Escritório

Microsoft PowerPoint 2013. Análise das novidades da série Office 2013

Índice:

Anonim

Estamos no meio da euforia do lançamento do Office 2013, a enésima versão do principal produto da Microsoft, e você está vão encontrar dezenas ou milhares de documentos de referência onde farão uma descrição detalhada de todas as suas características.

Este artigo tentará apresentar um ponto de vista mais próximo, compartilhando as experiências do editor (que escreve este artigo) no uso quase diário desta ferramenta, mas enfatizando as novidades.

IU e faixa de opções modernas, renovação da interface

A primeira grande mudança é visual e de interface. É verdade que a versão anterior de 2010 já apontava caminhos para o futuro Metro – atual ModernUI – mas a chegada da versão 2013 implica em imersão total neste novo design gráfico e interface de utilizador Muito focado no paradigma tátil.

E aí vem a primeira pequena desvantagem, o PowerPoint ainda não está totalmente maduro para ser usado com os dedos. E muito menos toda a parte de Ribbon, que continua válida e próspera nesta versão. A maneira mais confortável é usar o mouse ou, para quem usa naturalmente, um ponteiro digital.

Então acho que os menus superiores ou os ícones para redimensionar a janela são muito pequenos para meus dedos e meu nível de habilidades motoras, e que tenho que “bater” para não fechar o aplicativo enquanto eu tente minimizar a janela.

Uma vez que assumi as pequenas deficiências do uso tátil, devo admitir que a integração do Ribbon na nova interface é muito confortável , pois me permite três graus de visibilidade da barra de comandos de acordo com a necessidade de espaço aberto para trabalhar.

Desta forma posso ocultar total ou parcialmente a barra, aumentando as possibilidades em relação à versão anterior que apenas me permite vê-la permanentemente ou fazê-la desaparecer. Finalmente, a interface é muito mais agradável. Ou pelo menos, para provar as cores, parece-me.

Criando uma nova coleção de slides

O início de qualquer arquivo PowerPoint começa com a seleção do modelo, muitas vezes uma decisão que envolve a revisão dos oferecidos pelo próprio aplicativo ou dos que estão online. E o número e a variedade do PowerPoint 2013 são muito superiores às versões anteriores.

Então eu tenho muitos mais, de mais tipos e classificações, com todos os tipos de design, fontes e cores; E, como se não bastasse (o que nunca é), tenho acesso a um mecanismo de busca online que traz literalmente milhares de templates Embora seu funcionamento é um pouco estranho e pouco intuitivo, uma vez que peguei “o jeito”, pude passar muito tempo revisando e escolhendo qual era o que melhor se adequava ao que eu queria.

Por fim, como não poderia deixar de ser, abri um PowerPoint 2010 de algumas aulas que dei no ano passado para escrever este artigo. Como eu não poderia gastar mais tempo navegando na infinidade de modelos que também são isentos de roy alties e de uso gratuito.

Usabilidade, facilidade do PowerPoint com melhorias específicas

O melhor do novo PowerPoint 2013 é que ele é tão fácil de usar quanto as versões anteriores.As coisas ainda estão no lugar e, no máximo, sua funcionalidade foi aprimorada, como criar animações é muito mais eficiente e os resultados são os esperados.

Também excepcional é a integração com o repositório de dados no Microsoft Cloud: Skydrive; e, portanto, com a Conta Microsoft – aquela conta que nos permite identificar-nos em todos os serviços online da empresa e em todos os nossos dispositivos no ecossistema Windows + Windows Phone + Xbox.

Quando configuro o PowerPoint posso dizer a ele que quero usar o SkyDrive como um armazenamento para todos os documentos que estou usando, assim mantenho todos os meus dispositivos sincronizados e posso acessá-los de qualquer navegador conectado para a Internet, via Web e Office Web Apps, para minhas informações onipresentes.

Na maioria dos casos, o uso do repositório Cloud é totalmente transparente e é especialmente conveniente poder começar a construir ou retocar um carrossel de apresentação de slides a partir de um laptop no trem, chegar ao escritório e continuar no computador de trabalho e finalizar ou ajustar no tablet da minha sala, sem ter que andar com pendrives ou dvd's.

Notícias que foram mais úteis para mim

Uma novidade muito útil que me surpreendeu em uma apresentação ao vivo e descobri quando estava usando o PowerPoint contra um projetor, e na tela do laptop use o Moderador de chamadas do Vista ; onde, enquanto estou projetando o slide, posso acessar as anotações, o próximo slide, apontar e destacar ferramentas como caneta ou ponteiro laser, o tempo gasto na apresentação ou deixar tudo preto .

A outra ferramenta que melhorou nesta versão é o Storyboard, que utilizo extensivamente na criação de pilotos de projetos e em sua documentação, pois podem ser atribuídos a User Stories no TFS.Neste caso os templates de controle que ele inclui facilitaram minha vida e consigo montar as Stories das interfaces em muito menos tempo.

Para finalizar, quero trazer para vocês o vídeo oficial da MS sobre as novidades do Office.

Vídeo: Vídeo: O que há de novo no PowerPoint 2013
Escritório

Escolha dos editores

Back to top button