A Microsoft também melhorará o e-mail oferecendo suporte para AMP HTML no Outlook.com
Algumas horas atrás, vimos como o Google melhorou ainda mais o desempenho oferecido pelo Gmail ao adicionar suporte para AMP (Accelerated Mobile Pages) . Para quem não conhece, é uma tecnologia que facilita a interação do usuário ao conseguir páginas web mais ágeis, algo que com o Gmail chega ao e-mail.
Aplicado ao e-mail, neste caso via Gmail, o que acontece é que ao enviar um e-mail o destinatário da mensagem terá mais facilidades na hora de visualizar e interagir com os acréscimosencontrado no referido e-mail.Um sistema que o torna mais dinâmico e dotado de maior interatividade e ao qual também quer aderir a Microsoft, que já anunciou que está a trabalhar para adicionar suporte ao formato de email AMP HTML.
Com a adoção da tecnologia AMP HTML, que se baseia em componentes web, pretende-se gerar páginas web mais leves e no caso do e-mail, podemos interagir com os elementos incluídos sem ter que ir a uma página externa Vamos imaginar que a partir do próprio correio podemos preencher questionários, verificar o envio de um pacote com o número de rastreamento em tempo real, reservar passagens ou reservar um quarto de hotel para citar apenas alguns exemplos"
Se recebermos um e-mail em cujo corpo encontramos conteúdo diferente, o uso de AMP HTML nos permitirá acessar o referido conteúdo sem ter que visitar as páginas da web do linkscontendo a mensagem.Tudo estará acessível a partir do próprio e-mail.
Mas para que sejam eficazes, os remetentes desses e-mails, sejam eles empresas, indivíduos, organizações... devem ter acesso a este sistema. Um _mail_ com este suporte quase se tornaria como uma web embutida no próprio email e por isso, ele é mantido atualizado, assim como o dito email faria na Web. Para já é apoiado por empresas como Booking.com, Decolar, Doodle, Ecwid, Freshworks, Nexxt, OYO Rooms, Pinterest, ou redBus, quase todas relacionadas com o setor do turismo.
E se no caso do Google é uma melhoria que está sendo implantada em forma Beta, na Microsoft estará acessível para Outlook.com mas apenas para quem tiver acesso à versão prévia eNo verão de 2019 Quando esse aprimoramento chegar ao Outlook.com, o e-mail praticamente terá uma segunda juventude.
Mais informações | Google, Microsoft, AMP