Escritório

Skype explica mais uma vez as mudanças em sua arquitetura e a mudança para a nuvem

Anonim

Nos últimos anos, Skype abandonou o protocolo P2P no qual se baseava em favor de uma maior carga em seus servidores . A mudança foi e continua a ser controversa devido à alteração que implica nos canais que seguem as nossas comunicações e aos problemas de privacidade associados ao novo modelo. Por isso, da empresa que hoje pertence à Microsoft, eles não perdem tempo tentando explicar seus motivos.

Em um novo artigo publicado no blog da empresa, Mark Gillett, CVP do Skype, novamente justifica a mudança de arquitetura no fato de que cada vez mais pessoas usam o Skype a partir de outros dispositivos que não PCs, comosmartphones e tabletsCom eles têm de enfrentar questões como a sua autonomia ou a qualidade das ligações móveis. Isso obrigou a empresa, não apenas a melhorar seu sistema P2P, mas também a confiar parte do trabalho à nuvem.

A maior mudança veio com o Skype para Windows 8. Foi quando eles começaram a usar a nuvem para ajudar os usuários a distribuir mensagens e chamadas. Embora a mudança ainda não esteja completa, pois os usuários continuam avaliando largura de banda, conectividade e segurança para selecionar o melhor caminho para se comunicar, a adoção da nuvem está bem avançada e representa a maior mudança na arquitetura do Skypeem seus 10 anos de vida.

Alocar parte dos recursos para a nuvem também traz vantagens adicionais O pessoal do Skype diz que agora pode introduzir novos recursos, como mensagens de vídeo ou a próxima sincronização de nossas conversas em vários dispositivos ao mesmo tempo.E não são só estas as alterações introduzidas nos últimos meses, há também a adoção de contas Microsoft ou a possibilidade de efetuar e receber chamadas a partir do Outlook.com.

O problema é o que acontece com os dados de nossas ligações que a empresa precisa coletar para realizar essas tarefas. Depois do escândalo do PRISM e das escutas telefônicas da NSA, o Skype tem sido um dos serviços em destaque, por isso nunca é demais nos lembrar como eles levam a sério sua responsabilidade com os dados que coletam. Desde o Skype asseguram que para os proteger utilizam todo o tipo de mecanismos de segurança, começando por guardar apenas parte do endereço IP e continuando por encriptar os nomes das contas Skype que armazenam.

Não é para menos. Skype usuários enviam bilhões de mensagens de bate-papo todos os meses e somam bilhões de minutos de conversas todos os dias.Tal fluxo de comunicações é uma mina de ouro para agências governamentais excessivamente curiosas. A confiança do usuário e o sucesso do serviço dependem dos esforços da empresa para garantir a privacidade de todas essas comunicações.

Via | Grande blog do Skype

Escritório

Escolha dos editores

Back to top button