Cortana
Índice:
- História do assistente virtual no Windows
- História da origem de Cortana
- Cortana, a assistente virtual
- Conclusões
No Build 2014, Joe Belfiore, vice-presidente do programa Windows Phone da Microsoft, deu a uma apresentação espetacular e longa da Cortana, a aposta da empresa no segmento de assistentes virtuais.
Há muito tempo que existem muitos rumores, sobre as características e capacidades deste software que, seguindo a linha da empresa nos últimos anos, reutiliza conceitos de décadas atrás, para construir uma experiência de transversalidade usuário para todas as plataformas atuais.
Assim, une em um único ponto conceitos de escritório, entretenimento digital, inteligência artificial e mídias sociais.
História do assistente virtual no Windows
Explorar assistentes virtuais é um objetivo de longa data da Microsoft, quepassou décadas pesquisando e trabalhando no desenvolvimento de assistentes sintéticos que facilitarão vida aos usuários.
Você pôde descobrir seus primeiros passos em meados dos anos 90, quando foi publicada uma interface gráfica muito simples voltada para usuários básicos chamada Microsoft Bob, para rodar no Windows 3.1x.
A extrema simplicidade - beirando o infantil - e um abuso da presença da ajuda prestada pelos primeiros assistentes virtuais, levou ao insucesso da proposta.
Microsoft Bob foi a pré-história da Cortana e a origem do Clipo, o assistente do Office. Mas aqui vemos o começo do que se tornaria alguns anos depois “Clipo”, o tristemente famoso assistente virtual da suíte de escritório Office.O que, na companhia de uma grande variedade de aspectos, causou a rejeição geral dos usuários durante várias versões do software, até seu desaparecimento final com a chegada da edição de 2007. Em ambos os casos, a maior "cola" foi o excessivo presença de assistentes virtuais, um grau irritante de "estupidez" e a f alta de empatia dos usuários com os avatares, mais uma vez, infantis demais.
O mais injusto é que, por trás de Clipo e seus colegas, havia excelente pesquisa sobre inteligência artificial que levou ao Microsoft Agent. Todo um conjunto de tecnologias para construir avatares de assistência ao usuário. E que desapareceu do catálogo e suporte da empresa com a chegada do Windows 7, dada a inexistência de resposta por parte da comunidade.História da origem de Cortana
“Meu nome é Cortana, do mesmo aço e têmpera de Joyeuse e Durendal”
É assim que se descreve a espada de Ogier, o dinamarquês, um personagem cavalheiresco da literatura popular europeia do século XV.
Se essa é ou não a origem do nome da inteligência artificial que é um dos protagonistas da saga Halo, videogame de enorme sucesso no Xbox (e no PC, onde nasceu pela Bungie), não tenho certeza.
Cortana, em Halo, é uma assistente virtual avançado de Master Chief, John-117 Sem ela, a impressionante armadura que esconde o O mais poderoso dos espartanos seria impossível de controlar, e a maioria das missões que eles superaram juntos nunca teriam um bom final.
Nascida da clonagem do cérebro, a Dra. Catherine Halsey, criadora do programa Spartan, difere do resto das IAs da série por ter uma capacidade ilimitada de expansão e aprendizado, ao custo de tendo uma expectativa de vida limitada a pouco mais de 7 anos, antes de entrar em um processo autodestrutivo que levará à sua desativação.
Duas características principais marcaram seu sucesso: sua forma de se expressar com uma voz feminina sensual, expressiva e calma – interpretada pela atriz Jen Taylor – e uma representação holográfica em forma humana – inspirada na rainha egípcia Nefertiti – de grande beleza e erotismo
Para sua animação no videogame e nas cenas cinematográficas, foram utilizados sistemas de captura de movimento e expressão 3D. Sendo a atriz Mackenzie Mason quem deu vida ao boneco virtual, com uma excelente interpretação.
