Sem Office Blue
Microsoft vai unificar sua política de atualização de produtos. Blue é o codinome escolhido para a próxima onda de mudanças em seus sistemas operacionais móveis, de desktop, de servidor e de serviços. No entanto, o fabricante está considerando outro nome para a próxima atualização do Office 2013: Gemini é o codinome escolhido .
Como a família Blue, Gemini pode estar pronto no outono. Além da diferenciação do codinome, o interessante é saber quais novidades a próxima atualização do Word, Excel, PowerPoint e OneNote vai incorporar. O que é possível, ou pelo menos desejável, seria que a Gemini trouxesse a experiência de toque para os componentes do Office 2013.
A primeira tentativa de evoluir para a interface de usuário moderna dos produtos da família Office veio do OneNote e do Lync. O restante dos elementos do Office 2013 são aplicativos Win32 executados na área de trabalho do Windows 8 e do Windows RT, embora a equipe do Office esteja trabalhando nas respectivas versões de interface do usuário moderna há algum tempo. No entanto, o Gemini precisa ser mais do que apenas uma evolução de interface do usuário moderna de aplicativos de desktop.
Além de um codinome diferente, a diferença entre a próxima geração de atualizações do sistema operacional e a suíte de escritório é que esta roda em plataformas diferentes. Não se trata apenas da versão desktop e das que estão prestes a chegar a outros sistemas operacionais, a grande aposta da Microsoft está na nuvem: Office 365 .
"Encurtar o ciclo de grandes atualizações de três para um ano acarreta riscos.No mundo dos negócios, área onde o Office é mais forte, existe uma certa relutância em fazer mudanças de grande envergadura. Já para o modelo Office 365 é diferente, pois as atualizações não envolvem esforço para o usuário particular ou empresarial: basta acessar o serviço e as novidades já estão lá."
É justamente no Office 365 que a Microsoft vai carregar as tintas, ou pelo menos deveria, com o Gemini. Da mesma forma que mudanças frequentes nos aplicativos de desktop do Office podem ser inconvenientes, o usuário que paga uma assinatura anual do Office 365 espera que a plataforma se renove e incorpore as últimas novidades rapidamente.
Como de costume, esta informação não é oficial e a Microsoft não comentou sobre ela. Teremos que esperar pelos conhecidos vazamentos para descobrir antes do outono o que a Microsoft quer fazer com sua suíte de escritório.
Via | ZDNet em Xataka Windows | Office 365 Home Premium, a assinatura do Office para pessoas físicas