Nokia Lumia 920 e Lumia 925 frente a frente

Índice:
- Desempenho: a maioria das coisas permanece a mesma
- Tela: mudando de painel, mas mantendo as tecnologias
- Câmera: ajustando o hardware e melhorando o software
- Design: redução de peso, espessura e cores
- Ajustando sem risco
A Nokia deve ter pensado que tendo um dos melhores celulares do mercado no ano passado, reconhecido como tal pela crítica e grande parte dos consumidores, não havia necessidade de reinventar a roda. Com base no Lumia 920, os finlandeses se concentraram em melhorar algumas de suas seções no Lumia 925
Que ninguém espere grandes mudanças no hardware do novo carro-chefe da empresa. As mudanças estão focadas em tornar o terminal mais gerenciável e ajustar algumas funcionalidades no que é, em última análise, uma pequena atualização para o telefone carro-chefe da empresaVejamos um review do que seu antecessor e o novo Lumia 925 nos oferecem neste pequeno comparativo.
Desempenho: a maioria das coisas permanece a mesma
Mesmo processador Snapdragon S4 dual-core de 1,5 GHZ, mesmo 1 GB de RAM e mesma bateria de 2.000 mAh. Se procurarmos diferenças entre o Lumia 920 e o Lumia 925, não será no desempenho onde as encontraremos. Mesmo hardware deve garantir fluidez igual do Windows Phone 8 em ambos os dispositivos.
Mas onde a Nokia decidiu mudar é na quantidade de armazenamento disponível no telefone. Inexplicavelmente, o Lumia 925 reduz o armazenamento interno de 32 GB para 16 GB e continua sem adicionar opções de expansão microSD. No entanto, ele mantém os 7 GB de armazenamento no SkyDrive que acompanhavam seu antecessor.
Tela: mudando de painel, mas mantendo as tecnologias
A tela do Lumia 920 foi uma das seções que recebeu as melhores críticas durante esses meses. Sua tela IPS de 4,5 polegadas foi amplamente elogiada por sua qualidade e como funciona bem em todos os tipos de condições. No Lumia 925, os finlandeses decidiram manter grande parte de sua tecnologia, mas optando desta vez por outro tipo de tela
O novo carro-chefe da empresa virá com tela AMOLED com PureMotion HD+, ClearBlack, alta sensibilidade e o restante das tecnologias da casa quão bem eles se adaptam ao seu 4,5 pol. A resolução permanece em 1280x768 e esses 332 pixels por polegada. Tudo isso estará melhor protegido desta vez ao incorporar a proteção do Gorilla Glass 2.
Câmera: ajustando o hardware e melhorando o software
A câmara foi outro dos pontos fortes do Lumia 920 e este é um dos troços em que mais se tem esforçado em Espoo. Como superar o que já parece excelente? Bem, em vez de mudar radicalmente, a Nokia decidiu melhorar o que já tinha com pequenos ajustes de hardware que permitem, por exemplo, a câmera do Lumia 925 funcionar ainda melhor em condições de pouca luz
Mas ao invés de apenas mexer no hardware, boa parte das mudanças vem do software. A Nokia atualizou os principais aplicativos de câmera e com o Lumia 925 lançou o Smart Camera, um software de edição rápida para nossas fotos que promete ser uma grande ajuda para seus tempo para obter os melhores instantâneos possíveis.
Agora, esse aplicativo não será um diferencial por muito tempo. O Lumia 920, juntamente com o restante da família, também receberá uma Smart Camera em uma atualização futura, portanto, na seção de software, a distinção não durará muito.
Design: redução de peso, espessura e cores
Aqui talvez seja a seção que apresenta mais diferenças entre os dois celulares. Sem ser uma mudança exagerada, o Lumia 925 rompe com o corpo de policarbonato colorido característico do resto da família. No novo terminal ainda temos um verso em policarbonato, que pode ser branco, preto ou cinza; mas a borda torna-se um pedaço de metal que visa garantir maior resistência e melhor desempenho da antena do telefone.
No tamanho temos praticamente a mesma altura e a mesma largura, mas em troca perdemos alguma espessura, ficando nos 8,5 mm, e uma redução significativa no peso do 25%, passando de 185 gramas do 920 para 139 do Lumia 925.Claro, você tem que cortar em algum lugar para obter tais reduções de espessura e peso, e é por isso que o Lumia 925 vem sem carregamento sem fio como padrão, exigindo um invólucro adicional para ele.
Ajustando sem risco
Mais do que um novo terminal de franquia, o Lumia 925 é uma atualização do 920 incluindo algumas das melhorias que os usuários exigiram. Os maiores esforços parecem ter sido direcionados para a redução do peso e espessura do terminal para torná-lo mais manejável. Ao custo disso, perdemos a memória interna e o carregamento sem fio integrado ao terminal.
Resumindo, quem tem um Lumia 920 não deve ficar de fora do novo smartphone da Nokia. Além das dimensões, as melhorias no hardware da câmera e as modificações na tela não justificam a alteração ou atualização do seu terminal.Para os indecisos quanto à compra do topo de gama da família Lumia, talvez este 925 resolva algumas das dúvidas. Principalmente se mantiver esse preço de 469 euros mais IVA (cerca de 569 euros).
No Xataka Windows | Primeiras impressões do Nokia Lumia 925 | Avaliação do Nokia Lumia 920