As mudanças que a Microsoft está fazendo no OneDrive nas versões mais recentes do Windows 10
Índice:
- "Adeus aos arquivos inteligentes"
- O motivo subjacente: o OneDrive está atualizando seu mecanismo de sincronização
- Os novos recursos que ganhamos no Windows 10
Quem é usuário ativo do OneDrive e instalou a build 9879 do Windows 10 com certeza já chamou a atenção algumas mudanças que estão sendo feitas à forma como este serviço funciona em PCs com Windows.
"Várias dessas mudanças causaram certo aborrecimento e agitação entre os usuários da Microsoft, mas a empresa afirma que elas são necessárias porque além delas está implementando um novo mecanismo de sincronização para o OneDriveque permitirá ao serviço oferecer melhor desempenho em vários cenários e capacidade de escala, considerando que muitos usuários terão armazenamento em nuvem ilimitado a partir de agora."
Vamos dar uma olhada mais de perto no que são essas inovações e como elas afetam aqueles de nós que usam o OneDrive.
"Adeus aos arquivos inteligentes"
"OneDrive no Windows 8.1 nos ofereceu uma função muito útil chamada arquivos inteligentes ou espaços reservados, graças ao qual pudemos ver no Windows Explorer todos os arquivos armazenados em nosso OneDrive, embora muitos deles não tenham sido baixados localmente (e, portanto, exigiam uma conexão para abri-los). Na imagem abaixo vemos um exemplo de como um smart file se comporta em função do espaço utilizado."
O espaço reservado usa algum espaço (40 KB), embora o arquivo inteiro não esteja sincronizado com o computador, esse espaço é usado entre outras coisas para armazenar metadados que nos permite pesquisar no OneDrive usando o Windows ExplorerEsta funcionalidade de pesquisa supera a da web do OneDrive, pois lá você só pode pesquisar arquivos pelo nome, enquanto graças aos arquivos inteligentes podemos pesquisar por tags, autor, data de modificação e até pesquisar o conteúdo do arquivo em no caso de PDFs ou documentos do Office.
Se os arquivos inteligentes eram tão bons, por que a Microsoft os removeu? Em Redmond eles dão várias razões, algumas mais convincentes do que outras. Em primeiro lugar, eles apontam que arquivos inteligentes eram confusos para muitos usuários, pois faziam algumas pessoas pensarem que esses arquivos estavam disponíveis off-line quando eram vistos como apenas outro arquivo online do Explorer. Outro motivo é a existência de problemas de compatibilidade com certos aplicativos como o Adobe Lightroom, que lançava erros ao tentar abrir arquivos inteligentes que não foram baixados anteriormente (embora em outros programas, como o Office, não há tais erros).
Me parece que nenhum desses 2 argumentos justifica a remoção do recurso, pois tais problemas poderiam ter sido resolvidos com um indicador visual que diferencia os arquivosbaixado daqueles que requerem conexão. Os ícones deste último podem ser translúcidos, ou ter um ponto de exclamação, ou vice-versa, os arquivos disponíveis localmente podem ter um ícone de marca de seleção, para dar exemplos."
Tendo uma coleção de 50.000 fotos no OneDrive, o espaço usado pelos arquivos inteligentes dessas fotos seria de aproximadamente 2 GB "A Microsoft também invoca razões de desempenho, alegando que devido aos arquivos inteligentes, a velocidade e a estabilidade da sincronização não eram tão boas como eles queriam deveria estar (a confiabilidade da sincronização não estava onde precisávamos estar>"
Por fim, a equipe do OneDrive alega que os smart-files logo começariam a causar problemas em dispositivos Windows com pouco espaço disponível, pois esses arquivos continuam ocupando espaço e o armazenamento começa a ser oferecido Ilimitado em No OneDrive torna-se viável que esses arquivos deixem o usuário sem espaço disponível para trabalhar em um tablet ou PC de pequena capacidade (8 ou 16 GB).
O motivo subjacente: o OneDrive está atualizando seu mecanismo de sincronização
"Embora as razões dadas pela Microsoft para remover arquivos inteligentes não sejam convincentes, é verdade que a empresa está fazendo alterações no OneDrive que parecem exigir sacrifícios> O novo mecanismo OneDrive promete maior confiabilidade e velocidade, mas os arquivos inteligentes não têm lugar nele."
A ideia de Redmond é implementar um novo mecanismo de sincronização para Windows que coloque confiabilidade, escalabilidade e velocidade como prioridades, além de permitir que você use OneDrive e OneDrive for Business a partir de uma única interface (como é o caso de aplicativos móveis). E ao que parece, neste novo mecanismo não há lugar para arquivos inteligentes, que serão substituídos por sincronização de pasta seletiva, que seria mais simples e conveniente para os objetivos que a Microsoft deseja alcançar.
Mas, felizmente, as coisas não param por aí, porque a equipe do OneDrive continua preocupada com a perda de funcionalidades importantes com a transição para o novo mecanismo. Por isso afirmam que continuarão trabalhando para trazer de volta a este novo esquema recursos como pesquisa avançada do Windows Explorer Afirmam que em breve poderemos pesquise a partir daí até mesmo arquivos que estão fora de sincronia, e que eles estarão acessíveis diretamente da página de resultados (embora esses arquivos ainda não sejam visíveis ao navegar por pastas).
"Para o futuro, eles anunciam que outras funções importantes serão implementadas>"
Os novos recursos que ganhamos no Windows 10
"Uma notícia positiva é que já existem melhorias que podemos desfrutar no Windows 10, algumas delas graças ao novo motor de sincronização OneDrive.A primeira delas é a capacidade de ter velocidades de upload mais rápidas ativando a opção de upload de arquivo em lote, que agora está disponível no painel de configurações."
"Além disso, retorna em glória e majestade o recurso de acesso remoto que foi perdido no Windows 8.1. Graças a ele, podemos acessar qualquer arquivo disponível em um PC com Windows 10 ligado e conectado à Internet via web, mesmo que não esteja armazenado no OneDrive. Para ativar esta função em um PC, será usada a autenticação em 2 etapas."
Por fim, o Windows 10 mostra mais informações sobre o andamento da sincronização do OneDrive e finalmente podemos obter links para compartilhar sem ter que passar pela web , mas diretamente da área de trabalho, por meio do menu de contexto do navegador.
O que você achou dessas mudanças? Você acha que a mudança para este novo mecanismo de sincronização será para melhor?
Via | Winsupersite, Dot Net Mafia