Nokia vende 5

A Nokia aproveitou o dia de hoje para divulgar seus resultados financeiros do período de janeiro a março deste ano, e, conforme informa tem sido comum, há notícias boas e notícias não tão boas. Se no último trimestre de 2012 a Nokia voltou ao caminho dos lucros, nos primeiros meses de 2013 voltou a cair em ligeiras perdas. Obviamente, os números do quarto trimestre do ano passado incluíram as vendas dos escritórios da empresa em Espoo. Sem estas receitas, os finlandeses voltam a apresentar resultados negativos embora continuem com a melhoria percebida nos trimestres anteriores.
A empresa obteve receitas de 5.850 milhões e perdas de 150 milhões de euros As receitas aumentaram ligeiramente em relação ao mesmo trimestre do ano passado, mas a novidade vem na redução das perdas. Se compararmos com os 1.340 milhões de euros que a empresa deixou no primeiro trimestre de 2012, a variação é significativa e explica porque os números podem ser vistos de forma positiva apesar de tudo.
Por divisões, dispositivos e serviços, apesar de ter perdido 42 milhões de euros, dá bons sinais no que diz respeito à família de terminais com Windows Phone. No último trimestre 5, 6 milhões de Lumia É o recorde desde que os finlandeses apostaram no sistema Microsoft e em mais um milhão de terminais face ao último trimestre do passado ano financeiro. As perspectivas são ainda melhores com a empresa prevendo mais de 7 milhões de Lumias para o segundo trimestre.Mas, embora os números de Lumia continuem crescendo, as vendas de terminais consideradas em geral continuam diminuindo, passando de 82,7 para 61,9 milhões de aparelhos.
Outras divisões mostram sinais de melhora, ainda que com nuances. A divisão de comunicações da Siemens Networks passou de um prejuízo de 1.000 milhões de euros no ano passado para um lucro de 3 milhões, claramente limpando suas contas. Por outro lado, a divisão de mapas HERE perde 97 milhões, mantendo valores semelhantes aos de 2012. Por sua vez, o capital disponível da empresa aumentou de 4.370 milhões para 4.480 milhões de euros entre o primeiro trimestre do ano passado e o atual.
Diante desses números parece que A estratégia da Nokia pode estar começando a dar frutos O processo de reestruturação da empresa em torno do Windows Phone estaria gerenciando para reduzir as perdas da empresa. E enquanto os números de vendas de aparelhos continuam caindo significativamente, a família Lumia, principal aposta da Nokia, vende mais a cada trimestre.Se os números ainda se somam quando os finlandeses realmente começarem a arcar com os custos de seu acordo com a Microsoft, ainda não se sabe.
Mais informações | Nokia