Pesquisamos as grandes operadoras de telefonia da Espanha e esses são os telefones Windows que encontramos

Todo mundo sabe que o Windows para dispositivos móveis não é uma plataforma particularmente brilhante. Não estamos falando de desempenho ou funcionalidade, isso é outro assunto, mas de presença no mercado, participação nas vendas E nesse sentido, um dos problemas é a f alta de distribuição e suporte das operadoras de telefonia.
"E embora possam não ter a mesma importância de há alguns anos, o sucesso de um terminal ainda pode ser parcialmente motivado pelo suporte que fornecem ditas companhias telefônicas.E assim, enquanto vemos como todos estão loucos para incluir em seus catálogos a melhor oferta para obter um iPhone 7 ou um Samsung Galaxy S8, para dar apenas dois exemplos, não vemos uma posição semelhante para um _smartphone_ no Windows."
Vodafone
No caso do primeiro operador em que pesquisamos a sensação foi ruim. Trata-se da Vodafone e na secção de telemóveis a comprar vimos que estão agrupados por tarifários ou por marcas/sistema operativo.
Esta seção foi onde pesquisamos e no sistema operacional só vemos três alternativas e nenhuma é Windows Phone Nos deparamos com iOS , Android e até BlackBerry como opção, mas Sistema operacional da Microsoft não está listado para ser escolhido
Somente no caso de optar por renovar o celular é que vemos como aparece a opção de optar por um modelo com Windows. Este é o Lumia 550 (que por sinal vai atualizar para o Creators Update, que podemos optar mas apenas se já formos clientes da operadora vermelha.
Movistar
A próxima parada foi na Movistar, talvez a mais importante das quatro grandes operadoras e onde, portanto, esperamos encontrar alguma possibilidadepara obter um telefone Windows que foi oferecido em seu catálogo.
Aqui a barra para filtrar a pesquisa aparece à esquerda e como no caso anterior não precisamos executá-la porque entre os sistemas operacionais que mostram não há modelosdisponíveis para Windows Phone.
E sim, é verdade que ao contrário da Vodafone (no que diz respeito aos telemóveis gratuitos), aqui pelo menos se há indícios de que em algum momento os tiveram no catálogo, mas agora o Windows Phone aparece ao lado de um número zero, que contrasta com as 22 opções do Android ou as duas do iOS (iPhone 7 e iPhone 7 Plus).
Laranja
Chegamos a Orange e a esperança de encontrar uma alternativa derrete como açúcar no café. E é que no caso da operadora laranja nos deparamos com um filtro de resultados em que aparecem apenas marcas, não sistemas operacionais. Porém um pequeno raio de esperança se abre ao ver a Nokia entre as firmas (poderia haver algum Lumia mesmo que fosse antigo).
Basta verificar a marca Nokia para ver como é o telefone Não tem nada a ver com um _smartphone_ muito menos com o Windows Phone É apenas um Nokia básico, um modelo de 36 euros que permite fazer chamadas e receber mensagens, ideal para quem não quer estar sempre ligado.
Yoigo
E assim chegamos a Yoigo. Três buscas com o mesmo resultado: o nada absoluto. E é que emboratenhamos poucas esperanças de que a quarta maior operadora em disputa ofereça em seu catálogo algum modelo sob Windows, a ampla gama de opções que oferece nos torna abrigar um fio de luz
Encontramos uma barra lateral à esquerda, semelhante à do Movistar com opções agrupadas em marcas ou sistemas operacionais.Alcatel, Apple, HCT... e nos sistemas operativos Reaparece o Windows Phone mas... como no caso da Movistar com um zero à direita Uma figura que contrasta com as 55 alternativas do Android ou as 38 do iOS (jogam com capacidades e cores para diferenciar).
Existem apenas quatro operadoras de telefonia, mas são as quatro maiores, com maior número de clientes e portanto com capacidade de ir mais longe na oferta de terminaise nenhum deles possui atualmente um telefone Windows em seu catálogo gratuito (apenas a Vodafone tem um em renovação).
Não sabemos se isso é sintoma da baixa popularidade da plataforma ou se a baixa popularidade se deve a situações como isto. A verdade é que hoje conseguir um telefone com Windows Phone sob uma operadora torna-se uma tarefa titânica em que muitos cairão pelo caminho tentados por outras marcas e modelos.