Escritório

Não há segurança nas comunicações móveis e o Wikileaks revela isso no último vazamento de dados

Anonim

Você se preocupa com sua privacidade? O sigilo das comunicações é uma premissa básica nas leis mas que parece que hoje em dia vale mais papel do que qualquer outra coisa, ou pelo menos é assim para certas agências estatais que vagam livremente, ignorando regulamentos e barreiras legais à vontade.

Isso é pelo menos o que emerge da última desclassificação de documentos realizada pelo Wikileaks em que a privacidade de nossas comunicações móveis é questionada, independentemente do sistema que utilizamos.Windows, iOS e Android caíram sob os pés da todo-poderosa CIA.

E não, não pense que com as cifras que as empresas exibem estamos seguros porque segundo os documentos a CIA tinha (quem sabe se ainda tem) uma unidade dedicada a quebrar essas cifras É mais certo que você pode pensar que é uma questão de WhatsApp e suas fraquezas. Pois não, pois até um app como o Signal, recomendado por Edward Snowden como o mais seguro, também está de portas abertas graças à agência americana.

Existem quase 9.000 documentos que o Wikileaks tornou públicos nos quais afirma que a espionagem ilimitada foi generalizada Desta forma, este processo conhecido pois o Grupo de Desenvolvimento de Engenharia teria acesso a qualquer conteúdo compartilhado por esses aplicativos, seja texto, áudio, fotos….

E não, não pense que acaba aqui, pois da mesma forma nos localizaram geograficamente o tempo todo graças ao nosso _smartphone_ . E se você escapou, não se preocupe, pois eles também tiveram acesso à espionagem de dados fornecidos em _smart_ TVs, computadores ou até roteadores domésticos.

Em se tratando de celulares, talvez fosse a parte mais facilmente violável e não, não tinha nada a ver com o sistema operacional, pois até o iPhone que por muitos é considerado o modelo de segurança por excelência também estava sob o olhar do irmão mais velho graças a uma unidade especial que criou _malware_ para rodar no iOS.

Por enquanto não há resposta da CIA ou do governo de Donald Trump a esta informação mas a verdade é que estamos perante um fato especialmente grave, pois não se trata de falhas de segurança que podem ser cobertas, mas da possibilidade de quebrar a criptografia nas comunicações com um grande trabalho de engenharia que fará com que mais de uma pessoa pense em voltar ao SMS.

A verdade é que o regresso ao tradicional, ao telefone sem a alcunha _smart_ é algo que muitos valorizam cada vez Nós ter visto com o recentemente apresentado Nokia 3310 e visto o que foi visto será uma possibilidade a ter em conta, pelo menos se quisermos continuar a ter alguma privacidade.

Em Xataka | O maior vazamento do Wikileaks sobre a CIA: quase 9.000 documentos sobre espionagem com smart TVs, smartphones e outros Via | Wikileaks

Escritório

Escolha dos editores

Back to top button