Microsoft e Dropbox se unem para integrar o Office ao serviço de armazenamento
Microsoft e Dropbox são concorrentes no campo de armazenamento em nuvem. O serviço OneDrive de Redmond é um dos principais rivais da proposta do Dropbox, mas os dois parecem ter encontrado mais motivos para cooperar do que para continuar competindo. Pelo menos é isso que emerge do acordo anunciado hoje por ambas as empresas.
Surpreendendo a todos e a todos, Microsoft e Dropbox anunciaram um acordo estratégico com o qual buscam integrar o Office e o popular serviço de armazenamento em nuvem .De acordo com dados compartilhados pelas duas empresas, os usuários do Dropbox hospedam mais de 35 bilhões de arquivos do Office em suas contas e ambas as ferramentas são frequentemente usadas em conjunto, portanto, a colaboração é autoexplicativa.
O acordo, que envolverá os aplicativos Office e Dropbox para celulares, tablets e suas respectivas versões web, tem como objetivo facilitar o uso combinado dos dois serviços pelos usuáriosGraças a ele, os usuários de ambos poderão fazer o seguinte:
- Acesse o Dropbox a partir de aplicativos do Office e salve novos documentos diretamente no serviço de armazenamento.
- Edite documentos do Office diretamente do Dropbox e sincronize-os entre dispositivos.
- Compartilhe arquivos de aplicativos do Office usando os recursos que o Dropbox fornece para compartilhamento.
O plano é que esses recursos cheguem primeiro nos aplicativos Dropbox e Office em celulares e tablets, e depois sejam lançados para a teia. Desta forma, nas próximas semanas começarão a estar acessíveis através de atualizações das aplicações do Office para iOS e Android. A integração web terá que esperar até o primeiro semestre de 2015.
O acordo também traz boas notícias para os usuários de sistemas operacionais da Microsoft. E é que Dropbox planeja desenvolver aplicativos para Windows Phone e Windows 8.1 Chegarão nos próximos meses, sem ainda saber uma data específica.
Via | Microsoft | Dropbox