, está localizado na seção Wi-Fi, no final da janela. Devemos ativar a opção de filtragem MAC"
E aqui vai um aviso Se o fizermos, é interessante que o primeiro a se registrar uma vez ativado o MAC filtragem e antes de clicar em salvar, seja o computador com o qual estamos fazendo isso, caso contrário perderemos o acesso à rede e ao roteador e teremos que reiniciar o roteador para começar de novo.
Vemos como existe uma caixa na qual devemos escrever cada MAC e depois clicar no botão adicionar. Por ser um roteador dual-band (2G e 5G), podemos adicionar o dispositivo a ambos ou a apenas um (os mais antigos só podem se conectar ao 2G).
Uma vez adicionado clique para salvar e o roteador levará alguns segundos para assimilar as alterações. De fato, se ativarmos a filtragem MAC, podemos verificar como computadores não registrados não podem acessar a rede Wi-Fi ou a cabo (dependendo do MAC usado).
Quando terminarmos, podemos verificar como cada um dos dispositivos pode se conectar à rede sem nenhum problema.