Não quer usar o Word? Estas alternativas podem ser uma opção mais do que interessante que lhe permitirá poupar alguns euros
Índice:
Há alguns dias aprendemos algumas fórmulas para aproveitar ao máximo o processador de texto Microsoft Word. Especificamente, havia 47 atalhos de teclado para nos impedir de olhar para cima do teclado (ou da tela) e, assim, economizar alguns minutos valiosos. Mas e se não quisermos usar o Word?
Existem alternativas no mercado que podemos evitar ter que passar pelo caixa, uma opção muito interessante para quem está vai fazer um uso esporádico do Microsoft Word e, portanto, não é interessante para nós ter que fazer um pagamento ou assinar uma assinatura regular do Office 365.Por isso, selecionamos uma série de alternativas gratuitas ao Microsoft Word que nos permitem economizar.
LibreOffice Writer
A primeira opção é o Writer, integrado à suíte LibreOffice. Um clássico entre os clássicos que chega a ser uma das melhores alternativas ao Microsoft Office. Um utilitário de código aberto e o que é mais importante, gratuito.
Writer é um utilitário de plataforma cruzada (está disponível para Linux, Mac e Windows) e vem no LibreOffice. Ele ainda possui uma versão Portable, que não requer instalação. Um utilitário que em resumo oferece muitas das funções do Word e também é compatível com documentos criados no processador Microsoft.
Baixar | LibreOffice
Documentos Google
O segundo da lista é o Google Docs. Opção _online_ do Google e, portanto, não requer instalação, pode ser uma alternativa interessante. É um editor de texto integrado ao Google Drive acessível na web com nossa conta do Gmail
Oferece menos opções que LibreOffice ou Word, mas pode nos livrar de problemas, pois integra as opções básicas que todo usuário não intensivo pode exigir. Além disso, oferece uma extensão do Chrome que permite editar documentos sem estar conectado à rede.
Acesso | Documentos Google
WPS Writer
De mãos dadas com o WPS Office vem o WPS WriterOutro editor de texto multiplataforma (está disponível para Windows, Linux, Android e iOS). Permite acesso gratuito, mas também acesso pago, através das opções free, premium e profissional. E dos três, o gratuito é o que nos interessa.
WPS Writer parece muito semelhante ao Microsoft Word, portanto, se você está vindo dele, a curva de aprendizado não será íngreme . Um utilitário compatível com os formatos de edição de texto mais populares e que em sua versão gratuita oferece as ferramentas básicas que muitos usuários procuram.
Baixar | Gravador WPS
AbiWord
AbiWord é como o LibreOffice, outra alternativa de código aberto. Está disponível para Linux e Windows e oferece uma versão leve do que é o Microsoft Word. As opções neste caso são mais escassas e para alguns pode ser muito básico.
É compatível com todos os formatos de texto, portanto não teremos problemas para abrir um arquivo word, embora com documentos pesados possamos tem problemas ao abri-los.
Baixar | AbiWord
Word Online
Finalizamos a revisão com a edição _online_ do Word Para poder utilizá-la, só precisaremos fazer login com um Conta Microsoft (hotmail, outlook, lives, etc). Uma opção menos potente que o Word que conhecemos mas que beneficia de uma interface quase traçada evitando ter de aprender a utilizá-lo.
Oferece menos potencial, embora é o suficiente para nos ajudar em um aperto onde não temos acesso a textos de um processador de dados instalados em nossos equipamentos.Uma alternativa que, no entanto, sofre de problemas como velocidade na abertura de documentos grandes.
Acesso Online Word | Word Online
Imagem de capa | Devanath