Bing

Como é a promessa da Microsoft de facilitar o desenvolvimento e a migração de aplicativos para o Windows 10?

Índice:

Anonim

Em outubro de 2010, iniciou sua jornada o Windows Phone 7, plataforma móvel da Microsoft que viria substituir e renovar o Windows Mobile 6.5. Qual tem sido o estoque do Windows Phone ao longo dos anos? Ruim, levando em conta o otimismo de Redmond, o pouco apoio das marcas (antes de iniciar a jornada do Nokia Lumia) e, principalmente, o pouco interesse dos desenvolvedores.

"

Desde que a Microsoft adquiriu o negócio móvel da Nokia, o interesse em promover o Windows Phone vem crescendo, por isso surgiram uma série de projetos cujo principal objetivo é despertar o interesse dos desenvolvedores.A Windows Store precisa de uma diversidade de aplicativos e jogos, além dos típicos como Twitter, WhatsApp, Office mobile, Skype, Asph alt 8 ou Angry Birds. "

Hoje, a Google Play Store e a Apple App Store são referência em quantidade, diversidade e qualidade de aplicativos e jogos, motivo suficiente para que Redmond se anime a criar o projeto Islandwood (para IOS desenvolvedores) e o projeto Astoria (para desenvolvedores Android). Há algo mais? De fato, existe até um projeto, codinome Cetennial, para portar aplicativos .exe para PC e torná-los universais para Windows 10 mobile.

Projetos para aumentar a porta de aplicativos para Windows 10 mobile

No final de 2015, corria o boato de que o projeto dedicado à portabilidade de aplicativos Android estava fora de ação e meio abandonado, e até foi sugerido que os principais responsáveis ​​​​foram transferidos para outros.Até hoje, se você visitar o site oficial, ninguém diria que Astoria foi abandonada.

E o projeto focado na migração de aplicações IOS próprias? Islandwood parece estar recebendo mais aceitação, pelo menos pelas notícias e atualizações que estão sendo comunicadas para ajudar a comunidade de desenvolvedores de aplicativos para iPhone/iPad.

Pergunta-se se vale a pena ter dois projetos desse porte rodando ao mesmo tempo, ainda mais considerando que a oferta de aplicativos e jogos é muito semelhante nas plataformas IOS e Android: seria estranho não ver um aplicativo Android também projetado para IOS, ou vice-versa. Por que não concentrar todos os seus esforços em ajudar e melhorar os processos necessários para adaptar efetivamente um aplicativo IOS/Android a um aplicativo Windows 10?

A Microsoft disponibiliza aos desenvolvedores uma série de ferramentas para auxiliar na migração de aplicativos nativos IOS ou Android, que auxiliam tecnicamente no retoque do código, ou seja, o que pode ser mantido do código original e o que deve ser alterado ou adicionado.Da mesma forma, o desenvolvedor poderá realizar testes de performance e identificar os bugs que vão surgindo, de forma a otimizar ao máximo o produto final. Não é minha intenção me aprofundar na seção técnica, informações que os desenvolvedores já conhecem bem.

O universo dos aplicativos é vital

Pode um sistema operacional móvel recém-criado competir com um já estabelecido e apoiado pelas massas? O Windows Phone/Windows 10 não é uma plataforma nova, mas ainda está um pouco longe de ser uma referência. O que importa para a maioria dos usuários? Poder baixar os novos aplicativos e jogos anunciados na Web, na televisão ou divulgados boca a boca pelo próprio círculo de amigos. E a Microsoft sabe muito bem disso, por isso existem inúmeros projetos que suportam a migração de apps das principais plataformas.

Há algum tempo, cerca de sete ou oito anos atrás, o hardware era o elemento-chave na escolha de um celular.Hoje, o hardware também é importante, mas o software tem que acompanhá-lo na mesma proporção. Microsoft Lumia são excelentes produtos, seja um intermediário como o Lumia 640 ou um topo de linha como o Lumia 950, mas muitos são aqueles que também exigem uma ampla gama de aplicativos para desfrutar de entretenimento e serviços online.

"

Um grande movimento de Redmond é ter cada vez mais aplicativos universais, algo intimamente ligado a uma função como Continuum , que permite que o telefone seja usado como um PC uma vez conectado a uma tela externa e periféricos básicos (teclado e mouse). Mas os apps universais, claro, também contribuem para que o usuário possa utilizá-los independentemente do equipamento que estiver utilizando."

Com qualquer smartphone, você pode navegar em páginas da web, tirar uma foto, assistir a um vídeo no YouTube, comunicar-se ao vivo por voz, abrir documentos do Office ou reproduzir música.Mas nem todas as plataformas permitem o acesso aos mesmos jogos ou aos mesmos serviços: por exemplo, o Windows Phone/Windows 10 mobile tem uma aplicação Instagram, mas a sua versão ainda em fase beta ainda está longe da realidade proporcionada pelo Android e IOS.

Via | ZDnet

Bing

Escolha dos editores

Back to top button