Microsoft Live Calendar
Índice:
Como anunciamos há alguns dias no XatakaWindows, os novos gráficos finalmente chegam ao Microsoft Live Calendar, renovando a interface gráfica e a experiência do usuário mais próxima do estilo Modern UI do Windows 8.
Aproveito para fazer uma análise passo a passo deste aplicativo para administrar meu tempo, e descobrir o poder e as novidades que ela me oferece sob esta nova pele.
Eventos, tarefas, aniversários e calendários
A tela principal, na qual entrarei sempre ao acessar o calendário, é a que você pode ver na imagem que abre este capítulo.Certamente é uma visualização clássica, onde Posso ver todas as anotações que tenho no mês atual, mas com uma aparência e comportamento de interface do usuário muito modernos.
Para registar um novo evento basta clicar no dia escolhido e abre-se uma pequena janela pop-up para introduzir os dados mínimos necessários. Tenho que ter um cuidado especial para não clicar em nenhum lugar que não seja o botão Salvar, caso contrário, perco os dados inseridos.
Para completar as informações do evento – depois de salvas – posso clicar no link “Ver detalhes” para acessar o registro completoonde configurar, por exemplo, as notificações ou com que frequência e em que dispositivos quero recebê-las.
E, nesta mesma aba, posso convidar ou avaliar os participantes que participarão do evento que estou editando.
Uma das coisas que mais gostei é que me permite registrar não apenas eventos. Caso contrário, posso gerenciar minhas tarefas, adicionar novos calendários personalizados e até mesmo adicionar um calendário do tipo aniversário.
Certamente a informação que o calendário do Microsoft Live nos pede, ao criar um novo, é muito simples. Pouco mais que o nome, a cor, um símbolo ou ícone que o represente e a descrição.
Mais interessante é que você pode receber notificações de cada evento criado – esses calendários podem ser compartilhados como veremos adiante – ou receber um e-mail com a programação diária dos eventos ocorridos nele.
Dessa forma, posso ter vários calendários simultâneos, cada um com seus próprios eventos ou tarefas e que posso usar e manter em um determinado caminho, enquanto eu tiver uma visão geral deles.
Gerenciando Tarefas
Outro recurso deste calendário renovado do Microsoft Live é o gerenciamento de tarefas; uma versão simplificada do que podemos encontrar no Office e que f alta no Outlook.com.
O formulário de cadastro ou edição é simples e conciso: o nome da agenda onde vou criar a tarefa, a data e hora de vencimento, seu status atual, a prioridade em relação às demais, e os avisos correspondentes semelhantes ao restante do aplicativo.
Para poder visualizar minhas tarefas pendentes ou concluídas, no canto direito do meu calendário – sob meu nome de usuário e avatar – I acesse as exibições e escolha a exibição Tarefa .
Aqui também posso cadastrar uma nova tarefa de forma simplificada, introduzindo apenas o título da tarefa, deixando sua descrição extensa para depois. E eu concluo qualquer um deles simplesmente marcando-o como concluído.
No próximo capítulo desta minissérie de “ Percorrendo o novo calendário ao vivo ”, abordarei como compartilhar os calendários, opções de configuração e exibições incluídos no aplicativo da web.
No XatakaWindows | O novo calendário do Microsoft Live passo a passo. Parte II