Armazenamento do Azure com problemas devido ao certificado SSL expirado
Índice:
Steven Martin, Diretor Geral de Negócios e Operações do Windows Azure, teve que sair e dar explicações para o incidente que colocou o Microsoft Cloud em xeque em 23 de fevereiro, com um problema ao acessar o serviço de armazenamento do Armazenamento do Azure.
Um fracasso de milhões por causa de alguns dólares
As comunicações na Web geralmente são feitas com um protocolo de comunicação chamado HTTP, e existe uma versão segura chamada HTTPS que usa um protocolo chamado SSL.
SSL fornece autenticação e privacidade de informações entre terminais na Internet por meio do uso de criptografia. Normalmente, apenas o servidor é autenticado (ou seja, sua identidade é garantida) enquanto o cliente permanece não autenticado. Por outro lado, no Azure ambas as partes são validadas por meio de certificados.
Para isso, toda a comunicação é criptografada e descriptografada automaticamente, mas é necessário ter um certificado de segurança, um pequeno software, que garante que o servidor é quem diz ser.
Bem, este pequeno certificado nos servidores Windows Azure, por alguns dólares, expirou.
O tráfego HTTP normal não teve incidentes, mas o tráfego "seguro" descobriu que sem este certificado muitos dos serviços do Windows Azure não eram mais acessíveis e, entre eles, a pedra angular do armazenamento de dados: Azure Armazenar.
Segundo a Microsoft, 99% dos clusters atualizaram seus certificados SSL na madrugada do dia 23, considerando o problema resolvido no início da noite ( Horário do Pacífico dos EUA).
No entanto, continua Steven Martin, as equipes continuam a realizar RCA (Análise de causa raiz), incluindo etapas para ajudar a evitar que essa falha ocorra novamente no futuro.
Curioso que a mesma falha se repete em duas de suas plataformas - no Windows Phone 7 houve uma falha semelhante com os certificados da Store há alguns meses - e que bilhões de Mb. de dados podem temporariamente inacessível por algumas moedas
Via | Interrupção do serviço do Windows Azure devido ao certificado expirado em XatakaWindows | O Exabyte de dados armazenados na nuvem foi excedido