Se sua empresa não está na Nuvem
Índice:
Uma das características da nova Microsoft, a que Steve Ballmer tanto se refere, é a presença permanente do Cloud Computing em cada uma das suas vertentesdos empreendimentos da empresa."
Então temos Skydrive, Windows Azure, Office 365, Dynamic e SharePoint On Line, Xbox Live (ou como quer que se chame), etc.
"Para responder à pergunta de por que a Microsoft aposta tanto nessa tecnologia, quero analisar o excelente trabalho da IDC em um estudo sobre A situação da nuvem pública entre as 500 maiores empresas da Espanha em 2013, publicado recentemente em julho de 2013."
A migração para Cloud Computing é imparável
A primeira coisa que chama a atenção do relatório é que as 500 empresas incluídas no estudo têm presença na nuvem. Ou seja, não há quem entenda o uso dessa tecnologia como algo secundário ou supérfluo.
"Além disso, a adoção da nuvem pública está acelerando. Antecipar implantações em Private Clouds e dar maior destaque à convivência em ambientes híbridos; o que me leva a recordar as palavras do ex-CEO da Arsys, Faustino Jiménez, que afirmou com veemência que o futuro é o Public Cloud, uma vez que os Private e Hybrid Clouds irão desaparecer com o tempo."
Também é interessante a forma como o Cloud é usado na Espanha, sendo usado principalmente como SaaS (Software/Applications as a Service), ou seja, usando soluções de negócios de terceiros com um formato de pagamento por usar; seguindo-se a utilização de IaaS (Infrastructure as a Service) onde a complexidade das infraestruturas tecnológicas é migrada para um serviço Cloud; e, finalmente, os serviços PaaS (Platform as services) o que indica que pouco está sendo desenvolvido na Espanha para ser implantado nesta tecnologia.
A principal causa ou motivação para este movimento acelerado em direção à Nuvem Pública por parte das empresas espanholas não poderia ser outra senão o orçamento. O mercado já consolidou a realidade de que o uso dessa tecnologia reduz custos de infraestrutura, licenciamento e mão de obra
E, nestes tempos de crise prolongada, ">
Qual é o principal motivo de resistência na adoção de serviços Cloud? Não surpreendentemente, o efeito é ">a profunda desconfiança, produzida pela ignorância, na segurança dos dados e informações.
O que leva mais de 40% das empresas do estudo IDC a declarar que se o serviço for prestado fora das fronteiras da Espanha, isso representa um problema.
Resumindo, se eu vir os grandes adotarem uma tecnologia, e todos os profissionais apostarem nela, será por um motivo (e não acho que seja para moda).