Instagram e a necessidade de aplicativos no Windows Phone
Índice:
Nos últimos dias espalhou-se o boato de que o Instagram estava preparando seu aplicativo para Windows Phone. A ideia s alta à vista com um vídeo promocional da Nokia em que aparece um mosaico de uma aplicação desconhecida que muitos consideram ser o Instagram, embora haja outros que falem do Vimeo. A notícia já tinha vida própria e, pouco tempo depois, outras fontes garantiram que estava em desenvolvimento uma versão da popular aplicação de fotografia e que chegaria antes do final do ano. Para piorar, fala-se que poderá ser um exclusivo da gama Lumia da Nokia e que a própria Microsoft o está a desenvolver."
Se os rumores ou especulações exageradas baseadas na má interpretação de uma imagem são verdadeiros, a notícia traz uma questão importante para a mesa: aplicativos de terceiros no Windows Phone A Microsoft está sofrendo em seu sistema móvel o que seus rivais passaram em computadores pessoais: iOS e Android foram além e acumularam um mercado muito maior, por isso atraem mais desenvolvedores e, consequentemente, um maior número de formulários. Embora de Redmond falem em mais de cem mil candidaturas, a verdade é que ainda estão longe dos números dos seus rivais
Mas eis que os números podem não ser tão relevantes quanto parecem, principalmente quando se verifica que uma alta porcentagem deles é ignorada pelos usuários. No fundo é algo normal, afinal, quem precisa de cem aplicativos para usar o celular como lanterna?
Mais que quantidade o importante parece estar na qualidade das aplicações e dos serviços que prestam.Quando um aplicativo se torna essencial para o usuário, o sistema no qual ele é executado pode ficar em segundo plano. O que preocupa um grande número de clientes é poder usar o WhatsApp ou o Facebook e nem tanto se o celular for Android, iOS ou WP.
Microsoft e Nokia, testando estratégias
É fundamental. A dependência de um sistema geralmente deriva dos aplicativos que estão disponíveis nele e não em outros, então obter todos aqueles que os usuários consideram essenciais torna-se uma questão de vida ou morte . A Microsoft precisa desses aplicativos, não importa o que aconteça, então pode fazer com que os desenvolvedores confiem nos recursos de seu sistema ou pode desenvolvê-los ela mesma, como fizeram com o Facebook e dizem que estão fazendo com o Instagram.
Em qualquer caso, esta segunda opção não pode ser uma estratégia de longo prazo e deve servir apenas como um recurso inicial para atrair aqueles usuários que estão relutantes em mudar por f alta deste ou daquele aplicativo.O Windows Phone não pode viver apenas de aplicativos que a própria Microsoft (ou Nokia) desenvolve, ele precisa de terceiros para ser relevante.
"E é que a Nokia pode ser outro problema. Os finlandeses fizeram de tudo em > e não têm a variedade de opções disponíveis para outras empresas. Assim, para atrair os compradores que pretendem dar o s alto, eles garantem exclusividades temporárias de alguns aplicativos, como dizem que farão com o Instagram."
Isso pode funcionar inicialmente para a Nokia, mas Acho que é um golpe para o Windows Phone em geral Ações como essa desencorajam outros empresas a apostar no sistema da Microsoft e restringir artificialmente a escolha do consumidor. Parece que a experiência completa só poderia ser obtida com a Nokia.É um modelo mais próximo da Apple, embora com hardware e software separados, e mais distante da clássica Microsoft dos computadores pessoais.
Seja como for, tenhamos Instagram no nosso novíssimo WP8 ou não, o mercado de sistemas móveis é uma das chaves para o futuro e os aplicativos são uma parte decisiva dele, então eu só espero que tenhamos o máximo possível de variedade e qualidade delas. Nossos smartphones precisam deles.