Reveladas as primeiras capturas de "Spartan"
Na semana passada, houve um boato de que a Microsoft estaria trabalhando em um novo navegador da web, sob o codinome Spartan, com a intenção de para poder oferecer uma alternativa melhor ao Firefox e ao Chrome para os usuários finais."
De acordo com o que foi revelado na época, a Spartan usaria uma versão modificada do Trident como seu mecanismo de renderização (ou seja, não adotaria o WebKit), mas implementaria grandes mudanças na interface do que estávamos acostumados a ver até o Internet Explorer 11.
Com esse novo design, juntamente com a mudança de nome e melhorias como suporte a extensões, buscaria oferecer uma aparência mais moderna experiência que cativa os usuários, a fim de superar o estigma de um navegador ruim com o qual o Internet Explorer tem que ser carregado até hoje (injustamente, eu diria).
Bem, uma semana depois, finalmente temos a primeira prévia de como seria a interface Spartan Estas são algumas capturas de tela obtidas por Neowin e, embora sejam um tanto borrados, eles nos mostram o que é evidentemente uma nova interface para um navegador da web.
Para poder apreciar este design com mais clareza e nitidez, a Neowin criou uma maquete ou conceito em maior resolução, usando capturas desfocadas como base. O resultado é mais ou menos assim:
Simplificando, este é um layout muito semelhante ao que existe hoje em quase todos os outros navegadores, incluindo Firefox e Chrome. Guias acima da barra de endereço, uma grande barra de endereço e pesquisa na segunda linha e alguns botões de funções básicas nas laterais: voltar e avançar, atualizar a página e opções.
Quanto às funções específicas deste navegador, há a inclusão de um botão de modo de leitura>"
Em relação ao restante da interface, a única coisa que nos dizem no Neowin é que o Spartan funcionará em uma janela sem bordas, assim, maximize o espaço disponível para páginas da web. Fora isso não há mais detalhes, nem sobre o menu de opções, downloads ou favoritos, nem sobre como funcionará o esperado sistema de extensões.
No momento não se sabe quando será a data de apresentação deste novo navegador. Na semana passada, Mary Jo Foley estava especulando que isso poderia ver a luz do dia no evento Windows 10 em 21 de janeiro, mas também há a possibilidade de que Spartan ainda não esteja estar concluído o suficiente até essa data para ser mostrado ao mundo.
Via | Neowin