Terra
Índice:
Desde 1968, a tripulação da Apollo 8 nos surpreendeu com a visão de nosso planeta nascendo no horizonte lunar, as representações de nosso globo não para de melhorar em qualidade, impacto e espetacularidade.
Porém, na imensurável Internet de meados da segunda década do século XXI, não é fácil encontrar pérolas como esta que hoje tenho o prazer de compartilhar com os leitores do XatakaWindows: Terra.
A Terra está muito viva
O primeiro impacto visual oferecido pelo globo que vemos ao entrar neste site pela primeira vez é a visão em movimento (em escala) de a circulação do vento atmosféricoao nível do solo.
É fascinante experimentar o que realmente significa uma depressão do Atlântico Norte, como os ventos de alta velocidade giram e afetam centenas de quilômetros de distância.
Também temos vários graus de zoom, podendo até selecionar um determinado ponto em particular e saber a velocidade estimada do fluxo de ar naquela situação geográfica.
A experiência ganha graus de profundidade e complexidade quando clicamos na palavra Terra e acessamos um menu de opções de camadas a serem exibidas.
Então, nas primeiras linhas posso ver a data e hora da observação, o conjunto de dados sendo usado no gráfico, a escala de cores e os dados fonte.
No segundo bloco, posso mudar o sentido do tempo, situar-me na minha posição geográfica ou observar uma grelha que cobre toda a superfície.
A partir daqui posso definir se quero ver a circulação atmosférica ou náutica. Este último me mostra todas as principais correntes do globo.
También puedo seleccionar la altura en la que quiero observar los vientos, lo cual le va a dar más de una y de dos sorpresas a muchos lectores (os recomiendo ver los anillos planetarios de corrientes de chorro a 10HP de altura).
O Overlay nos permite indicar o tipo de dado sobre o qual desejo visualizar a circulação atmosférica. Assim posso observar a temperatura, a água precipitável, a água nas nuvens e a pressão ao nível do mar (que os profissionais me perdoem pelas minhas traduções grosseiras).
Por último, e relembrando aqueles anos como estudante, tenho 8 diferentes projeções do globo, nas quais visualizar a simulação.
Quando a ciência é bela
Cameron Beccario, o autor desta obra de arte científica, não descobriu nada de novo. Mas, como aqueles astronautas da Apollo 8, me fez ver a Terra de um ponto de vista único, e especialmente bonito.
Construído usando linguagens e ferramentas padrão amplamente utilizadas pela indústria de desenvolvimento Web, este simulador se baseia em fontes de dados governamentais abertas e é uma amostra espetacular do que pode ser construídonesta Sociedade da Informação supersaturada.
Espero que você goste.
Mais informações | Terra