Cortana, a assistente virtual
Ao contrário da maioria dos meios de comunicação, acho que a Cortana não chega a ser apenas um “assassino da Siri” Olhando para trás ao longo dos anos em que a Microsoft vem pesquisando e desenvolvendo sistemas de assistência ao usuário com inteligência artificial, a Siri e seu homônimo Android, são aprendizes de bruxas em relação ao que representa a Cortana.
Então, na primeira vez que lanço a Cortana no meu Windows Phone, ela começa a coletar dados sobre minhas buscas e ações em um notebook, que por sua vez fica armazenado na nuvem, para continuar aprendendo e inferindo meus gostos , preferências e necessidades para ajustar a IA e os serviços oferecidos.
Dentre estes serviços tenho a realização de chamadas para os meus contactos ou resultados de pesquisa (como um restaurante), gestão das minhas mensagens, do calendário e gestão de alertas, anotações rápidas, alarmes, catalogação e reprodução de música , gerenciar lugares e pesquisar.
E esta última é uma das grandes vantagens da Cortana: sua integração e uso do poderoso mecanismo de busca Bing.
Temos que esperar quantos serviços Bing chegarão da Cortana
Fora dos EUA, o Bing é um mecanismo de busca bastante econômico, que traz resultados imprecisos (embora esteja melhorando) e pouco mais.No entanto, o público norte-americano desfruta de uma plataforma de busca particularmente poderosa, com muitos recursos e serviços aos quais não temos acesso na Europa.
Então, por exemplo, na excelente demonstração de Joe Belfiore, ele pediu a Cortana para descobrir quantas calorias tem uma banana, e o resultado foi um pequeno token indicando o 105 calorias fornece em média, e uma série de dados nutricionais associados.
Agora teremos que esperar para ver quantos desses serviços teremos desde o primeiro momento da chegada do Windows Phone 8.1, e quanto tempo levará para aqueles que ainda não estão habilitados para ser exportado.
Outra funcionalidade da Cortanta é que ela pode funcionar como secretária virtual Ou seja, gerenciar meus compromissos da agenda, podendo indicar novos eventos não apenas do calendário, mas de qualquer aplicativo que permita registrar um compromisso.Lembrando-me, na hora, por voz ou alertas da atividade diária que organizei.
Se a isto juntarmos uma gestão avançada de lembretes e notificações, temos um verdadeiro assistente virtual capaz de ler, pesquisar e recuperar informação de todas as fontes que tenho no meu Smartphone, como emails , redes sociais, calendários, documentos, etc., e depois exibi-lo de forma ordenada e inteligente.
Finalmente, a Cortana, assim como a tecnologia pioneira do Windows Agent, é uma plataforma na qual aplicativos de terceiros podem ser desenvolvidos Abertura, se funcionar e for aceito pelo público em geral, um novo mercado muito interessante para empresas de desenvolvimento de aplicativos.
Conclusões
Mal posso esperar para ter a Cortana no meu celular para conferir seus parabéns em primeira mão. E todos que acompanharam o evento Build 2014 demonstram a mesma curiosidade e vontade de experimentar.
No entanto, o risco é muito alto. Até hoje, todos os assistentes virtuais acabaram decepcionando ou sendo esquecidos em um canto. Nem mesmo o maquinário avassalador da Apple para criar “hype” conseguiu fazer com que a Siri fosse além de uma curiosidade que quase nenhum usuário usa, a não ser para mostrar como seu celular é bom.
El uso de comandos de voz requiere un grado de acierto en la interpretación de las órdenes que aún no se ha conseguido, y que produce suficiente lentitud y dificultad a la interacción con el asistente, como para dejarlo a um lado.
Cortana pode fazer a diferença. Pode ser a chegada real da IA na forma de assistente virtual, aos aparelhos eletrônicos; e que uma das previsões da ficção científica de como seria o século 21 é cumprida.
No XatakaWindows | Cortana Special, Build2014 Special em Xataka Movil | Esta é a Cortana, a nova assistente pessoal do Windows Phone 8.1