Por falar em Azure
Índice:
- Media Services, ou serviços multimídia, para grandes transmissões
- Serviços oferecidos pela plataforma
Há algum tempo, a Microsoft publicou um excelente infográfico em sua página de download, onde você pode ver todos os serviços e recursos que o MS Cloud oferece aos seus usuários. Este é um documento bastante denso e vou aproveitá-lo para descrever de forma compreensível as características e tecnologias que são descritas.
Neste capítulo da série Vou falar sobre os Media Services, ou serviços multimídia que ele oferece.
Media Services, ou serviços multimídia, para grandes transmissões
Embora tenha levado décadas para ser capaz de transmitir imagens em movimento pelas ondas de televisão para o mundo inteiro, criando uma densa rede de satélites espaciais ao longo do caminho, pode-se dizer sem dúvida que com com o advento das transmissões digitais todo o globo pode ser coberto com transmissões audiovisuais.
Por outro lado, a transmissão via Internet, apesar de melhorar muito em qualidade e desempenho, continuam exigindo infraestruturas de potência, largura de banda e custos muito elevados E quem reúne os requisitos de hardware e software necessários para este tipo de serviço: A Cloud e, neste caso específico, os Serviços de Media Azure.
Desde abril de 2012, o Azure apresenta os Media Services que define da seguinte forma:
Media Services incluem versões baseadas em nuvem de muitas tecnologias existentes da Microsoft Media Platform e nossos parceiros de mídia, incluindo input, codificação, conversão de formato, proteção de ambos os demanda e conteúdo e funcionalidade de transmissão ao vivoSeja para aprimorar soluções existentes ou criar novos fluxos de trabalho, os serviços de mídia podem ser facilmente combinados e gerenciados para criar fluxos de trabalho personalizados para atender a todas as necessidades.”
Serviços oferecidos pela plataforma
- Ingestão Este serviço é o que permite carregar conteúdos multimédia para a Cloud. Considerando que os arquivos são especialmente grandes, pode-se utilizar o protocolo UDP ao invés do HTTPS para obter maior velocidade de transmissão; e permitir que o conteúdo seja criptografado antes de ser carregado usando AES de 256 bits, em conformidade com os requisitos de segurança.
- Codificaçãopermite compactar o vídeo com diferentes códigos H.264, MPEG-1, MPEG-2, VC-1 ou Windows Media Video.
- Conversion Qual é o serviço que nos permite converter nossos pacotes de vídeo em formatos de streaming padrão, como Smooth Streaming ou Apple HTTP Live Streaming .
- Content Protection O Azure fornece DRM (Digital Rights Management) como uma solução de proteção de conteúdo. Atualmente, as tecnologias DRM são compatíveis com Microsoft PlayReady Protection e MPEG Common Encryption. Em um futuro próximo, ele suportará BuyDRM, EZDRM ou Civolution.
- Streaming ON-Demand Você pode fazer upload de conteúdo criptografado para a nuvem e configurar servidores virtuais para transmitir o material via streaming, seja usando o Azure CDNs ou qualquer outro no mercado como Akamai, Limeline, etc.
Em resumo, temos acesso a os requisitos necessários para podermos transmitir material audiovisual globalmente, como demonstrado em seu uso intensivo para os Jogos Olímpicos de Londres 2012.