A conferência 3D pode ser o futuro do Skype imaginado pela Microsoft
Muitos dos projetos em que a Microsoft Research trabalha nunca chegam a ser um produto ou aplicativo comercial. Na verdade, o principal laboratório de P&D da Microsoft não tem como primeiro objetivo criar coisas diretamente para o mercado. Mas muitos dos futuros produtos e serviços que a empresa acaba produzindo são alimentados por seus avanços e pesquisas. O mais recente pode ser Viewport e a implementação de sua tecnologia no Skype
Viewport é um sistema de videoconferência em que cada participante é filmado por uma câmera e sistema infravermelho que permite que sua figura seja reconstruída em 3D e transmitida em tempo real.O sistema reconhece a posição dos usuários, podendo construir uma espécie de holograma que simula um encontro presencial, conseguindo assim muito mais imersão videoconferences
Embora o sistema tenha sido apresentado em abril do ano passado como mais um projeto da Microsoft Research, nos últimos dias voltou a chamar a atenção após algumas novas ofertas de emprego da empresa. Isso sugere a possibilidade de em Redmond estar se preparando para lançá-lo no mercado E se não for Viewport soa muito parecido.
Numa das ofertas, publicada no site de recrutamento da Microsoft, procura-se um engenheiro de desenvolvimento de software que trabalhe na equipa encarregada de desenvolver o hardware e o software necessários para alcançar videoconferências mais realistas, que permitem a construção e exibição de dublês virtuais dos participantes.O objetivo é chegar o mais próximo possível de uma reunião presencial, dando a cada usuário uma posição, permitindo que ele olhe ao redor da sala e direcione sua atenção para os outros participantes como se estivessem cara a cara.
A própria oferta de emprego explica que o engenheiro começaria a trabalhar numa equipa pequena com exigências de curto prazo mas grandes ambições para o futuro. Sem ir mais longe, esperam poder alargar a plataforma a outros cenários de comunicação dos utilizadores via Skype Quando isso vai acontecer é, como sempre, difícil dizer , mas a equipe está confiante de que seu trabalho pode revolucionar as comunicações e alcançar milhões de consumidores em todo o mundo."
Via | Notícias da Microsoft no Xataka Windows | O futuro segundo a Microsoft