Internet

Nokia

Índice:

Anonim

Ontem surgiu um boato para alterar os preparativos da Microsoft para receber o Windows Phone 8. A notícia que circula na rede diz que, segundo fonte confiável interna , em Nokia acha que os smartphones mais recentes revelados pela HTC na semana passada são muito semelhantes à sua família de dispositivos Lumia . Tanto que os finlandeses estão preparando um processo por violação de patente em várias partes do mundo, especificamentecontra o HTC 8X , alegando excessiva semelhança com seu Lumia 820.

Quão verdadeiras são as notícias? Bem, sabemos que o pessoal da Nokia já comentou antes sobre a semelhança entre seus Windows Phones e os novos apresentados pela HTCEm um tweet, o chefe de vendas e marketing da empresa, Chris Weber, pareceu zombar de tal semelhança, comentando que a inovação do novo Lumia não estava apenas nas cores. Mas parecia ser apenas isso: um comentário bem-humorado. Daí para uma ação judicial parece ser um longo caminho.

Além disso, Nokia e HTC são as que mais apostaram no WP8 e Microsoft marcaram presença em seus respectivos eventos mostrando seu apoio às empresas. Nesse contexto, deixe-me duvidar que a própria Microsoft deixará a disputa ir para o tribunal. Então vamos pegar a notícia pelo que ela é: um boato Agora, depois de todo esse suposto conflito, surge um debate que é interessante comentar.

Aceitando seu papel no relacionamento

Para licenciar seu sistema operacional móvel A Microsoft requer certos recursos que estão principalmente relacionados às especificações de hardware.Desta forma, pretende garantir uma experiência uniforme a todos os utilizadores com Windows Phone, independentemente da marca do seu smartphone. Todo o restante do design é deixado para o fabricante Como é possível que uma disputa de cópia para cópia surja com este modelo?

A verdade é que a estratégia da Microsoft, ao mesmo tempo em que garante uma experiência agradável ao usuário, limita as possibilidades de inovação dos fabricantes. Com hardware e software semelhantes, resta brincar com formas, tamanhos e cores e inovar melhorando outras seções. Sendo esse o caso, Nokia deveria ter esperado que os telefones de outras empresas acabassem se parecendo com os deles. Embora a imaginação dos engenheiros pareça infinita, em um mundo de regras mais rígidas como o Windows Phone, o número de designs alternativos possíveis é drasticamente reduzido. Basta ver alguns celulares de outras empresas para verificar que todos seguem o mesmo padrão com poucas variações.

Da esquerda para a direita: HTC 8X, Nokia Lumia 820 e Samsung ATIV S

Depois de aceitar esse modelo de relacionamento entre fabricante de hardware e fornecedor de software, parece absurdo sugerir que outros estão plagiando seus designs. Supõe-se que, com o Lumia 920, a Nokia tentou inovar em tudo o que pôde nessa relação para trazer um smartphone que é o melhor do mercado em várias seções. Esse é o tipo de oferta que se espera de quem aposta no Windows Phone: inovação em tudo o que a relação permite; deixando a Microsoft para trabalhar em uma experiência de software adequada. Se você está tão preocupado com os outros copiando você, isso pode não ser o seu modelo.

Internet

Escolha dos editores

Back to top button