PureView2

Índice:
- Tudo começa com a lente
- Estabilização de imagem
- O sensor e processamento de imagem, eletrônica para alimentar
Na apresentação de setembro, juntamente com a Microsoft e seu Windows Phone 8, a Nokia arrancou aplausos e suspiros dos presentes, tanto fisicamente quanto virtualmente, ao mostrar exemplos de fotografia com pouca luz e estabilização de vídeo.
Já chegou ao mercado espanhol, na apresentação que acompanhamos ao vivo do XatakaWindows, e quero fazer uma análise um pouco mais aprofundada do recurso - do carro-chefe, o Lumia 920 - que, junto com o Windows Phone 8, mais me chama a atenção: a tecnologia PureView2 para capturar imagens estáticas e em movimento.
Herdeira da primeira versão da tecnologia PureView, aplicada ao modelo 808 e seu sensor gigante, mobile Speaking, esta segunda versão baixou suas capacidades brutas por ser baseado em um sensor muito menor, mantendo a qualidade da ótica Carl Zeiss e melhorando a estabilização da imagem.
Tudo começa com a lente
Em meados do século XIX, em 1845, Carl Zeiss abriu uma pequena oficina de mecânica de precisão e ótica em Jena, na Alemanha. Inicialmente dedicada à produção de microscópios. Em 1866 juntou-se ao inventor, cientista e empresário Ernst Abbe, juntando-se a eles o químico Otto Schottem 1884, formando o núcleo da empresa que daria origem ao moderno mercado de ótica.
O impacto da Carl Zeiss na tecnologia no campo da ótica é difícil de entender, já que liderou o caminho em praticamente todas as suas facetas.Assim, no início de 1894, ele desenvolveu um par de abotoaduras de prisma; em 1902 apresentaram a objetiva fotográfica Tessar – a chamada Ojo de Aguila-; em 1935 revolucionaram a qualidade das imagens com um tratamento antirreflexo da ótica; na década de 1960, todas as Operações fotográficas espaciais do Projeto Mercury usam suas lentes; em 1978 apresentou um microscópio eletrônico; a ótica litográfica permite a fabricação automática de chips em 1984; Em 1996 a Sony utilizava suas lentes nas Camcorder - as câmeras de vídeo pessoais da época - e nesta primeira década do século 21 foram feitos avanços nas áreas de fabricação de chips, lentes para todo tipo de aparelhos fotográficos, microscopia e medicina.
Uma dessas excelentes lentes é a que o Lumia 920 integra como ótica do seu sistema de captura de imagens; tanto estático quanto em movimento. É uma lente widescreen de 26 mm com proporção de 16:9 e abertura f/2.0. incluindo um estabilizador mecânico de imagem.
Estabilização de imagem
Esta é sem dúvida a melhoria mais significativa nos novos telemóveis topo de gama da Nokia: estabilização ótica de imagem(OIS).
OIS detecta movimentos bruscos da câmera usando um giroscópio - um sensor de alta precisão - para detectar o grau e a direção. Que, na maioria dos sistemas OIS, move um elemento de lente na direção oposta para compensar e cancelar a trepidação não intencional da câmera.
Em vez disso, a Nokia desenvolveu a tecnologia para que, em vez de um único elemento de lente se mover para compensar a trepidação da câmera, ele mova todo o conjunto ópticoem perfeita sincronia com o movimento da câmera.O benefício dessa abordagem é que movimentos e trajetórias mais complexos podem ser compensados em maior número.
O sistema de estabilização da Nokia é capaz de detectar e responder a até 500 movimentos por segundo, cerca de 300 vezes mais rápido que a reação humana média tempo para um evento esperado. E por isso apresenta um nível de estabilização ao mais alto nível dos telemóveis actuais.
O sensor e processamento de imagem, eletrônica para alimentar
Com certeza passar de um sensor com mais de 40 milhões de pixels para um com pouco mais de 8, chama a atenção. Mas a Nokia tem acompanhado de perto a utilização dos seus telemóveis pelos utilizadores e chegou à convicção de que, para a maioria dos compradores de smartphones, a qualidade das imagens e vídeos obtidos é muito mais importante do que ter grandes resoluções.
Assim foi projetado um sensor que funciona naturalmente em formatos com 16:9 e 4:3, como pode ser Observe na imagem que se observa abaixo.
Além disso, é um sensor BSI (Black Side Illuminated), ou seja, utiliza uma nova tecnologia de construção que aumenta a capacidade de capturar fótons em mais de 30 %em relação à tecnologia FSI convencional, colocando a camada fotorreceptiva à frente da camada de circuito integrado.
Para completar a fórmula que levou este modelo a ser atualmente o Smartphone com a melhor câmera integrada do mercado, devemos destacar a eletrônica e o processamento de imagem software desenvolvido e incorporado pela Microsoft, e do qual –obviamente- apenas seus excelentes resultados puderam ser conhecidos.
Em resumo, o preço de uma câmera compacta de alto desempenho pode ser descontado do preço anunciado, pois você não poderá substituí-la.
No XatakaWindows | Os Nokia Lumia 920, 820 e 620 podem ser adquiridos por 669, 449 e 269 euros, Acompanhamento ao vivo da apresentação do novo Lumia em Espanha