Primeiras impressões do novo Windows Phone 8 da Nokia e HTC

Índice:
- Resumos rápidos do Windows Phone 8
- Nokia Lumia 920 e 820: absolutamente ótimo
- HTC 8X e 8S: Sim, são bons, mas…
Ontem estivemos na apresentação do Windows Phone 8 em Madrid e, além de acompanhar ao vivo todas as novidades que foram apresentadas, pudemos jogar um pouco os novos telemóveis com Windows Phone 8, tanto da HTC quanto da Nokia. Vamos ver quais foram nossas primeiras impressões com eles.
Resumos rápidos do Windows Phone 8
No pouco tempo que passamos com os telefones não conseguimos ter uma ideia completa de como o Windows Phone 8 funciona, mas podemos tirar algumas conclusões rápidas sobre os recursos mais visíveis.
Primeiro, a tela inicial. É realmente útil, muito mais do que já é no Windows Phone 7. Não se trata apenas de aumentar ou diminuir os blocos: também muda a quantidade de informações que eles exibem e a importância que você dá a cada aplicativo. É a melhor forma de organizar um móvel que é realmente seu.
Também testamos o novo aplicativo de câmera e a melhoria é incrível. A interface está mais fácil de usar, com atalhos mais à mão, e o melhor de tudo, agora podemos editar fotos (cortar, corrigir, girar...) diretamente do aplicativo de imagem, sem recorrer a mais nada.
Em termos de velocidade do sistema, notei alguma melhoria de desempenho em todos os telefones, embora eu ache que seja devido a animações mais curtas do que qualquer outra coisa.Eu tentei alguns jogos e navegação na Internet, e eles funcionam perfeitamente. Mas como eu disse, o desempenho do Windows Phone 7 já é quase perfeito então qualquer melhora vai ser praticamente psicológica .
Por fim, tentei dar uma olhada rápida no aplicativo de música. É muito cedo para dizer, mas parece-me que não melhoraram praticamente nada ao nível da gestão de bibliotecas, playlists... Teremos de o testar mais para saber que melhorias traz, mas não não parece bom. E, pessoalmente, acho que ainda há muito a melhorar no aplicativo de música do Windows Phone.
Nokia Lumia 920 e 820: absolutamente ótimo
Vamos começar com o Lumia 920. Só consegui segurá-lo por um curto período de tempo em minhas mãos, mas as sensações que ele transmite são ótimas. Apesar de ser maior que o Lumia 800, parece um pouco mais leve (ainda é um telefone pesado, lembre-se).O acabamento é muito mais polido e achei o polímero do case muito mais agradável ao toque.
Apesar de ser um telefone grande de 4,5 polegadas, é muito confortável e pode ser operado facilmente com uma mão. A tela é muito nítida, é muito bom de usar.
Tentamos testar a tecnologia de toque supersensível e, na verdade, não é tão ruim. Pode ser usado perfeitamente com a unha, mas rapidamente tentamos usá-lo com o dedo coberto por um tecido fino de jersey e não funcionou. Como o restante dos recursos, teremos que esperar até que o tenhamos em silêncio para ver como realmente funciona.
Também testamos a câmera, mas a verdade é que ela não produziu resultados particularmente impressionantes. Por outro lado, normal: as condições não eram as melhores para testá-lo e também não podemos comparar as imagens na tela de um celular.
O Lumia 820 me surpreendeu positivamente. Eu esperava um telefone menos cuidadoso com um design um pouco mais feio, mas ao vivo e direto esse terminal ganha muito. A carcaça removível é quase imperceptível e, assim como o 920, a tela é uma das melhores que já vi.
E apesar de ser grande, ainda é muito confortável e fácil de usar com uma mão. Também não conseguimos pensar muito na câmera: no momento parece que pode dar bons resultados.
Uma coisa que me chamou a atenção no Lumia é o cuidado que eles tiveram com os botões desta vez. No Lumia 800, os botões de câmera e volume são um pouco soltos: dançam nas frestas. No 820 e 920, os botões são totalmente fixos, são mais discretos e ainda não são difíceis de achar e apertar.
No geral, nota-se que a Nokia está bancando o cara da linha Lumia. Os novos terminais são muito bem desenhados, bem cuidados e funcionam perfeitamente. A aposta perfeita para ser o carro-chefe do Windows Phone 8.
HTC 8X e 8S: Sim, são bons, mas…
Se eu disse antes que isso mostra que a Nokia está bancando o cara com o Lumia, também mostra que o 8X e o 8S são apostas de segunda linha para a HTC. São telefones muito bons, sim, mas f alta algo, f alta personalidade.
Vamos começar com o HTC 8X: um telefone muito leve, quase tão leve quanto o iPhone 5. O polímero da carcaça é muito confortável, mais agradável ao toque do que o Lumia 920. Quanto pelo tamanho, é um telefone que me parece muito alto: é difícil navegar por toda a tela com uma mão.
A tela parece muito boa, clara e com uma resposta muito rápida. Quanto à câmera, não podemos dizer muito: a câmera parece muito boa, mas no evento não estávamos nas melhores condições para avaliá-la.
Tal como no Lumia, os botões exteriores são muito discretos, fixados à caixa e fáceis de encontrar com uma mão. No geral, o 8X é um celular muito bom, confortável e muito bem acabado.
O HTC 8S, por sua vez, não me chamou tanto a atenção. O tamanho me parece perfeito: a tela aproveita perfeitamente o espaço do celular, cabe na mão sem nenhum problema e você não precisa fazer nenhum esforço para alcançar qualquer parte da tela.
A caixa é feita do mesmo material do 8X, também muito agradável ao toque.A tela não se destacou muito e, neste caso, como o celular estava em uma ancoragem, os únicos testes que conseguimos fazer com a câmera foram na parede oposta (o que não deu ruim, deve ser dito).
Infelizmente, também não tivemos a chance de testar o sistema de áudio com o Beats, que promete muito. E, finalmente, os aplicativos pré-instalados da HTC permanecem in alterados em relação ao Windows Phone 7: um hub central e alguns pequenos utilitários de telefone.
Imagino que seja mais uma questão de gosto, mas pessoalmente os HTCs me dão a sensação de ser um telefone com o qual não quiseram se dedicar totalmente. Sim, é muito bom, mas f alta algo, um ponto de originalidade, de personalidade, algo que o faça se destacar e competir com a Nokia.
Seja como for, o Windows Phone 8 está indo bem. O sistema é muito bom e os telefones são realmente atraentes: só f alta um bom ecossistema de aplicativos para o Windows Phone ficar cem por cento completo.