Analistas discordam

Muitas empresas de pesquisa de mercado publicam regularmente suas estimativas de vendas de dispositivos. Seus números servem de referência para a mídia e para os consumidores e tendem a mover-se em proporções semelhantes, embora às vezes apresentem diferenças perceptíveis. O último ocorre com os números de vendas do Windows Phone durante o primeiro trimestre do ano.
Esta semana a Canalys publicou suas estimativas de vendas de smartphones para os meses de janeiro a março de 2014. De acordo com seus números nesses meses, 279, 4 milhões de smartphones , dos quais 81% tinham Android como sistema operacional, 16% com iOS e 3% com Windows Phone Uma conta rápida, portanto, permite que as vendas de celulares com Windows Phone cheguem a 8,4 milhões nos primeiros três meses deste ano. Um número distante de outros relatórios conhecidos dias atrás.
Na semana passada, a empresa ABI Research publicou seu relatório sobre o primeiro trimestre de 2014, colocando as vendas do Windows Phone em 13,3 milhões de unidades. Tal valor representaria um crescimento de 119% em relação ao mesmo período do ano passado e colocaria o sistema da Microsoft em terceiro lugar no setor de smartphones com 3% de participação de mercado. A quem ouvimos?
Na verdade, Os números da ABI Research parecem excessivamente otimistas a julgar por outros detalhes que conhecemos. O número de 13,3 milhões não condiz com os dados relativos ao desempenho da Nokia nos últimos trimestres.Embora os finlandeses não tenham divulgado os números das vendas da família Lumia nos últimos dois anos (4º trimestre de 2013 e 1º trimestre de 2014), sabe-se que estes foram inferiores aos 8 milhões alcançados entre os meses de julho e setembro de 2013.
Levando em conta que os terminais finlandeses representam mais de 90% do mercado Windows Phone, algo não bate certo nos números da ABI Research. As estimativas da Canalys parecem mais precisas, colocando as vendas em 8,4 milhões de unidades Esse número continuaria representando um crescimento significativo em relação ao mesmo período do ano passado, mas com um tom bem mais moderado .
A verdade é que a Microsoft ainda tem um longo caminho a percorrer para conquistar o mercado de Android e iOS e as vendas de Windows Phone precisam de um impulso muito maior. Veremos se os requisitos moderados para se tornar um OEM, o licenciamento gratuito do seu sistema e o suporte de fabricantes renomados como a LG ajudam o Windows Phone a crescer mais rápido nos próximos meses.
Via | WinBeta | Imagem WMPowerUser | Microsoft News Center