Um novo estudo agora coroa o Internet Explorer 9 como o navegador mais seguro
Apesar das informações de alguns dias atrás sobre uma grande vulnerabilidade no Internet Explorer, agora um novo estudo publicado pelo NSS Labs traz o melhor notícias para a equipe do IE. De acordo com este estudo, Internet Explorer 9 é de longe o melhor navegador para bloquear malware e proteger contra todos os tipos de fraude na Internet. Na comparação, realizada entre dezembro de 2011 e maio de 2012, o navegador da Microsoft superou largamente seus principais concorrentes: Google Chrome, Mozilla Firefox e Apple Safari.
Para realizar a pesquisa, NSS Labs testou IE9, Chrome da versão 15 a 19, Firefox da versão 7 a 13 e Safari 5 ; todos rodando em máquinas virtuais similares com Windows 7 como sistema operacional. Cada navegador foi permanentemente atualizado para sua versão mais recente durante o teste. Ao longo deles, cada um deles investigaram mais de 750.000 casos para verificar múltiplas formas de malware, fraude bancária, roubo de senha, falsificação de identidade ou clique fraudulento .
Após o período de estudo os resultados foram muito favoráveis ao navegador Windows. Internet Explorer 9 conseguiu bloquear cerca de 95% da atividade maliciosa, triplicando o número de bloqueios do Chrome, o que ocorreu em 33% dos casos , e deixando o Firefox e Safari em evidência, incapaz de bloquear até 6% dos ataques.A diferença é gritante no caso dos cliques fraudulentos, onde o IE9 ainda está acima de 90% de bloqueios enquanto seus rivais mal conseguiram bloquear 1%.
Essa diferença pode ser real? Bem, a empresa que realizou o estudo, NSS Labs, parece ter recebido financiamento da Microsoft para sua pesquisa em outras ocasiões, embora neste caso garante que seu trabalho seja totalmente independente e sem patrocínio da gigante da informática. Por via das dúvidas, deixo abaixo os links das duas partes do estudo para que você possa tirar suas próprias conclusões. As diferenças são realmente impressionantes e, se verdadeiras, seriam adicionadas a outros testes que demonstram o esforço que o pessoal de Redmond está fazendo para melhorar seu navegador.
Via | A Próxima Web Mais informações | NSS Labs Study Parte 1, Parte 2